Sofía Gandarias. Pessoa/Camus

Exposição individual de Sofía Gandarias (1951-2016), organizada pelo Centre Culturel Calouste Gulbenkian, em Paris. A exposição apresentou 13 pinturas, que refletem a importância da literatura na obra de Gandarias, constituída na sua maioria pelo retrato de grandes figuras latino-americanas, como Luis Palés Matos e Otero Silva.
Solo exhibition of work by Sofia Gandarias (1951-2016) organised by the Centre Culturel Calouste Gulbenkian, in Paris. The exhibition featured 13 paintings that reflected the importance of literature in Gandarias’ work, much of which was portraits of notable Latin American literary figures such as Luís Palés Matos and Otero Silva.

Exposição de 13 pinturas da artista espanhola Sofía Gandarias (1951-2016), intitulada «Pessoa/Camus» e organizada pelo Centre Culturel Calouste Gulbenkian, onde esteve patente de 3 a 23 de dezembro de 1998.

Centrada na poesia, esta mostra quis demonstrar a importância da literatura na obra de Sofía Gandarias, de cuja obra constam retratos de numerosas figuras do mundo das letras. A exposição foi organizada em três núcleos: o primeiro tinha o espectador como figura central, contando quatro pinturas; o segundo dedicado à poesia, composto por seis pinturas, nas quais se incluíam os retratos dos poetas latino-americanos Luis Palés Matos, Miguel Otero Silva, Nicanor Parra, José Lezama Lima e Carlos Pellicer; o terceiro consagrado ao poeta português Fernando Pessoa, constituído por três pinturas cedidas pelo Museu da Cidade de Lisboa.

Tal como para o sevilhano Diego Velázquez, para Sofía Gandarias toda a pintura é retrato, no sentido em que o rosto humano serve de metáfora para uma visão do mundo, da vida e da sociedade. Assim, mais que um tema, a pintura de retrato tornou-se para Gandarias uma expressão consciente do mundo que a rodeava, um compromisso estético e ético. Sofía Gandarias invertia, no entanto, a perspetiva de Velázquez, encarando todo retrato como pintura, ou seja, enquanto síntese de todas as formas que a pintura pode assumir (Roa Bastos, Homenaje a El Greco, 2018, p. 25).

O retrato funciona como o meio através do qual a pintora dialoga com o modelo e, através dele, com a sua eternidade. Como refere o escritor paraguaio Augusto Roa Bastos num ensaio publicado sobre a obra de Sofía Gandarias: «Pintar un rostro es también interpretar un hecho de naturaleza. Reproducir un cuerpo, expuesto como todos los cuerpos de la naturaleza a su finitud y desaparición, no es intentar su copia sino transformarlo en el objeto testimonial de una vida, de una historia, de un destino.» (Roa Bastos, Homenaje a El Greco, 2018, p. 29)

José Saramago, que tinha uma admiração confessa pela obra de Gandarias, assinalou a dimensão alegórica dos seus retratos e registaria nos seus Cadernos de Lanzarote: «As telas de Sofía Gandarias são estes espelhos pintados, de onde se retirou, recomposta, a sua imagem, ou onde, oculta, ainda se mantém, talvez sob uma camada de luz dourada ou de sombra nocturna, para entregar ao uso da memória o espaço e a profundidade que lhe convém. Não importa que sejam retratos ou naturezas-mortas: estas pinturas são sempre lugares de memória.» (Saramago, Cadernos de Lanzarote Diário III, 1995, p. 145)

A 7 de dezembro de 1998, o maestro violinista Yehudi Menuhin, que Sofía Gandarias retratou em 1993, visitou a exposição.

Carolina Gouveia Matias, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Visita oficial

[Sofía Gandarias. Pessoa/Camus]

7 dez 1998
Fundação Calouste Gulbenkian / Delegação em França – Centre Culturel Calouste Gulbenkian
Paris, França

Material Gráfico


Fotografias

Fotografias em álbum da inauguração da exposição
Fotografias em álbum da inauguração da exposição

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05378

Pasta com convites e programas dos eventos organizados no Centre Culturel Calouste Gulbenkian, em Paris. 1979 – 2003

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05327

Pasta com documentação referente à produção a exposição. Contém orçamentos, correspondência interna e externa, apólices de seguro. 1998 – 1999

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 04913

Álbum com coleção fotográfica, cor: visita de Yehudi Menuhin (CCCG, Paris) 1998

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 04916

Álbum com coleção fotográfica, cor: inauguração (CCCG, Paris) 1998


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.