Arte e Arquitetura entre Lisboa e Bagdade. A Fundação Calouste Gulbenkian no Iraque, 1957 – 1973

Ciclo «Conversas»

Exposição organizada pelo Museu Calouste Gulbenkian e pela Biblioteca de Arte e Arquivos da Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio do Serviço de Bolsas da FCG, que revela a história quase desconhecida da intervenção da Fundação Calouste Gulbenkian no Iraque, entre 1957 e 1973. Uma mostra que reativa a memória da programação desenvolvida pela FCG em 1966, por ocasião da Semana Cultural em Bagdade.
An exhibition organised by the Calouste Gulbenkian Museum and the Art Library and Archives of the Calouste Gulbenkian Foundation, with the support of the FCG Scholarships Department, which showcases the little-known history of the Calouste Gulbenkian Foundation’s involvement in Iraq, between 1957 and 1973. The exhibition revives the memory of the programme staged by the FCG in 1966 to mark Baghdad Cultural Week.

A exposição «Arte e Arquitetura entre Lisboa e Bagdade. A Fundação Calouste Gulbenkian no Iraque, 1957-1973» foi inaugurada no dia 25 de outubro de 2018 na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian – à data denominada Galeria do Piso Inferior do Museu Calouste Gulbenkian – Coleção do Fundador – e esteve patente ao público entre 26 de outubro de 2018 e 28 de janeiro de 2019. A inauguração incluiu um cocktail no Átrio da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), que decorreu conjuntamente com a da exposição «Pose e Variações. Escultura em Paris no Tempo de Rodin», um procedimento semelhante ao adotado pela direção do Museu Calouste Gulbenkian (MCG) para a visita guiada destinada à comunicação social, organizada na véspera, dia 25 de outubro, pelas 11 horas. O pintor iraquiano Hashir Samarchi (1939), um dos artistas iraquianos a quem a Fundação Calouste Gulbenkian atribuíra uma bolsa para estudar em Lisboa na década de 1960, deslocou-se a Lisboa, a convite da FCG, para a cerimónia de inauguração.

«Arte e Arquitetura entre Lisboa e Bagdade» integrou o ciclo «Conversas», um projeto do programa museológico desenvolvido por Penelope Curtis, diretora do Museu Calouste Gulbenkian de 2015 a 2020, que pretendia acolher na Galeria do Piso Inferior do Museu Calouste Gulbenkian – Coleção do Fundador exposições de diálogo «entre diferentes períodos históricos, geografias, temáticas […], [um] pretexto para repensar a apresentação do núcleo da Coleção do Fundador, estabelecendo pontes entre os espaços do Museu e a Galeria junto à Biblioteca de Arte» (Memória descritiva, 2017, Arquivos Gulbenkian [cota brevemente disponível]).

Com curadoria de Patrícia Rosas, curadora do Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna, e de Ricardo Agarez, arquiteto e, à data, professor na Universidade de Évora, esta exposição resultou da parceria entre o Museu Calouste Gulbenkian e a Biblioteca de Arte e Arquivos Gulbenkian, com o apoio do Serviço de Bolsas da FCG.

O projeto curatorial, que pretendia revelar a história quase desconhecida da intervenção da Fundação Calouste Gulbenkian no Iraque entre 1957 e 1973, foi construído em torno da denominada Semana Cultural Gulbenkian, iniciativa promovida pela FCG na cidade de Bagdade entre 6 e 13 de novembro de 1966. Um dos exemplos paradigmáticos do «período em que [a Fundação] participou ativamente no estabelecimento da infraestrutura cultural, educativa, científica e assistencial do Iraque contemporâneo», utilizando para a sua concretização efetiva uma percentagem das receitas da exploração petrolífera no país (Relatório e Contas, FCG. 2018, 2019, p. 79).

As balizas cronológicas definidas para a investigação desenvolvida pelos curadores, e para a pesquisa documental associada, foram o ano de 1957 – data do início do projeto do Modern Arts Centre, galeria de exposições integrada no edifício do Museu Nacional de Arte Moderna do Iraque, oferecida à cidade de Bagdade pela FCG e inaugurada em 1962 – e o de 1973, ano que marca o momento de viragem na política económica do Iraque, com a nacionalização da exploração de petróleo no país.

