Costa Pinheiro. O Poeta Fernando Pessoa

Exposição itinerante da obra do pintor António Costa Pinheiro (1932-2015), que, através dos seus objetos e «imagens-sinais», procurou evocar o poeta Fernando Pessoa. Reuniu pinturas, desenhos e estudos, guaches e gravuras, realizados entre 1974 e 1980.
Travelling exhibition of the work of painter António Costa Pinheiro (1932-2015). Organised by the Calouste Gulbenkian Foundation, the show presented paintings, drawings, studies, gouaches and prints produced by the artist between 1974 and 1980. He sought to capture the essence of Portuguese poet Fernando Pessoa (1888-1935) through his creative application of objects and image-signals.

Exposição de pintura, desenho e gravura do pintor António Costa Pinheiro (1932-2015), a partir da série «o Poeta Fernando Pessoa». Foi organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), através do seu Serviço de Exposições e Museografia, contando com a colaboração da galeria Christoph Dürr (Munique), onde a exposição havia sido apresentada anteriormente.

Reunindo 85 obras em pintura de grandes formatos (27), desenhos e estudos (41), guaches (14) e gravuras (3), realizados entre os anos de 1974 e 1980, a exposição estabeleceu um «diálogo com a imaginação e a poesia», mas também, e nas palavras de José-Augusto França, mostrou uma dimensão «pessoal […] ou pessoalíssima entre o pintor e o seu tema, este Pessoa que ele também é, e todos nós, afinal, agarrados ao último mito possível da nossa cultura» (França, Colóquio/Artes, set. 1981, p. 69). Para este autor, tratou-se porém de uma exposição-espetáculo, que, apesar da sua importância e de ter sido «umas das principais» daquele «ano-estação», não potenciou todos os sentidos da obra do pintor: «Porque a exposição de Costa Pinheiro foi um notável, admirável espectáculo adivinhado através (é forçoso dizê-lo) de uma encenação, ou de uma marcação de cena, banal e passiva, certamente pela pressa com que foi apenas correctamente elaborada, sem devido tempo de reflexão.» (Ibid.)

Em todos os trabalhos expostos, Costa Pinheiro procuraria evocar o poeta Fernando Pessoa, através dos seus objetos e «imagens-sinais». O reflexo dessa intenção estava presente, entre outros exemplos, numa instalação que integrava uma mesa, uma cadeira e uma chávena, cedidas pelo café-restaurante Martinho da Arcada, local que o poeta frequentava assiduamente.

Costa Pinheiro pretendia declarar esses objetos como sagrados-arqueológicos, e, a esse propósito, escreveria nas suas anotações: «Aqui estou no café Martinho da Arcada / tal como o senhor esteve / noutros dias d’outros anos deste século / Estou e não estou / O senhor esteve e não esteve / A chávena de café que pintei no meu atelier longínquo de Munique é uma chávena de café “marítima” (na sua cor azulada) mas não é a sua: é a chávena de café da sua chávena de café.» (Costa Pinheiro. O Poeta Fernando Pessoa, 1981, p. 28)

O catálogo, além de excertos de obras e poemas emblemáticos de Pessoa, continha reproduções dos «Cadernos do Atelier» de Costa Pinheiro, onde se dá a conhecer a sua pesquisa, as suas meditações, o seu processo criativo, que tomam um tom confessional e diarístico, constituindo contributos importantes para a compreensão da sua obra. Do catálogo, constam ainda textos de José Cardoso Pires, Eduardo Lourenço, Noronha da Costa ou António Tabucchi.

Ainda no que se refere à receção crítica da exposição, o próprio artista mencionaria, em carta dirigida ao diretor do Serviço de Exposições e Museografia da FCG, José Sommer Ribeiro, o êxito que esta obtivera junto da crítica alemã: «A exposição está a correr bem. A vernissage foi um acontecimento, dizem as vozes. Há um misto de surpresa e de fascínio nos meios entendidos das artes porque ninguém esperava este salto que dei. Eram muitos anos já que eu estava fora das lides artísticas-pintura. Veremos como se desenvolverá.» (Carta de Costa Pinheiro para José Sommer Ribeiro, 13 fev. 1981, Arquivos Gulbenkian, SEM 00222)

Em outubro desse mesmo ano de 1981, a exposição seria apresentada no Porto, na Galeria Árvore, contando para o efeito com a colaboração da FCG. Passados quatro anos, voltaria a ser apresentada, numa versão reduzida, em Paris, no Centre Culturel Portugais, antiga residência de Calouste Sarkis Gulbenkian e sede da FCG em França. A programação desta exposição decorreu em paralelo com a organização de uma importante mostra biobibliográfica do poeta Fernando Pessoa, que teve lugar no Centre Pompidou, por ocasião do cinquentenário da sua morte.

