Imagens da Suíça Francesa: Cantão de Vaud. Oito Pintores, Oito Cineastas

A Embaixada da Suíça em Portugal e a Fundação Pro Helvetia apresentaram na Fundação Calouste Gulbenkian um programa que combinou a exposição de pintura da Collection de l'Art Brut, de Lausanne, e um ciclo de cinema sobre a região de Vaud, na Suíça, numa tentativa de expressar tendências gerais da arte contemporânea daquele país.
Event and show on Swiss contemporary art and its general styles and tendencies presented by the Embassy of Switzerland in Portugal together with the Pro Helvetia Foundation. Held at the Calouste Gulbenkian Foundation, the programme included an exhibit of paintings from the Collection de l'Art Brut, Lausanne, and a film series dedicated to the canton of Vaud, in Switzerland.

Exposição de pintura associada a um ciclo de cinema centrado na região de Vaud, na Suíça, com um leque temático muito variado, reunindo desde filmes de cineastas consagrados a obras de realizadores mais experimentais. A organização da exposição foi partilhada pela Embaixada da Suíça em Portugal e pela Fundação Pro Helvetia (Zurique), contando com o apoio da Cinémathèque Suisse e da Collection de l’Art Brut de Lausanne. Foi inaugurada a 3 de junho de 1982, na Galeria de Exposições Temporárias (piso 0) da Fundação Calouste Gulbenkian.

Intitulada «Imagens da Suíça Francesa, Cantão de Vaud. Oito pintores, Oito Cineastas», a exposição contou com o empréstimo de obras do Banque Cantonale Vaudoise, de Jacques-Édouard Berger, da Cinémathèque Suisse, da Galerie Kara, des Beaux-Arts e de Jacques Treyvaud da Galerie Alice Pauli, do Gymnase Cantonal du Bugnon, de Frank Loeffel, de Carlo de Mercurio, do Musée Cantonal des Beaux-Arts e de Jacques Treyvaud.

A documentação mais antiga relacionada com a produção da exposição data de 17 de setembro de 1980, tratando-se de uma carta de Pierre Keller e Claude Ritschard para José Sommer Ribeiro, em que os responsáveis pela exposição «… et les Vaudois», concordam com a produção da exposição em Lisboa e no Porto, no final do ano de 1981. Em seguida, um ofício assinado por França Ribeiro, datado de 14 de outubro de 1980, propõe a organização da exposição de pintura paralelamente a um ciclo de cinema, em colaboração com o diretor da Cinémathèque Suisse, Freddy Buache, além de conferências e apresentações de alguns cineastas.

Apesar de todos os artistas presentes na exposição e no ciclo de cinema terem uma forte ligação à região de Vaud, tendo aí nascido ou fixado residência, não se pretendia a representação de uma nacionalidade vaudense. No entanto, as obras apresentadas partilhavam as mesmas inquietações sobre a comunidade ali residente, individualmente recriadas em diferentes linguagens plásticas.

A conferência proferida por Michel Thévoz, «A Colecção de Arte Bruta de Lausanne. Arte e Espiritismo», teve como ponto de partida a Collection de l’Art Brut, de Lausanne, coleção formada por 5000 objetos que Jean Dubuffet começou a reunir em 1945 e que instalou no Castelo de Beaulieu. A arte bruta foi tratada nesta conferência por Thévoz como uma arte que «dá livre curso a recursos psíquicos profundamente anti-sociais. Pode-se considerá-la como o regresso explosivo do refluxo cultural». Numa segunda parte, a conferência de Thévoz dedicava-se à defesa do conceito de espiritismo enquanto movimento de «anti-cultura ocidental», afastando-se do sistema de crenças oficial e hierarquizado e aproximando-se da magia, do rito ilícito e maléfico, numa comunicação com o mundo dos mortos e dos demónios. Thévoz relacionou ainda o espiritismo com o desejo do artista-amador de não se querer responsabilizar pelo seu trabalho, atribuindo-o a um ser exterior a si, refugiando-se no estatuto de louco e experienciando uma liberdade total.

As fotografias disponíveis dão conta de um espaço aberto, cuja montagem expositiva permitia a leitura e articulação entre os vários núcleos autorais.

O catálogo da exposição é muito completo, incluindo uma introdução de José Sommer Ribeiro, o texto «Images de la Suisse Française: Pays de Vaud», de Pierre Keller e Claude Ritschard, e dados biográficos dos artistas e cineastas participantes; contém ainda os ensaios «Le Cinema Vaudois», de Freddy Buache, «Oito Pintores», que faz a análise do trabalho dos artistas Maya Andersson, Chérif e Silvie Defraoui, Alexandre Delay, Matteo Emery, Pierre Keller, Pietro Sarto e Jean Lecoultre, assinado por Claude Ritschard, e o texto da conferência proferida por Michel Thévoz, assim como a pequena nota sobre «La Collection de L’Art Brut à Lausanne».

Na documentação consultada, existe a informação da itinerância desta exposição pelo Porto, concretamente pela Casa de Ramalde, no mês de julho, embora não se tenha conseguido apurar as respetivas datas de inauguração e encerramento.

Carolina Gouveia Matias, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Ciclo de cinema

Imagens da Suíça Francesa: Cantão de Vaud

3 jun 1982 – 26 jun 1982
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal
14 jun 1982
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Grande Auditório
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

A Colecção de Arte Bruta de Lausanne. Arte e Espiritismo

Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Conferência «A Colecção de Arte Bruta de Lausanne e Arte e Espiritismo»
Pedro Tamen (segundo à esq.) e José Sommer Ribeiro (atrás, à esq.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 14389

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém orçamentos, programas, despachos internos e correspondência externa. 1982 – 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00251

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convites, orçamentos, despachos internos, correspondência externa, programas, o texto da conferência dada por Michel Thévoz, elementos para o catálogo e recortes de imprensa. 1980 – 1983

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0101-D00335

7 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0101-D00336

20 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0101-D00337

43 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02153

Coleção fotográfica, p.b.: conferência de Michel Thévoz (FCG, Lisboa) 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0101-D00338

3 provas, p.b. aspetos da conferência dada por Michel Thévoz (FCG, Lisboa) 1982


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