Anos 40 a 60 na Pintura Portuguesa
Ciclo «150 Anos Arte Portuguesa»
A exposição «Os Anos 40 a 60 na Pintura Portuguesa» teve lugar no Museu Luís de Camões, em Macau, entre 22 de fevereiro e 4 de março de 1987. Fez parte do ciclo de exposições «150 Anos de Arte Portuguesa», integrando uma programação cultural da iniciativa do Leal Senado de Macau, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian. Coube à Fundação, por intermédio do Centro de Arte Moderna, a recolha, embalagem, seguro e embarque das obras para Macau.
A exposição foi comissariada pelo pintor Fernando de Azevedo, autor do texto do catálogo, e mostrou trabalhos dos movimentos artísticos vigentes em Portugal durante as décadas de 40 e 50 do século XX: neorrealismo, surrealismo, abstração geométrica e abstração lírica. Segundo números divulgados pelo Museu Luís de Camões, as exposições contaram com uma média de 18 mil visitantes cada, tendo o público macaense preferido as exposições que se dedicaram à mostra dos trabalhos de Columbano Bordalo Pinheiro e dos Naturalistas, pela maior aproximação entre os temas tratados nestas exposições e os temas abordados pela pintura chinesa: natureza, ambientes, locais e pessoas («Pintura à espera do Centro de Artes Visuais», 1987).
O êxito que o ciclo alcançou levou a que se realizassem negociações para que as exposições se reproduzissem em Portugal; não foi, todavia, possível apurar a concretização desta ideia. Fizeram parte deste ciclo as exposições «Os Naturalistas», «Columbano Bordalo Pinheiro», «Os Pioneiros do Modernismo», «Almada Negreiros» e «As Últimas Décadas». Com o termo destas exposições, foi apresentada em Pequim uma exposição-síntese, intitulada «100 Anos de Arte Portuguesa», que integrou 85 trabalhos selecionados pelos comissários responsáveis pelas diversas mostras do ciclo «150 Anos de Arte Portuguesa». Esta exposição-síntese foi apresentada em Pequim durante o mês de abril de 1987 e revestiu-se de um «significado histórico fundamental nas relações dos dois países» (Carta de António Conceição Jr. para José Sommer Ribeiro, 27 mar. 1987, Arquivos Gulbenkian, CAM 00111).
O ciclo «150 Anos de Arte Portuguesa» e os catálogos publicados no âmbito das exposições foram contemplados com os prémios de «Melhor Exposição Temporária» e «Melhor Conjunto de Publicações», atribuídos pela I Trienal de Museus «Mouseion», realizada em maio de 1987 no Rio de Janeiro, Brasil.
O ciclo foi muito bem recebido pela imprensa macaense e registou um grande número de visitantes («Pintura à espera do Centro de Artes Visuais», [Tribuna], jan. 1987).
Carolina Gouveia Matias, 2017
Ficha Técnica
- Iniciativa
- Organizador / Serviço responsável
- Organizador / Parceiro institucional
- Programação
- Coordenação geral
- Comissariado
- Produção
- Emprestadores
Artistas / Participantes
- Alice Jorge (1924 – 2008)
- António Dacosta (1914 – 1990)
- António Pedro (1909 – 1966)
- Artur Cruzeiro Seixas (1920 – 2020)
- Augusto Gomes (1910 – 1976)
- Cândido Costa Pinto (1911 – 1979)
- Carlos Calvet (1928 – 2014)
- Eurico Gonçalves (1932)
- Fernando de Azevedo (1923 – 2002)
- Fernando Lanhas (1923 – 2012)
- Fernando Lemos (1926 – 2019)
- João Moniz Pereira (1920 – 1989)
- João Navarro Hogan (1914 – 1988)
- Joaquim Rodrigo (1912 – 1997)
- José Júlio Andrade dos Santos (1916 – 1963)
- José Lima de Freitas (1927 – 1998)
- Júlio Pomar (1926 – 2018)
- Júlio Resende (1917 – 2011)
- Manuel D'Assumpção (1926 – 1969)
- Marcelino Vespeira (1925 – 2002)
- Mário Cesariny (1923 – 2006)
- Menez (1926 – 1995)
- Nadir Afonso (1920 – 2013)
- Nikias Skapinakis (1931 – 2020)
- Rogério Ribeiro (1930 – 2008)
- Rolando Sá Nogueira (1921 – 2002)
Publicações
Documentação
Periódicos
South China Morning Post
Hong Kong, nov 1986
[Tribuna]
[Macau], jan 1987
Fontes Arquivísticas
Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00111
Pasta com documentação referente à colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian, através do CAM, com o Leal Senado de Macau na organização do ciclo de exposições. Contém correspondência interna e externa, orçamentos, plantas das salas do Museu Luís de Camões e documentação sobre o empréstimo das obras de arte do acervo do CAM e de outras entidades. 1985 – 1988
Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00112
Pasta com documentação referente à colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian, através do CAM, com o Leal Senado de Macau na organização do ciclo de exposições. Contém correspondência interna e externa, orçamentos, plantas e fotografias das salas do Museu Luís de Camões, documentação sobre o empréstimo das obras de arte do acervo do CAM e de outras entidades e recortes de imprensa. 1985 – 1988
Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00113
Pasta com documentação referente à colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian, através do CAM, com o Leal Senado de Macau na organização do ciclo de exposições. Contém correspondência interna e externa, recortes de imprensa, brochura do ciclo e um convite, orçamentos, documentação sobre o empréstimo das obras de arte do acervo do CAM e de outras entidades, recortes de imprensa e material para os diversos catálogos. 1986 – 1990
Exposições Relacionadas
100 Anos de Pintura Portuguesa
1987 / Centro de Arte da China, Pequim
As Últimas Décadas
1987 / Museu Luís de Camões, Macau
Almada Negreiros
1987 / Museu Luís de Camões, Macau
Columbano Bordalo Pinheiro
1986 / Museu Luís de Camões, Macau
Os Pioneiros do Modernismo
1986 – 1987 / Museu Luís de Camões, Macau
Os Naturalistas
1986 / Museu Luís de Camões, Macau