Portugal em Flagrante. Operação 1

Primeiro momento da exposição de caráter semipermanente «Portugal em Flagrante», que, partindo da coleção do Centro de Arte Moderna, propunha um olhar sobre a história da arte e da cultura em Portugal no século XX. A mostra reuniu obras essencialmente sobre papel, acompanhadas por material documental e bibliográfico.A estrutura das 3 operações (1, 2 e 3) de «Portugal em Flagrante» mantém-se até ao encerramento do edifício em 2020, acolhendo a rotatividade pontual de alguns núcleos.
First instalment of the semi-permanent “Portugal em Flagrante” exhibition on Portugal’s art and culture history in the 20th century. The show featured works, predominantly on paper, displayed together with documents and books from the Modern Collection. The structure of the 3 instalments (1, 2 and 3) of «Portugal em Flagrante» remains until the closure of the building in 2020, hosting the occasional rotation of some nuclei.

Exposição de caráter semipermanente, que, partindo da coleção do Centro de Arte Moderna, propunha um olhar sobre a história da arte e da cultura em Portugal no século XX.

Com uma duração inicialmente prevista de sete meses, esta mostra desenrolou-se em três momentos ou fases, intituladas «Operação 1» (julho 2016), «Operação 2» (novembro 2016) e «Operação 3» (fevereiro 2017). A partir de 2018 o conjunto das três operações passou a ser apresentado simplesmente como a exposição da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian. Ao longo desse período e até ao encerramento do edifício em 2020 (primeiro por força da pandemia e em continuação dessa circunstância, para obras de renovação e conservação), houve rotação de alguns núcleos e substituição de algumas obras, tanto as do núcleo da Coleção do Centro de Arte Moderna como as do acervo da Biblioteca de Arte e Arquivos Gulbenkian. 

Para o primeiro momento foi composta uma equipa de curadores que juntava profissionais do Museu (Penelope Curtis, Ana Vasconcelos, Leonor Nazaré, Patrícia Rosas Prior) e da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (Ana Barata).

A seleção de obras, essencialmente sobre papel (gravura, desenho, aguarela, fotografia), fazia-se acompanhar por monografias, publicações periódicas, fotografias documentais, catálogos de exposições e livros de artista pertencentes aos fundos documentais da Biblioteca de Arte e de outras instituições nacionais. Esta opção servia uma linha discursiva que pretendia aprofundar o modo como as mudanças políticas e culturais se refletiram na produção artística ao longo do século XX e inícios do século XXI.

Apresentada na Galeria do Piso 01 do Centro de Arte Moderna, esta exposição tirava particular partido da planta retangular do espaço. Este era longitudinalmente percorrido por uma vitrina que funcionava como ponto de partida e fio condutor do discurso expositivo. Ao longo desta vitrina e parede adjacente desenvolvia-se uma aprofundada cronologia que abrangia o século XX e o início do século XXI, apoiada em documentação diversa e complementada com alguns exemplos da atividade artística contemporânea.

Na parede, alguns painéis compostos por texto e imagem davam destaque aos principais acontecimentos que transformaram a vida nacional, desde o Regicídio (1908) e a Implantação da República (1910), passando pela participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial, o derrube do regime republicano em 1926, o Estado Novo, as guerras coloniais, o golpe militar de 25 de Abril de 1974, a descolonização, até à adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia, a Expo'98 e o período da Troika. Em ligação com a vitrina e as obras expostas nessa mesma parede, os painéis serviam para delimitar os períodos históricos, funcionando como elementos orientadores para a leitura do material documental exposto na vitrina, centrado em acontecimentos culturais e artísticos.

Na vitrina, eram documentados, através de fotografias, catálogos de exposições, cartazes e monografias, os desenvolvimentos nos campos das artes visuais, literatura, arquitetura e urbanismo, revelando o surgimento de diferentes modos de divulgação da arte, o nascimento de diversas instituições de arte, as transformações na área do ensino artístico, os novos hábitos culturais e preocupações sociais. Deste modo, eram sublinhados alguns aspetos caracterizadores dos diferentes regimes políticos e da sociedade portuguesa de então, bem como a natureza da relação do poder político com o meio artístico, que contextualizavam algumas das propostas apresentadas nos diferentes núcleos.

Paralelamente a esta linha do tempo, que servia de fio condutor, foram desenvolvidos pequenos núcleos centrados na produção artística das diferentes épocas. Enquanto em alguns casos as obras pareciam ser apresentadas como documentos, ou seja, serviam para ilustrar e aprofundar determinados traços de uma dada época, noutros casos eram integradas no discurso enquanto resultado, consequência ou resposta a dadas conjunturas.

A quebrar a rigidez imposta pela linha do tempo, encontravam-se alguns trabalhos de artistas contemporâneos, como José Luís Neto (1977), Leonel Moura (1948) e Miguel Palma (1964), que revelam a apropriação de imagens e documentos do passado associados a momentos e projetos marcantes da história nacional.