A exposição reuniu mais de 220 itens, compreendendo obras da Coleção Moderna da FCG, entre as quais o núcleo de arte iraquiana, apresentado no seu todo pela primeira vez em Portugal, e por um vasto conjunto de documentos, grande parte dos quais inéditos, provenientes da Biblioteca de Arte e Arquivos Gulbenkian –nomeadamente, relatórios de obra, documentação interna, correspondência oficial, fotografias e recortes de imprensa – e relacionados com os projetos arquitetónicos realizados no Iraque com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, da autoria de Francisco Keil do Amaral (1910-1975), Carlos Ventura Ramos (1922-2012) e João Hipólito Vaz Raposo (1925-1974): em 1962, o Modern Arts Centre, destinado a edifício-sede da recém-criada Iraqi Artists Society e inaugurado com a exposição, organizada pela FCG, «Exhibition of Works of Contemporary Art Belonging to the Calouste Gulbenkian Foundation», na qual foi apresentado um conjunto de obras de artistas portugueses e internacionais recém-incorporado no acervo da FCG, e que constituem a génese da Coleção Moderna, e o Estádio Al-Sha'ab («do Povo»), inaugurado em 1966, com um jogo de futebol entre o Sport Lisboa e Benfica e a equipa da seleção iraquiana, e integrado nas iniciativas da Semana Cultural Gulbenkian (também, Semana Cultural em Bagdade).

O referido núcleo de obras da Coleção Moderna reunia, por um lado, os artistas iraquianos Dia Al-Azzawi (1939), Faiq Hassan (1914-1992), Hafidh al-Droubi (1914-1991), Hashim Samarchi (1939), Ismail al-Shaikhly (1924-2002), Khalid al-Jadir (1924-1990), Nazar Selim (1925-1982), Rafa Nasiri (1940-2013), Roman Artymowski (1919-1993), Saadi al-Kaabi (1937) e Salim Dabbagh (1941), com obras de pintura, desenho e gravura produzidas, na sua maioria, durante a década de 1960 e adquiridas pela Fundação Calouste Gulbenkian em 1962, 1966 e 1967-1968, em datas relacionadas com a concretização de programas culturais específicos promovidos pela FCG na cidade de Bagdade (projetos arquitetónicos, exposições ou o programa de bolsas de estudo em Portugal, dirigidas a artistas iraquianos); por outro, uma seleção de artistas portugueses e estrangeiros, Ângelo de Sousa (1938-2011), Jan Voss (1936), José Escada (1934-1980), José Rodrigues (1936-2016), Júlio Pomar (1926-2018), Marcelino Vespeira (1925-2002) – autor do cartaz da Semana Cultural Gulbenkian –, Mary Martin (1907-1969), Michaela Rotsch (?-?), René Bertholo (1935-2005), Sebastião Rodrigues (1929-1997) – autor do cartaz da exposição «Tesouros do Museu de Bagdade», organizada em Lisboa em 1965 – e Waldemar da Costa (1904-1983), autores com obras apresentadas em 1966 na exposição «Exhibition of Works of Contemporary Art Belonging to the Calouste Gulbenkian Foundation».

No âmbito da exposição de 2018, foi organizada a conferência internacional «An Alternative Future», que reuniu um conjunto de arquitetos especialistas em intervenções em zonas de conflito, com enfoque no Médio Oriente. Uma iniciativa resultante da parceria da FCG com a plataforma europeia de investigação em arquitetura Future Architecture Platform 2015-2021, cofinanciada pela União Europeia através do Programa Europa Criativa. A iniciativa decorreu em Lisboa, nos dias 25 e 26 de outubro de 2018, e a conferência inaugural foi da responsabilidade do arquiteto libanês Mohamad Hafeda, com atividade também como artista, designer e escritor. O painel de participantes incluía ainda um vasto grupo de outros artistas e arquitetos, convidados pela organização do evento a refletir sobre os temas da exposição patente na Fundação Calouste Gulbenkian e «partilhar as suas investigações e o seu trabalho à luz de um pensamento interdisciplinar que responda aos desafios emergentes dos diálogos entre o Oriente e o Ocidente, com enfoque específico no Médio Oriente e o conflito que aí se vive» (Museu Calouste Gulbenkian. An Alternative Future, 2018).

