100 Anos de Pintura Portuguesa

Ciclo «150 Anos Arte Portuguesa»

Exposição-síntese, realizada em Pequim, que apresentou um conjunto de 85 obras selecionadas a partir das cinco primeiras exposições que integraram o ciclo «150 Anos de Arte Portuguesa». O ciclo contou com as exposições «Columbano Bordalo Pinheiro», «Os Pioneiros do Modernismo», «Almada Negreiros», «As Últimas Décadas», «Os Naturalistas» e «Os Anos 40 e 60 na Arte Portuguesa».
Exhibition presented in Beijing featuring 85 works selected from the first five exhibitions of the 150 Years of Portuguese Art series. The cycle included the exhibitions Columbano Bordalo Pinheiro, The Pioneers of Modernism, Almada Negreiros, The Later Decades, The Naturalists, and Portuguese Art in the 40s and 60s.

A exposição «100 Anos de Arte Portuguesa» esteve patente de 15 a 30 de abril de 1987 no Centro de Arte da China, em Pequim. Frequentemente referida como a exposição-síntese, reuniu 85 obras apresentadas ao longo das exposições do ciclo «150 Anos de Arte Portuguesa», realizadas entre novembro de 1986 e março de 1987 no Museu Luís de Camões, em Macau.

Este ciclo de exposições foi uma iniciativa do Leal Senado de Macau e contou com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) na recolha, embalagem, seguros e transporte das obras. Fizeram parte deste ciclo, as exposições: «Os Naturalistas», «Columbano Bordalo Pinheiro», «Os Pioneiros do Modernismo», «Almada Negreiros», «Os Anos 40 a 60 na Pintura Portuguesa» e «As Últimas Décadas». As obras apresentadas nas exposições foram selecionadas por um grupo de comissários constituído por Margarida Marques Matias (diretora da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves), Maria de Lourdes Bártholo (diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea), Rui Mário Gonçalves (crítico de arte), José Sommer Ribeiro (diretor do Centro de Arte Moderna da FCG), Fernando de Azevedo (assessor da FCG) e Sílvia Tavares Chicó (historiadora de arte).

O ciclo «150 Anos de Arte Portuguesa» e os catálogos publicados no âmbito das exposições deste ciclo foram premiados pela I Trienal de Museus «Mouseion», realizada em maio de 1987 no Rio de Janeiro, Brasil, como «Melhor Exposição Temporária» e «Melhor Conjunto de Publicações».

Estando a sua apresentação em Pequim prevista desde o início da produção do ciclo, a realização da exposição «100 Anos de Arte Portuguesa» foi concretizada com o apoio de Xiao Rong, filha do líder chinês Deng Xiaoping (Carta de António Conceição Jr. para José Sommer Ribeiro, 27 mar. 1987, Arquivos Gulbenkian, CAM 00111). A exposição revestiu-se de um «significado histórico fundamental nas relações dos dois países» (Ibid.).

Carolina Gouveia Matias, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00111

Pasta com documentação referente à colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian, através do CAM, com o Leal Senado de Macau na organização do ciclo de exposições. Contém correspondência interna e externa, orçamentos, plantas das salas do Museu Luís de Camões e documentação sobre o empréstimo das obras de arte do acervo do CAM e de outras entidades. 1985 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00112

Pasta com documentação referente à colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian, através do CAM, com o Leal Senado de Macau na organização do ciclo de exposições. Contém correspondência interna e externa, orçamentos, plantas e fotografias das salas do Museu Luís de Camões, documentação sobre o empréstimo das obras de arte do acervo do CAM e de outras entidades e recortes de imprensa. 1985 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00113

Pasta com documentação referente à colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian, através do CAM, com o Leal Senado de Macau na organização do ciclo de exposições. Contém correspondência interna e externa, recortes de imprensa, brochura do ciclo e um convite, orçamentos, documentação sobre o empréstimo das obras de arte do acervo do CAM e de outras entidades, recortes de imprensa e material para os diversos catálogos. 1986 – 1990


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