Filipa Coimbra, 2017

Exhibition of painting, drawing and printmaking by painter António Costa Pinheiro (1932-2015) based on the series Fernando Pessoa the Poet. The event was organised by the Exhibitions and Museography Department of the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG), and was aided by the Christoph Dürr gallery (Munich), where the exhibition had been held previously.
Presenting 85 works large paintings (27), drawings and studies (41), gouaches (14) and prints (3) produced between 1974 and 1980, the exhibition formed a dialogue with imagination and poetry but also, in the words of art historian José-Augusto França (1922), a personal exhibition: (...) or in fact a very personal dialogue between the painter and his theme, this Pessoa that is also, as we all are, ultimately, tied to this last possible myth of our culture (França, Colóquio. Artes, Sept. 1981, p. 69).
This was an exhibition-show, for the art critic, despite its importance and having been one of the major exhibitions of the year-season, and he believed that it had not harnessed all the meanings of the works or the relationships between them: Because the Costa-Pinheiro exhibition was a noteworthy, admirable show that was produced (it must be said) through a staging or the marking of a banal, passive scene, it was only adequately put together, due to the speed of assembly, without the time needed for reflection (ibidem).
In all these pieces, Costa Pinheiro sought to evoke the poet Fernando Pessoa (1888-1935) through his objects and image-signals. The reflection of that intent could be seen, among other examples, in an installation comprising a table, a chair and a cup loaned by the café-restaurant Martinha da Arcada, a place frequently visited by the poet.
Costa Pinheiro aimed to declare these objects sacred archaeological artefacts and that is why he wrote in his notes: Here I am in the café Martinha da Arcada / just like the man himself was / on other days in other years of this century / I am and am not / The man was and was not / The coffee cup that I painted in my studio far away in Munich is a maritime coffee cup (in its blueish tone) but it is not his: this is the coffee cup of his coffee cup (Costa Pinheiro. O Poeta Fernando Pessoa, 1981, p. 28).
As well as excerpts from the poet's emblematic works and poems, the exhibition catalogue reproduced the Studio Notebooks of Costa Pinheiro, in which we are shown all his research, his meditation and creative processes, which have a confessional, diary-like tone. These are important contributions to understanding his work, as are texts by José Cardoso Pires, Eduardo Lourenço, Noronha da Costa and António Tabucchi that can be found in the same catalogue.
Regarding the exhibition's critical reception, the artist himself mentioned its success with German critics in a letter to head of the FCG Exhibitions and Museography Department, José Sommer Ribeiro: The exhibition is going well. The opening was an event, voices say. There is a mix of surprise and fascination in the art world because nobody was expecting the jump I made. I had been out of art and painting work for many years already. We shall see how things develop (Letter from Costa Pinheiro to José Sommer Ribeiro, 13 Feb. 1981, Gulbenkian Archives, SEM 00222).
In October 1981, the exhibition also opened in Porto, at the Galeria Árvore, with cooperation from the FCG. Four years thereafter, a reduced version of the exhibition was also shown in Paris at the Calouste Gulbenkian Paris Branch, the Centre Culturel Portugais, the former residence of Calouste Sarkis Gulbenkian and the head office of the FCG in France. The exhibition programme ran in parallel with the organisation of an important bio-bibliographic exhibition on Portuguese poet Fernando Pessoa, which took place at the Centre Pompidou to mark fifty years since his death.

Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Espace - Poétique de Fernando Pessoa (avec son chapeau, son stylographe et ses lunettes - "maritimes")

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

Espace - Poétique de Fernando Pessoa (avec son chapeau, son stylographe et ses lunettes - "maritimes"), 1979 / Inv. GP1391

Fernando Pessoa - Heterónimo

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

Fernando Pessoa - Heterónimo, 1978 / Inv. 83P463

Fernando Pessoa Não - Ele - Mesmo

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

Fernando Pessoa Não - Ele - Mesmo, 1974 / Inv. GP1390

O Pintor Ele - Mesmo no Seu Espaço-Poético

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

O Pintor Ele - Mesmo no Seu Espaço-Poético, 1979/80 / Inv. 83P464

O poeta Fernando Pessoa - ele - mesmo

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

O poeta Fernando Pessoa - ele - mesmo, 1979 / Inv. GP1058

Os Óculos do Poeta Álvaro de Campos - Heterónimo de Fernando Pessoa

António Costa Pinheiro (1932- 2015)

Os Óculos do Poeta Álvaro de Campos - Heterónimo de Fernando Pessoa, 1980 / Inv. 83P429


Eventos Paralelos

Mesa-redonda / Debate / Conversa

[Fernando Pessoa]

30 abr 1985
Fundação Calouste Gulbenkian / Delegação em França – Centre Culturel Portugais
Paris, França
Exposição paralela

Exposição Bio-Bibliográfica do Cinquentenário da Morte de Fernando Pessoa

27 mar 1985
Centre Pompidou – Musée national d'Art Moderne
Paris, França

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José Azeredo Perdigão (à esq.), o artista Costa Pinheiro (ao centro) e José Sommer Ribeiro (à dir.)
Exposição «Costa Pinheiro. O Poeta Fernando Pessoa»
Exposição «Costa Pinheiro. O Poeta Fernando Pessoa»

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00222

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, orçamentos, correspondência recebida e expedida, lista de obras, seguros e recortes de imprensa referentes às itinerâncias no Porto e em Lisboa. 1980 – 1982

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05020

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, recortes de imprensa, convites e material de divulgação, orçamentos, publicidade, transporte, lista de obras, seguros e correspondência recebida e expedida referentes à exposição em Paris. 1984 – 1985

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 04787

Álbum com 25 provas fotográficas, p.b.: inauguração e aspetos (FCG-CCP, Paris) 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/043-D02769

Coleção fotográfica, cor: aspeto (FCG, Lisboa) 1981

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0054-D00192

9 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1981

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0054-D00193

20 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1981

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02117

5 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1981


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.