Eugène Atget. Fotógrafo (1857 – 1927)

Exposição itinerante do fotógrafo Eugène Atget (1857-1927), organizada em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. Foram apresentadas 60 fotografias alusivas à Paris da transição do século XIX para o século XX, com tiragem a partir de negativos originais do acervo da Caisse Nationale des Monuments Historiques.
Travelling exhibition of photographer Eugène Atget (1857-1927) held in Lisbon in partnership with the Calouste Gulbenkian Foundation. The show featured 60 photographs of Paris from the turn of the twentieth century, developed from original negatives belonging to the archive of the Caisse Nationale des Monuments Historiques.

Exposição itinerante de fotografias da autoria de Eugène Atget (1857-1927), organizada pela Association Française d’Action Artistique, em colaboração com a Caisse Nationale des Monuments Historiques e o Ministério dos Negócios Estrangeiros de França. A apresentação em Portugal foi proposta pela Embaixada de França em Portugal e organizada pela mesma instituição, com o apoio do Instituto Português de Fotografia, por ocasião do «II Encontro de Fotografia de Coimbra», sendo a apresentação em Lisboa organizada em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). A itinerância nacional foi realizada nas cidades de Lisboa, Coimbra e Porto.

Na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da FCG (piso 01) foram apresentadas 60 fotografias (15 cm × 25 cm) deste fotógrafo francês, alusivas à Paris da transição do século XIX para o século XX, com tiragem a partir de negativos originais do acervo da Caisse Nationale des Monuments Historiques, entidade detentora de uma parte considerável das placas originais do fotógrafo. Sem obedecerem a nenhum tema restrito, estas fotografias de Atget incidiam sobre a arquitetura civil, vernácula e pitoresca parisiense, expressa nas fachadas dos edifícios, nas vitrines, ruas e passagens, a que muitas vezes se juntavam alguns transeuntes, comerciantes e outros trabalhadores.

Durante as primeiras décadas de existência da FCG, a programação de exposições dedicadas ao suporte da fotografia não foi uma prioridade, pelo que acontecimentos desta natureza se revestiam de especial interesse para um público mais especializado. A exposição de Atget era, nesse sentido, uma oportunidade única de contactar com a obra de um dos percursores da fotografia do século XX. As imagens fotográficas de Eugène Atget poderiam ser vistas numa dupla vertente: enquanto testemunhos históricos e documentais de uma cidade já transformada, mas também enquanto itens detentores de valor artístico e originalidade.

Neste sentido o crítico Alexandre Pomar afirmaria: «O trabalho de Atget, como se poderá ver na presente exposição, não é, contudo, o de um simples repositório exacto da natureza, e o aspecto documental é apenas um dos lados da sua importância. Na história da fotografia, é Atget que abre as vias para as concepções que se vão afirmar durante a década de 20 e 30 em torno da chamada “Escola de Paris”, com Kertész, Tabard, Ronis ou Brassai, Man Ray e Eli Lotar.» (Pomar, Diário de Notícias, 23 jun. 1981)

No mesmo sentido, Fernando de Azevedo pronunciar-se-ia acerca da modernidade plástica da fotografia de Atget: «Uma visão que nos surpreende, como elemento fulcral para um comportamento do “olhar” moderno, é a forma como o interior é apercebido na imagem quando parece só do exterior se tratar.» (Azevedo, Colóquio/Artes, set. 1981, p. 71)

O catálogo da exposição foi profusamente ilustrado com reproduções das obras expostas, contando ainda com uma introdução assinada por António Manuel Morais, professor do Instituto Português de Fotografia que assinalaria o lado profundamente social da obra de Atget: «Toda a obra de Atget é um objeto de análise, reprodução fiel de uma contradição social e humana, em repositório das suas misérias e glórias.» (Eugène Atget. Fotógrafo (1857-1927), 1981)

Joana Baião, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00224

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, orçamentos, 35 reproduções fotográficas das obras, correspondência recebida e expedida, seguros, lista de obras e elementos para o catálogo da exposição. 1980 – 1982

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0062-D00212

1 prova, cor: aspeto (FCG, Lisboa) 1981

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0062-D00213

6 provas, p.b., sépia: aspetos (FCG, Lisboa) 1981


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