Litografias de Rainer Oehms

Exposição que reúne obras do gravador Rainer Oehms (1948), artista com manifesto interesse na situação política portuguesa e no processo de descolonização. Revertendo a favor da população regressada de Angola, foram expostas e vendidas 35 litografias do artista.
Exhibition featuring 35 lithographs by printmaker Rainer Oehms (1948), staged in the Temporary Exhibitions Gallery - Lower Ground Floor of the Calouste Gulbenkian Foundation. The artist had taken a keen interest in the Portuguese political situation and the country's process of decolonisation; all of the works featured were sold with proceeds going to citizens who had left Angola for Portugal after the former country's independence.

Exposição organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), dedicada à obra do gravador Rainer Oehms (1948), à época professor assistente de litografia na Universidade de Hamburgo. O artista interessou-se pela situação política de Portugal após a Revolução de 25 de Abril de 1974 e pelo processo de descolonização que se lhe seguiu.

Foram apresentadas 35 litografias na Galeria de Exposições Temporárias da FCG (piso 01), revertendo a venda a favor dos chamados «retornados» angolanos.

Além de dar a conhecer a obra do artista, especialista em litografia tradicional e contemporânea, a exposição adquiriu ainda esta vertente filantrópica, num momento de grande agitação social no país. A intervenção artística de Rainer Oehms coincide com uma intervenção social, com atuação no âmbito dos refugiados políticos. A gravura, enquanto técnica e suporte que se multiplica, concorre igualmente para a ideia de democratização do acesso à arte e valorização de uma expressão artística por vezes menos reconhecida.

Nas palavras da ex-bolseira da FCG, Maria Gabriel, também ela gravadora e que assinaria o prefácio do catálogo da exposição, Rainer Oehms «utiliza e explora a linha e os tons do lápis litográfico, os sprays da tinta, os lavis, os decalques do papel de transporte, desenvolvendo e pesquisando as possibilidades e efeitos dos processos manuais da litografia a preto-e-branco e a cores» (Litografias de Rainer Oehms, 1975).

A variedade de temas tratados nas litografias expostas na FCG deixavam, contudo, perceber o gosto do autor pelo retrato e pelo autorretrato, assim como uma aproximação à estética da fotografia, recurso importante no processo criativo de Rainer Oehms. O pintor Fernando de Azevedo relacionaria ainda as litografias de Oehms com a nova investigação no campo da nova figuração, num cruzamento de elementos surrealistas e expressionistas (Azevedo, Colóquio/Artes, out. 1975, p. 77).

Filipa Coimbra, 2016


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José de Azeredo Perdigão (ao centro) e José Sommer Ribeiro (à dir.)
José de Azeredo Perdigão (ao centro) e José Sommer Ribeiro (atrás, ao centro)
José de Azeredo Perdigão (ao centro) e José Sommer Ribeiro (à dir.)
José de Azeredo Perdigão
José de Azeredo Perdigão e José Sommer Ribeiro (ao centro)
José de Azeredo Perdigão (ao centro)

Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D01957

3 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1975

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/028-D00016

9 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1975

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0019-D00054

35 provas, p.b.: objetos (FCG, Lisboa) 1975

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0019-D00055

6 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1975

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0019-D00056

3 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1975


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