Colecção Graham Nash

7.º Encontros de Fotografia de Coimbra

Exposição dedicada à coleção fotográfica do britânico Graham Nash (1942), organizada em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e integrada nos «Sétimos Encontros de Fotografia de Coimbra». Foi apresentada uma seleção das obras mais icónicas, datadas dos séculos XIX e XX, dos vários movimentos estéticos associados e de protagonistas de várias gerações.
Exhibition dedicated to the photography collection of Briton Graham Nash (1942), arranged in partnership with the Calouste Gulbenkian Foundation and incorporated into the Seventh Photography Meetings of Coimbra. On display was a selection of the most iconic works from several aesthetic movements and prominent figures from the 19th and 20th centuries.

Exposição integrada nos «Sétimos Encontros de Fotografia de Coimbra», organizada com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, a Reitoria da Universidade de Coimbra, a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra e a Fundação Calouste Gulbenkian.

A coleção de Graham Nash foi uma das mais importantes no âmbito da fotografia dos séculos XIX e XX. Graham Nash (1942), colecionador, referência musical e membro de algumas das mais consagradas bandas do Reino Unido durante os anos de 1960 (The Hollies e Crosby, Stills & Nash), começou a colecionar fotografias em 1970, herdando do pai o gosto pelo suporte fotográfico. Em 1990, e tendo outros interesses colecionistas em vista, Graham Nash decidiu vender a sua coleção num leilão da Sotheby’s, cujas vendas perfizeram um total de 2 380 000 dólares, e oferecer uma parte destes lucros ao Los Angeles County Museum of Art, ao qual doou ainda mais de uma centena de fotografias.

No ano de 1986, a seleção de algumas obras icónicas da coleção foi apresentada pela primeira vez na Europa, nos «Encontros de Fotografia de Arles» (França), aos quais se seguiu um programa de exposições em Portugal, estando ainda prevista a sua apresentação em Espanha. O promotor desta iniciativa em Portugal foi Albano da Silva Pereira, o então diretor do Centro de Estudos de Fotografia/Encontros de Fotografia de Coimbra, por ocasião da sua sétima edição. O êxito da iniciativa ficou também a dever-se à estreita articulação mantida com a responsável europeia da Coleção Graham Nash, Jeane von Oppenheim, e com o curador Graham Howe, bem como ao apoio prático e financeiro prestado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelas restantes instituições parceiras.

Aproveitando o ensejo da vinda da exposição a Portugal, e depois da curta exibição em Coimbra, a exposição foi também apresentada em Lisboa, no piso 01 da Galeria de Exposições Temporárias da Sede da FCG, contando com um total de 160 fotografias (provas de contacto e ampliações) de 78 fotógrafos, entre os quais algumas referências internacionais da fotografia, tais como Paul Outerbridge (1896-1958), Diane Arbus (1923-1971), Pierre Dubreuil (1872-1944), Heinrich Kühn (1866-1944), Edward Weston (1886-1958), Henri Cartier-Bresson (1908-2004), André Kertész (1894-1985), Walker Evans (1903-1975), Edward Steichen (1879-1973), Irving Penn (1917-2009), Manuel Álvarez Bravo (1902-2002), Weegee (1899-1968), Robert Capa (1913-1954), Eugène Atget (1857-1927), Man Ray (1890-1976), Berenice Abbott (1898-1991), Philippe Halsman (1906-1979), entre outros.

As obras apresentadas eram excelentes exemplares da história da fotografia dos séculos XIX e XX, dos vários movimentos estéticos associados e de protagonistas de várias gerações. A obra mais recuada, da autoria da botânica e fotógrafa Anna Atkins (1799-1871), correspondia a uma cianotipia datada de cerca de 1845, mas entre as obras mostradas destacavam-se também as gerações mais recentes, bem como algumas obras da década de 1970.

Em relação à heterogeneidade da coleção, o crítico de arte Alexandre Pomar entendia haver algumas «lacunas», e a apresentação foi, no seu entender, desordenada, contando ainda com um grande número de reimpressões. Contudo, o crítico não deixaria sublinhar a importância do «contacto com inúmeros clássicos da fotografia», salientando que as falhas apontadas em nada diminuíam «a importância desta exposição» (Pomar, Expresso, 13 dez. 1986).

 

Ao invés do tradicional catálogo, a acompanhar a exposição foi publicado um cartaz que servia ainda de roteiro da exposição, incluindo as legendas das obras. No cartaz, o destaque recaía na reprodução de um autorretrato de Paul Outerbridge com máscara, uma das obras mais cotadas de sempre na história da fotografia (Colecção Graham Nash, 1986).

