Rolf Nesch. Obra Gráfica de Cinco Decénios

Exposição do gravador alemão, fixado na Noruega depois da ascensão do regime nazi, Rolf Nesch (1893-1975). Resultando de uma parceria da Embaixada da Noruega em Portugal com a Fundação Calouste Gulbenkian, a mostra contou com 86 peças, que faziam referência tanto ao seu país de origem, como ao país onde posteriormente se estabeleceu.
Exhibition of Norway-based German printmaker Rolf Nesch (1893-1975), resulting from a partnership between the Norwegian Embassy in Portugal and the Calouste Gulbenkian Foundation. The show displayed 86 works which referenced the artist's home country, which he had left for Norway following the Nazi takeover of Germany, as well as his adopted one.

Exposição do gravador Rolf Nesch (1893-1975), organizada num contexto de aproximação diplomática entre a Noruega e a Fundação Calouste Gulbenkian, que apresentou na mesma data outra exposição com tema naquele país: «Stavkirke: Igrejas de Madeira na Noruega».

Organizada pela Riksgalleri (galeria do Estado norueguês responsável pela organização de exposições itinerantes), sediada em Oslo, esta mostra terá passado por quatro cidades alemãs antes de se instalar em Lisboa. Na documentação consultada, foi possível confirmar a sua exibição em Heidelberg e Würzburg.

A sua montagem em Lisboa contou com o apoio da Embaixada da Noruega em Portugal, através da qual terá sido possível negociar com a Companhia de Navegação Fred Olsen & Co. o transporte gratuito das obras, de Oslo para Lisboa e regresso.

Reuniu um conjunto de obras produzidas por Rolf Nesch ao longo de cinquenta anos: a obra mais antiga em exposição era uma água-tinta de 1923 (Steinerne Jungfrauen), e a mais recente era uma impressão em metal datada de 1971 (Hommage à Dürer). Apesar das 86 peças expostas, J. Askeland, diretor da Riksgalleri, viria a salientar a dificuldade de se mostrarem «as múltiplas facetas» deste artista nascido na Alemanha e estabelecido na Noruega em 1933 (aos 40 anos), após a ascensão do regime nazi (Rolf Nesch. Obra gráfica de cinco decénios, 1980).

As obras apresentadas nesta exposição tinham como referente vivências do país natal do artista (retratos da vida nos cafés, a música, as pontes de Hamburgo), bem como do país que escolheu para se exilar e onde viria a falecer.

Joana Brito, 2015


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José de Azeredo Perdigão (ao centro)
Madalena de Azeredo Perdigão (à esq.) e José Sommer Ribeiro (atrás, à esq.)

Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00187

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, orçamentos, convites e recortes de imprensa. 1980 – 1981

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0073-D00245

3 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1980

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02094

6 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1980

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0073-D00247

Coleção fotográfica, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1980


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