Poesia Criada pela Matéria, Luz e Movimento

Exposição apresentada por iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com o Goethe-Institut, reunindo 59 obras de 26 artistas alemães de renome internacional. Itinerante, esta mostra foi bastante apreciada e visitada pelo público e pela imprensa, assinalando mais de 4000 visitantes.
Travelling exhibition featuring 59 works from 26 internationally-renowned German artists, presented in Lisbon by the Calouste Gulbenkian Foundation in collaboration with the Goethe-Institut. The show was well received by public and press alike, with more than 4000 recorded visitors.

Exposição apresentada em Lisboa por iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), em colaboração com o Goethe-Institut. A organização esteve a cargo do Instituto de Relações Culturais no Estrangeiro de Estugarda, que garantiu praticamente todos os custos de produção.

Antes da sua montagem em Lisboa, a exposição já tinha sido apresentada no Porto, no Centro de Arte Contemporânea, onde foi bastante apreciada pelo público e pela imprensa, assinalando mais de 4000 visitantes, como assinalou o diretor do Goethe-Institut, Egon Olessak, em missiva enviada a José Sommer Ribeiro (Carta de Egon Olessak para José Sommer Ribeiro, 22 ago. 1979, Arquivos Gulbenkian, SEM 00157).

Integraram esta mostra 59 obras de 26 artistas alemães de renome internacional, entre os quais Günther Uecker, Uli Pohl, Otto Piene, Heinz Mack, Günter Haese e Gerhard von Graevenitz. A seleção de obras baseou-se nas suas qualidades expressivas e poéticas, obtidas através da exploração da materialidade, da luz e do movimento. As obras expostas tinham ainda em comum o facto de terem sido produzidas por artistas atraídos pelos cruzamentos de matérias artificiais e naturais no âmbito do consumo quotidiano da sociedade ocidental.

Como escreveu o comissário da exposição, Thomas Grochowiak, numa notável nota de abertura do catálogo da exposição: «Eles [os artistas] “pediram razão” a estes materiais, exploraram os seus atractivos e qualidades tácteis, ópticas, estruturais, procuraram descobrir as propriedades escondidas, a vida própria que habita as matérias, manifestá-las, forçá-las a falar, […] mostrando-nos depois nas suas obras que é possível desmaterializar os materiais ordinários, […] aparentemente “estranhos à arte”, criar objectos de um sentimento poético mais ou menos nitidamente perceptível e dotados de uma força meditativa.» (Poesia criada pela matéria, luz e movimento, 1979, p. 3)

No mesmo texto, o comissário define ainda a exposição como «um jogo cheio de graça e inteligência, no qual o repouso e o movimento, luz e sombra, se integram plenamente» (Ibid., p. 5).

O catálogo deste evento foi referido pela imprensa como tendo uma «excelente apresentação gráfica», orientada por Américo Silva do Serviço de Exposições e Museografia da FCG, que também foi responsável pelo arranjo gráfico do cartaz.

No contexto da exposição, o Instituto para as Relações Culturais com o Estrangeiro de Estugarda produziu uma videocassete sobre o certame, destinada a integrar o arquivo do Instituto.

Joana Brito, 2015

Exhibition held in Lisbon on the initiative of the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG) in cooperation with the Lisbon Goethe Institut and organised, on its international journey, by the Stuttgart Institut fur Auslandsbeziehungen.
Before it came to Lisbon, the exhibition had already opened in Porto, at the Centro de Arte Contemporânea, where it was extensively visited by the public and mentioned in the press, with more than 4,000 visitors according to information sent by the director of the Lisbon Goethe Institute, Egon Olessak, to José Sommer Ribeiro (Letter from Egon Olessak to José Sommer Ribeito, 22 Aug. 1979, Gulbenkian Archives, SEM 00157).
The exhibition comprised 59 works by 26 internationally renowned German artists, including Gunter Uecker (1930), Uli Pohl (1935), Otto Piene (1928-2014), Heinz Mack (1931), Gunter Haese (1924-2016) and Gerhard von Graevenitz (1934-1983). The works were selected by the exhibition commissioner, Thomas Grochowiak, director of the art museum of the city of Recklinghausen, based on their expressive and poetic qualities, achieved by exploring materiality, light and movement. Another common feature of the works exhibited was that they had been made by artists interested in interrelationships between artificial and natural materials used in everyday settings of Western society.
As Thomas Grochowiak wrote in the opening note of the exhibition catalogue: They [the artists] questioned these materials, explored their attractions and tactile, optical and structural qualities. They sought to discover the hidden properties, the life that inhabits these materials, to manifest them, to force them to speak [...] then show us in their works that it is possible to dematerialise ordinary materials, [...] 'apparently foreign to art', to create objects with a poetic meaning that can be more or less clearly felt and provided with meditative strength. (Poesia criada pela matéria, luz e movimento, 1979, p. 3)
In the same text, the commissioner also defines the exhibition as a 'game full of grace and intelligence, in which rest and movement, light and shadow, are fully integrated (ibid., p. 5).
The catalogue for this event was mentioned by the press as having an excellent graphic appearance, and was overseen by Américo Silva of the FCG Exhibitions and Museography Department, who was also responsible for the graphic layout of the poster.
The Stuttgart Institut fur Auslandsbeziehungen also produced a videotape on the event to be included in its documentary archives.

Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00157

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, convites e recortes de imprensa. 1979 – 1980

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0443-D01290

17 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1979


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