A programação paralela incluiu ainda a realização de um conjunto de visitas guiadas à exposição (orientadas, umas, pelos curadores da exposição, Patrícia Rosas e Ricardo Agarez; outras, pelo mediador Carlos Carrilho), a conferência internacional intitulada «Repensar o Passado. Memória / Arquivo / Documento – Artes e Arquitetura», organizada nos dias 8 e 9 de novembro de 2018 e resultante da parceria entre o Museu Calouste Gulbenkian, o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL/PRAXIS), o Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital – NOVA FCSH) e o Instituto de História da Arte (IHA – NOVA FCSH). De entre os diversos participantes no evento, destaca-se a presença dos keynote speakers Andreas Huysen, investigador da Universidade de Columbia, e Ernst van Alphen, professor na Universidade de Leiden, que asseguraram as conferências inaugurais, e, nos dias 9 e 16 de janeiro de 2019, duas conferências sobre arte e arquitetura iraquiana: a primeira, assegurada pela historiadora de arte Nada Shabout, intitulada «The 1960s in Iraq. Art and Culture», e a segunda, «Arquitetura Iraquiana», pelo arquiteto Ihsan Fethi, professor na Universidade de Amã, na Jordânia.

A exposição recebeu uma atenção moderada dos meios de comunicação social. Destaque para os artigos de Mariana Pereira, «Lisboa e Bagdade “não eram assim tão diferentes”», com uma entrevista a Hashir Samarchi (Diário de Notícias, 27 out. 2018), e de Davide Pinheiro, «Quando o Benfica foi a Bagdade inaugurar a maior obra da Gulbenkian no mundo», no Jornal i (5 nov. 2018). A exposição e os eventos associados foram divulgados em muitas outras publicações nacionais de referência, como o Observador (30 jul. 2018), o Jornal de Negócios (26 out. 2018), o Diário de Notícias (25 e 27 out. 2018), o Expresso (5 jan. 2019), o Público (26 e 27 out. 2018), o Jornal Económico (14 set. 2018), o Jornal i (26 out. 2018), o Destak (23 out. 2018), o Mundo Português, jornal dirigido maioritariamente à comunidade emigrante (18 nov. e 14 dez. 2018), a revista Sábado (17 out. 2018), a Essential Lisboa (1 out. 2018) e nos canais digitais Artecapital (23 out. 2018; 8 jan. 2019), a C&H – Canela e Hortelã (6 nov. 2018), a Agenda Cultural de Lisboa (2 jan. 2019), o Sapo 24 (17 out. 2018), a Descla (17 nov. 2018), o Gerador (24 out. 2018), a Up (8 jan. 2019) e a RTP Notícias (17 out. 2018).

A mostra teve cobertura televisiva e radiofónica, maioritariamente integrada nos programas de divulgação dos eventos do Museu Calouste Gulbenkian, com referências na RTP, SIC, TVI e Porto Canal, e em alguns programas temáticos, entre os quais se destaca o magazine cultural As Horas Extraordinárias, da RTP3 (15 nov. 2018).

Isabel Falcão, 2022


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Ponte

Ângelo de Sousa (1938-2011)

Ponte, 1964 / Inv. 65P265

The Old City

Dia Al-Azzawi (1939-)

The Old City, 1966 / Inv. PE307

Abstract

Faik Hassan (1914-1992)

Abstract, c. 1962 / Inv. 16DE175

Abstract

Faik Hassan (1914-1992)

Abstract, c. 1962 / Inv. 16DE174

Family 2

Hafidh Al-Droubi (1914-1991)

Family 2, 1962 / Inv. 16PE331

Harmony in Blue

Hafidh Al-Droubi (1914-1991)

Harmony in Blue, 1966 / Inv. PE306

Movement

Hashim Samarchi (1939-)

Movement, 1968 / Inv. GE678

Movement No. 4

Hashim Samarchi (1939-)

Movement No. 4, 1968 / Inv. GE685

S/Título

Hashim Samarchi (1939-)

S/Título, 1968 / Inv. GE676

Sea Image

Hashim Samarchi (1939-)

Sea Image, 1968 / Inv. GE677

Sunrise

Hashim Samarchi (1939-)

Sunrise, 1967 / Inv. DE7

Villagers

Ismael Al-Shaikhli (1924-2002)

