Nadir Afonso

Ciclo de Apresentação dos Bolseiros da Fundação Calouste Gulbenkian

Exposição individual do artista português Nadir Afonso (1920-2013), integrada no ciclo de apresentação da obra de bolseiros da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris. Incluindo um total de 26 pinturas a óleo e 11 guaches, a mostra compreendeu trabalhos realizados ao longo de mais de duas décadas (1953-1977).
Solo exhibition by Portuguese artist Nadir Afonso (1920-2013), staged as part of the cycle of presentation of the work of grantees from the Calouste Gulbenkian Foundation in Paris. Including a total of 26 oil paintings and 11 gouaches, the exhibition included works carried out over more than two decades (1953-1977).

Exposição integrada na programação do Centre Culturel Portugais (CCP), sede da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) em Paris, dedicada à realização de exposições individuais de bolseiros e ex-bolseiros da FCG. Integrada neste ciclo, a Delegação de Paris, conjuntamente com o Serviço Internacional e o Serviço de Exposições e Museografia da FCG, promove uma exposição dedicada à apresentação de alguns dos mais recentes trabalhos do pintor Nadir Afonso (1920-2013), que já havia exposto naquele centro em 1970.

A mostra contou com um total de 26 pinturas a óleo e 11 guaches, compreendendo quase duas décadas de trabalho (1953-1977), expostos no piso térreo da delegação da FCG em Paris. Foi realizada a convite do diretor do CCP, José Pina Martins, que manifestara estar «altamente interessado em expor os seus últimos trabalhos a óleo», tendo o artista aceitado de imediato o convite (Carta endereçada ao pintor Nadir Afonso, 8 fev. 1979, Arquivos Gulbenkian, PRS 05136).

A organização e produção da exposição seguiu os mesmos moldes das demais mostras individuais de bolseiros, realizadas entre os anos de 1978 e 1979 (Fernando Pinheiro, João Moniz, Pedro Chorão, Justino Alves, Graça Morais, Jaime Silva, Bertino Cordeiro, Manuel Casimiro, Maluda, Jacques Minassian, João Dixo e Gonçalo Duarte), contando com um catálogo simples, constituído por poucas páginas, nas quais, além da lista de obras, eram apresentadas algumas reproduções a preto-e-branco das obras em exibição.

O prefácio do catálogo foi assinado pelo crítico de arte Michel Gaüzes, que destacaria a obra de Nadir Afonso como uma síntese geométrica de transformações artísticas históricas:

«Nadir Afonso dont l’oeuvre n’a pas non plus d’âge, qui retient dans un effort de synthèse, toutes les forces de création du passé et va vers l’avenir avec une subjectivité propre, montre l’expérience du Quatrocento, ce retour à la vision géométrique des grecs, comme une tentation à suivre et un monde culturel à refaire.» (Nadir Afonso, 1979, pp. 3-4)

Na opinião do diretor do CCP, Nadir Afonso, «sem se afastar da sua “maneira” estilística», conseguia, através de um «grafismo semi-abstracto», que conferia uma «sugestão concreta das coisas», progredir «no sentido do enriquecimento cromático da sua pintura» (Fax de José Pina Martins para o Serviço Internacional, 1 jun. 1979, Arquivos Gulbenkian, PRS 05136).

À inauguração da exposição compareceram várias centenas de visitantes, entre os quais alguns pintores e diplomatas portugueses que não deixaram de marcar presença no evento.

Finalizado este ciclo de exposições, o CCP manifestou a intenção de realizar salões anuais, com apresentações coletivas de bolseiros, e outras mostras anuais dedicadas ao que de mais significativo se apresentava em Portugal, contando para tal com avaliação interna da FCG, de outras instituições, de críticos de arte e de historiadores. Apesar desta nova direção, era ressalvado que, em situações especiais, se poderiam realizar mostras individuais (Apontamento Serviço Internacional, 8 jun.1979, Arquivos Gulbenkian, PRS 05138).

Filipa Coimbra, 2017

Exhibition included in the programme of the Centre Culturel Portugais (CCP), head office of the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG) in Paris and former home of Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955) in the city, dedicated to holding individual exhibitions for current and former FCG grantholders. As part of this series, the Paris delegation, together with the FCG’s International Department and Exhibitions and Museography Department, organised an exhibition to present some of the more recent works by painter Nadir Afonso (Chaves, Portugal, 1920 – Cascais, Portugal, 2013), which had already been exhibited there in 1970.

The show included a total of 26 oil paintings and 11 gouaches covering almost two decades of work (1953-1977) exhibited on the ground floor of the FCG delegation in Paris.

The artist was invited by the CCP director, José Pina Martins (1920-2010), who was “extremely interested in exhibiting his latest oil pieces”, immediately accepting the invitation (Letter addressed to painter Nadir Afonso, 8 Feb. 1979, Gulbenkian Archives, PRS 05136).

The organisation and production of the exhibition followed the same model as those used in the individual exhibitions for grantholders held between 1978-79 (Fernando Pinheiro, João Moniz, Pedro Chorão, Justino Alves, Graça Morais, Jaime Silva, Bertino Cordeiro, Manuel Casimiro, Maluda, Jacques Minassian, João Dixo and Gonçalo Duarte), with a simple catalogue comprising a few pages. It presented some black-and-white reproductions of pieces on display, as well as the list of works.

The catalogue preface was written by art critic Michel Gaüzes, who highlighted the work of Nadir Afonso as a geometrical synthesis of historical artistic transformations: “Nadir Afonso dont l’oeuvre n’a pas non plus d’âge, qui retient dans un effort de synthèse, toutes les forces de création du passé et va vers l’avenir avec une subjectivité propre, montre l’expérience du Quatrocento, ce retour à la vision géométrique des grecs, comme une tentation à suivre et un monde culturel à refaire (Nadir Afonso, 1979, pp. 3-4).

In the opinion of the CCP director, Nadir Afonso “without departing from his stylistic ‘manner’”, was able to use “semi-abstract graphics” that provided a “concrete suggestion of things”, advancing “towards chromatic enrichment of his painting” (From José Pina Martins to the International Department, 1 June 1979, Gulbenkian Archives, PRS 05136).

Several hundred visitors attended the exhibition opening, including some Portuguese painters and diplomats who could not miss the event.

At the end of the series of exhibitions, the CCP intended to hold annual “salons”, that is, group shows for grantholders and other events, also on a yearly basis, on the most important works being shown in Portugal, using for that purpose internal evaluation by the FCG, other institutions, art critics and historians. Despite this new direction, it was safeguarded that individual shows on a specific artist could also be held in very special situations (Note by the International Department, 8 June 1979, Gulbenkian Archives, PRS 05138).


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Fotografias em álbum da inauguração da exposição

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05136

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém divulgação e publicidade, correspondência recebida e expedida, lista de obras e seguros, transporte e orçamentos. 1979 – 1979

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05777

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite da exposição. 1979 – 1979

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05138

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém divulgação e publicidade, correspondência recebida e expedida, ofícios, lista de obras e seguros, transporte e orçamentos. 1978 – 1979

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 04809

Álbum com 49 provas fotográficas: eventos 1979 (FCG-CCP, Paris). Contém 5 provas, p.b.: inauguração exposição «Nadir Afonso»; 4 provas, p.b.: inauguração exposição «Lisbonne. Un Demi Siècle de Peinture de Carlos Botelho»; 4 provas, p.b.: inauguração exposição «Fernando Pinheiro. Peintures, Morceaux de Peinture» 1979 – 1979


Exposições Relacionadas

Maluda

Maluda

1979 / Centre Culturel Portugais, Paris

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.