Raqs Media. However Incongruous

Programa Gulbenkian Próximo Futuro. Ciclo «Arte Pública»

Intervenção do coletivo de artistas indiano Raqs Media (1992), integrada no ciclo «Arte Pública» organizado no âmbito do Programa Gulbenkian «Próximo Futuro». A convite de António Pinto Ribeiro, coordenador do programa, os artistas apresentaram uma peça baseada no rinoceronte enviado por Portugal ao papa Leão X, no século XVI.
Art installation by Indian art collective Raqs Media (1992) included in the public art exhibitions organised for the Gulbenkian Next Future Programme. At the invitation of programme director António Pinto Ribeiro, the artists presented a piece inspired by the rhinoceros sent to Portugal by Pope Leo X.

Entre 2010 e 2013, o Programa Gulbenkian de Cultura Contemporânea «Próximo Futuro» (2009-2015) promoveu, na sua agenda de verão, quatro edições de um ciclo de arte pública nos Jardins Gulbenkian (Jornal Próximo Futuro, n.os 4, 7, 10, 13, 2010-2013).

O coletivo indiano Raqs Media assina um dos trabalhos expostos nos Jardins em 2011. Com o título However Incongruous, é uma peça escultórica em que é notória a citação de Gainda, o famoso rinoceronte indiano exibido em Lisboa durante o reinado de D. Manuel I. Transformado em ícone dos Descobrimentos, o animal ficou célebre através da xilogravura Rhinoceros, realizada em 1515 por Albrecht Dürer, alegadamente a partir de um relato e de um esboço de autoria desconhecida. Após ter sido exibido em Lisboa, Gainda partiu para Roma, destinado a impressionar o papa Leão X e a persuadir a autoridade clerical a sublinhar Portugal como principal potência europeia em territórios não-europeus – um estatuto então em acesa disputa com Espanha. Gainda terminaria tragicamente a sua já trágica história, morrendo vítima de um naufrágio a caminho de Roma.

O coletivo Raqs Media explora simultaneamente o caráter histórico e fabuloso deste episódio, para com ele operar diversas críticas a realidades da História e da contemporaneidade. O modelo tridimensional do rinoceronte é apresentado com uma cela de montar e com um poste de carrossel de feira popular. O alcance satírico é vasto, indo da rábula mais evidente a posições subtis, mas extremamente mordazes, acerca do comércio global, das transações como manifestação de poder, e do modo como essas esferas se foram revolvendo nas suas próprias premissas – desde o mundo quinhentista até ao início do século XXI. Permite também meditar sobre toda a ideia do exótico e sobre o modo como teve no colonialismo ocidental um dos canais das suas buscas e quimeras, tantas vezes violentas.

Podemos imaginar que, simbolicamente, However Incongruous devolvia Gainda a Lisboa, transfigurado em modo de entretém e na fantasia de ser usufruído num jardim público. É um gesto que recorda, assim, as atrações zoológicas que, ao longo da construção da modernidade, foram marcando presença em tantos parques e jardins europeus – inclusivamente nesta mesma zona do antigo Parque de Santa Gertrudes, onde já funcionou um jardim zoológico, e onde atualmente se situa a Sede e Museu Gulbenkian e respetivos jardins.

Os Arquivos Gulbenkian guardam uma memória descritiva deste projeto dos Raqs Media que versa sobre algumas destas considerações (Memória descritiva, 2011, Arquivos Gulbenkian, ID: 267784). Esse texto revela também que o plano inicial seria desenvolver mais modelos de animais de carrossel para irem surpreendendo os visitantes ao longo dos Jardins Gulbenkian. Uma pequena inscrição estaria associada a cada um deles, reafirmando uma dimensão imaginária associada à fábula, ao conto, à dimensão lendária que tantas vezes surge nas apropriações culturais do reino animal, por bestiários ora realistas, ora fantásticos ou exóticos.

O lado literário merece ainda um novo reforço, ao ser revelado, nesse mesmo texto introdutório, que o título do projeto advém das exatas palavras que abrem uma tradução inglesa de A Viagem do Elefante (2008), de José Saramago: «However incongruous it may seem…». O romance versa sobre um outro animal importado da Índia pelos portugueses no século XV, neste caso o elefante Salomão. Novamente transformado em objeto de opulência e poder, Salomão seria submetido a uma segunda viagem, tão mítica quanto factualmente incongruente com as suas origens. Sairia de Lisboa até Viena, como presente do rei D. João III ao seu primo, o arquiduque Maximiano da Áustria, por ocasião do casamento deste monarca.

Registos fotográficos arquivados mostram However Incongruous a ser construída nas oficinas da Fundação Calouste Gulbenkian (Arquivos Gulbenkian, CDVD 1424). Uma reportagem fotográfica realizada pela artista Catarina Botelho cobre diversos eventos do Programa «Próximo Futuro» para 2011 e mostra a peça do coletivo Raqs Media já instalada nos Jardins Gulbenkian (Ibid.).

A edição de 2011 do ciclo «Arte Pública» do «Próximo Futuro» inaugurou a 16 de junho de 2011 e a maior parte das peças ficou patente até 30 de setembro desse ano. Teve coordenação técnica de Jorge Martins Lopes, à semelhança do que acontecera em 2010 e aconteceria em 2012. Simultaneamente a However Incongruous, a edição de 2011 do ciclo «Arte Pública», apresentou as obras Casulo, de Nandipha Mntambo; Abrigo Sublocado, de Kboco; a intervenção de Rodrigo Oliveira e Raquel Melgue no projeto de continuidade na Rulote; a segunda versão dos Chapéus de Sol, da arquiteta Inês Lobo, já apresentados em 2010, e agora com contribuições de Rachel Korman, Bárbara Assis Pacheco, Isaías Correa e Délio Jasse. Os Jardins voltavam também a acolher a Tenda, desenhada por Marisa Vinhas, e igualmente proveniente da edição de 2010. Nela, foram apresentadas obras literárias de autores provenientes de África e da América-Latina e esteve disponível para consulta o website Buala (Jornal Próximo Futuro, n.º 7, mai. 2011, pp. 26-29).

Na cobertura da imprensa, mencione-se um artigo de Celso Martins para o Expresso acerca do ciclo «Arte Pública» do «Próximo Futuro» de 2011 (Martins, Expresso, 25 jun. 2011).

Criado em 1992 em Nova Deli, o coletivo Raqs Media é composto por Jeebesh Bagchi (1965), Monica Narula (1969) e Shuddhabrata Sengupta (1968). A sua atividade multifacetada tem vindo a mover-se entre a criação artística, os projetos curatoriais, a produção ensaística e teórica e a edição.

Daniel Peres, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Programa cultural

Programa Próximo Futuro

2009 – 2015
Fundação Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Programa Próximo Futuro), Lisboa / PPF 00013

Pasta referente à edição de 2011 do Programa Gulbenkian de Cultura Contemporânea «Próximo Futuro». Contém epistolografia, recortes de imprensa, material gráfico e de divulgação. 2011 – 2011

Arquivos Gulbenkian (Programa Próximo Futuro), Lisboa / CDVD 1424

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 2011


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.