Obras de Rubens em Antuérpia
1977
Comemorações do IV Centenário do Nascimento do Pintor Peter Paul Rubens
Exposição fotográfica organizada conjuntamente pela Embaixada da Bélgica em Portugal e pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), por ocasião do IV Centenário do Nascimento do pintor Peter Paul Rubens (1577-1640). Expuseram-se obras realizadas para Antuérpia durante o período em que foi pintor da corte.
A exposição foi apresentada na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Gulbenkian, em núcleos formados por grandes reproduções a cores de importantes obras do pintor, montadas em painéis escuros. No átrio da entrada da galeria foram expostos alguns trabalhos realizados por crianças, inspiradas nas reproduções em exibição.
Na revista Colóquio/Artes, o crítico de arte José-Augusto França dedicou um completo artigo ao pintor, refletindo sobre a forma como este influenciou outros artistas seus contemporâneos e sobre os principais acontecimentos que marcam o seu legado, traçando uma retrospetiva dos eventos que assinalam o quarto centenário do seu nascimento.
Ainda no decorrer destas comemorações e a acompanhar a exposição, foram projetados slides relativos à vida e obra do pintor, e programadas outras atividades complementares, como um ciclo designado «Temas da Arte», dedicado a Rubens, e ainda a realização de dois concertos de música renascentista e pré-barroca, que tiveram lugar no Museu Gulbenkian.
Depois da sua apresentação em Lisboa, a exposição seguiu para o Porto, tendo sido exibida no Museu Nacional de Soares dos Reis, possibilitando ao público do norte do país o contacto com este importante testemunho da obra de Rubens.
Filipa Coimbra, 2016