Villagers, c. 1962 / Inv. 16DE172

Women

Ismael Al-Shaikhli (1924-2002)

Women, 1966 / Inv. 16DE173

Sem título

Jan Voss (1936-)

Sem título, 1960 / Inv. PE57

S/ Título

José Escada (1934-1980)

S/ Título, 1965 / Inv. 65P276

Pintura

José Rodrigues (1936-2016)

Pintura, 1965 / Inv. 65P1475

Cena na Praia

Júlio Pomar (1926-2018)

Cena na Praia, 1959-1960 / Inv. 62P259

Stranger in Village

Khalid Al-Jadir (1922-1988)

Stranger in Village, c. 1962 / Inv. 16PE329

Oriental Widow

Lorna Selim (1928-2021)

Oriental Widow, 1961 / Inv. PE305

Nine Groups

Mary Martin (1907-1969)

Nine Groups, Inv. RE9

Rababa Player

Nezar Salim (1925-1982)

Rababa Player, c. 1962 / Inv. 16PE330

S/Título

Rafa Nasiri (1940-2013)

S/Título, 1968 / Inv. GE219

S/Título

Rafa Nasiri (1940-2013)

S/Título, 1968 / Inv. GE788

S/Título

Rafa Nasiri (1940-2013)

S/Título, 1968 / Inv. GE789

Words no 1

Rafa Nasiri (1940-2013)

Words no 1, c. 1968 / Inv. DE164

Duas janelas

René Bertholo (1935-2005)

Duas janelas, 1964 / Inv. 65P267

Ways

Roman Artymowski (1919-1993)

Ways, 1965 / Inv. 16PE333

Rendez-vous

Saadi Al-Kabi (1937-)

Rendez-vous, 1961 / Inv. PE304

Pintura 33S

Salim Dabbagh (1941-)

Pintura 33S, 1968 / Inv. DE163

S/Título

Salim Dabbagh (1941-)

S/Título, 1968 / Inv. GE746

Composição em Azul

Waldemar da Costa (1904-1982)

Composição em Azul, (1960) / Inv. PE36


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

À Conversa com os Curadores Patrícia Rosas e Ricardo Agarez

26 out 2018 – 19 jan 2019
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian – Galeria de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

Sobre os Aspetos do Iraque Contemporâneo

11 dez 2018
Fundação Calouste Gulbenkian / Biblioteca de Arte
Lisboa, Portugal
Ciclo de conferências

An Alternative Future

25 out 2018 – 26 out 2018
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

Repensar o Passado. Memória / Arquivo / Documento – Artes e Arquitetura

8 nov 2018
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal
9 nov 2018
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Zona de Congressos
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

The 1960s in Iraq. Art and Culture

9 jan 2019
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

Conferência sobre Arquitetura Iraquiana

16 jan 2019
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

[Arte e Arquitetura entre Lisboa e Bagdade. A Fundação Calouste Gulbenkian no Iraque, 1957 – 1973]

27 out 2018 – 26 jan 2019
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian – Galeria de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Patrícia Rosas; Teresa Gouveia (à dir.)
Ricardo Valentim
Ricardo Valentim
Teresa Gouveia (à esq.); Isabel Mota (ao centro)

Multimédia


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 04822

Pasta com documentação referente à programação das atividades da FCG para os anos de 2017 a 2019. Contém correspondência interna e externa. 2016 – 2017

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa

Conjunto de documentos referentes à exposição. Contém materiais gráficos, caderno de exposição, pressbook, entre outros. 2018

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 04822

Pasta com documentos referentes à exposição. Contém memorandos de reuniões de programação (2016-2017), programação do serviço educativo, memória descritiva do projeto da exposição e correspondência interna e externa. 2016 – 2017

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 04702

Pasta com documentos referentes à produção da Trienal de Arquitetura. Contém desenhos técnicos e memória descritiva da exposição. 2016 – 2016

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 04701

Pasta com documentos referentes à exposição. Contém anteprojeto e correspondência interna e externa. 2016 – 2017

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 99112

Coleção fotográfica, p.b.: infografia (FCG, Lisboa) 2018

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 92894

Coleção fotográfica, cor: aspetos de sala (FCG, Lisboa) 2018

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 92862

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 2018

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 90954

Coleção fotográfica, cor: montagem (FCG, Lisboa) 2018


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.