Filipa Coimbra, 2017

Exhibition included in the Sétimos Encontros de Fotografia de Coimbra [(Seventh Photography Meetings of Coimbra)] organised with the support of the Secretary of State for Culture, the Chancellor's Office of the University of Coimbra, the Managing Body of the Academic Association of Coimbra and the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG).
Graham Nash's collection was one of the most important photography collections of the 19th and 20th centuries. Graham Nash (1942), collector, musical landmark and member of one of the most respected bands of the United Kingdom in the 1960s (The Hollies and Crosby, Stills & Nash), began collecting photos in the 1970s, having inherited his father's taste for the medium. In 1990, with other collection interests in mind, Graham Nash decided to sell his collection at an auction at Sotheby's, the proceeds of which totalled $2,380,000. He gave part of this money to the Los Angeles County Museum of Art, to which he also donated more than a hundred photographs.
In 1986, a selection of some iconic works in his collection were exhibited for the first time in Europe at the Rencontres d'Arles (France) photography event, followed by a series of exhibitions in Portugal, with others planned for Spain. The initiative was promoted in Portugal by Albano Silva Pereira (1950), then director of the Centro de Estudos de Fotografia/Encontros de Fotografia de Coimbra when the event was held for the seventh time. The initiative's success was also thanks to cooperation with the person in charge of the Graham Nash collection in Europe, Jeane von Oppenheim, and curator Graham Howe (1950), and the practical and financial support given by FCG and other partner institutions.
Making the most of the exhibition's trip to Portugal, and following the short exhibition in Coimbra, the event was also put on at the Ground Floor of the FCG Main Building's Temporary Exhibitions Gallery. The exhibition included a total of 160 photographs (contact prints and enlargements) of 78 photos, including some leading international figures of photography, such as Paul Outerbridge (1896-1958), Diane Arbus (1923-1971), Pierre Dubreuil (1872-1944), Heinrich Kühn (1866-1944), Edward Weston (1886-1958), Henri Cartier-Bresson (1908-2004), Andre Kertesz (1894-1985), Walker Evans (1903-1975), Edward Steichen (1879-1973), Irving Penn (1917-2009), Manuel Alvarez Bravo (1902-2002), Weegee (1899-1968), Robert Capa (1913-1954), Eugène Atget (1857-1927), Man Ray (1890-1976), Berenice Abbott (1898-1991), Philippe Haslman (1906-1979).
The works shown were excellent examples of the history of photography of the 19th and 20th centuries, the different aesthetic movements associated with them and the leading players of several generations. The oldest piece, by botanist and photographer Anna Atkins (1799-1871), was a cyanotype dating from around 1845, but more recent generations were also included in the exhibits, with some works from the 1970s.
Art critic Alexandre Pomar (1947) understood that, with regard to the heterogeneity of the collection, there were some gaps and that the exhibition was disorganised, in his view, and included a large number of reprints. Nonetheless, the critic noted the importance of contact with numerous classic photographs and that the faults noted did nothing to diminish the importance of this exhibition (Pomar, Expresso, 13 Dec. 1986).
Rather than a traditional catalogue to accompany the event, a poster was published that also served as a guide to the exhibition and included the titles of the pieces. The poster focused on a self-portrait of Paul Outerbridge wearing a mask, one of the most valuable works ever in the history of photography (Colecção Graham Nash, 1986).

Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Programa cultural

7.os Encontros de Fotografia. Coimbra: Encontros de Fotografia de Coimbra

5 nov 1986
Teatro de Gil Vicente (TAGV)
Coimbra, Portugal
6 nov 1986 – 12 nov 2086
Centro de Estudos de Fotografia da Associação Académica de Coimbra
Coimbra, Portugal
8 nov 1986
Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Coimbra, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José de Azeredo Perdigão, (ao centro) José de Azeredo Perdigão (ao centro)
José de Azeredo Perdigão (ao centro) José de Azeredo Perdigão (ao centro)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 04135

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém orçamentos, programa, pedido de subsídio e recorte de imprensa. 1986 – 1986

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00350

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, orçamentos, correspondência recebida e expedida, relação de obras, cartaz «Encontros de Fotografia» e recortes e imprensa. 1986 – 1987

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02187

6 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1986

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0196-D00590

3 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1986

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0196-D00591

1 prova, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1986

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0196-D00592

42 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1986

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0196-D00593

42 provas, p.b.: catálogo (obras) 1986


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.