O primeiro núcleo era dedicado à produção das décadas de 1910 e 1920, destacando-se, por um lado, as ruturas estéticas, por outro as temáticas tratadas, o quotidiano nas cidades, a vida mundana e os lugares de lazer, mas também as diferenças sociais entre a classe trabalhadora com grandes dificuldades e a alta burguesia. Os periódicos (ABC, Europa, Contemporânea, Ilustração) surgiam aqui como importantes instrumentos de divulgação do Primeiro Modernismo. Eram então apresentados desenhos e caricaturas, a tinta-da-china, aguarela e pastel, de António Soares (1894-1978), Cristiano Cruz (1892-1951), Emmerico Nunes (1888-1968), Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), Almada Negreiros (1893-1970), Jorge Barradas (1894-1971), Bernardo Marques (1898-1962), Stuart de Carvalhais (1887-1961), mas também gravuras de Adriano de Sousa Lopes (1879-1944), que mostram a devastação e a realidade dura da guerra.

Seguiam-se dois núcleos que abordavam as correntes artísticas surgidas entre o final da década de 1930 e a década de 1940, e que se opunham ao gosto oficial do Estado Novo, como o neorrealismo, o surrealismo e o abstracionismo, reunindo desenhos de Júlio Resende (1917-2011), Lima de Freitas (1927-1998), Júlio Pomar (1926-2018), Cipriano Dourado (1921-1981), colagens de Mário Cesariny (1923-2006), desenhos de Fernando de Azevedo (1923-2002) e fotografias de Fernando Lemos (1926-2019) e Eduardo Nery (1938-2013), mas também algumas fotografias de Victor Palla (1922-2006) integradas no livro Lisboa: Cidade Triste e Alegre (1959).

A geração de artistas que na década de 1960 partiu para Paris, Londres e Munique, por razões políticas ou em busca de formação artística, foi representada noutro núcleo, que incluía trabalhos de René Bertholo (1935-2005), Lourdes Castro (1930), João Vieira (1934-2009), José Barrias (1944), Ana Hatherly (1929-2015), Eduardo Batarda (1943), Paula Rego (1935), Joaquim Rodrigo (1912-1997), Jorge Pinheiro (1931), datados das décadas de 1960 e 1970, sendo Barragem (1980), de Barrias, a obra mais tardia aí apresentada. Muitos destes artistas integraram a exposição «Alternativa Zero – Tendências Polémicas na Arte Portuguesa» (1977), organizada por Ernesto de Sousa e documentada na grande vitrina. Por outro lado, o papel da Fundação Calouste Gulbenkian, de apoio, fomento e promoção da arte portuguesa, através da concessão de bolsas de estudo, organização de exposições, formação de uma coleção de arte moderna e da criação do Centro de Arte Moderna, foi também cuidadosamente documentado.

O último núcleo centrava-se nas décadas de 1980 e 1990 e nos primeiros anos de 2000, reunindo trabalhos de artistas de diferentes gerações, como Manuel Botelho (1950), Daniel Blaufuks (1963), Susana Gaudêncio (1977), Nuno Nunes-Ferreira (1977), José Carlos Teixeira (1977), Mafalda Santos (1980), que problematizam questões relacionadas com a história nacional, com especial enfoque no colonialismo.

Esta mostra, de natureza intencionalmente didática, foi acompanhada por uma pequena publicação, que inclui um texto de Ana Barata, uma das curadoras, e a reprodução de algumas obras apresentadas.

Com algumas menções na imprensa escrita, esta exposição não gerou opiniões consensuais. Aos olhos de Sílvia Souto Cunha, por exemplo, «o eventual best of é transformado numa narrativa complexa, cronológica, pedagógica, que atravessa o último século e picos da vida portuguesa» (Cunha, Visão, 10 set. 2016, s.p.), enquanto para Alexandre Pomar saltaram à vista «várias ausências clamorosas […]: a coleção Vampiro com as capas de Cândido Costa Pinto e Lima de Freitas e antes o Gato Preto de Victor Palla; em geral a não representação do Porto […] dos Encontros de Coimbra e da Ether e das exposições do Jorge Calado em Lisboa e na Gulbenkian de Paris» (Pomar, Blog de Alexandre Pomar. Pintura, Fotografia, crítica, política cultural, etc., 2017).

Mariana Roquette Teixeira, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

A Brigada do Minho na "Ferme du Bois"

Adriano de Sousa Lopes (1879-1944)

A Brigada do Minho na "Ferme du Bois", data desconhecida / Inv. GP849

Canhão desmantelado

Adriano de Sousa Lopes (1879-1944)

Canhão desmantelado, 1918 / Inv. GP848

Duas ordenanças de Infantaria 11

Adriano de Sousa Lopes (1879-1944)

Duas ordenanças de Infantaria 11, sem data / Inv. GP381

s/ título

Adriano de Sousa Lopes (1879-1944)

s/ título, Inv. GP854

Soldados ao parapeito

Adriano de Sousa Lopes (1879-1944)

Soldados ao parapeito, data desconhecida / Inv. GP863

Trincheiras junto ao cemitério

Adriano de Sousa Lopes (1879-1944)

Trincheiras junto ao cemitério, Inv. GP847

Very Light

Adriano de Sousa Lopes (1879-1944)

Very Light, sem data / Inv. GP850

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, janeiro de 1910 / Inv. 86DP371

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP372

Sem título

Américo da Silva Amarelhe (1892-1946)

Sem título, Inv. DP1308

Pax

Ana Hatherly (1929-2015)

Pax, (1987) / Inv. DP1520

Pax

Ana Hatherly (1929-2015)

Pax, (1987) / Inv. DP1521

Pax

Ana Hatherly (1929-2015)

Pax, (1987) / Inv. DP1522

S/Título

Ana Jotta (1946-)

S/Título, 1993 / Inv. 01DP1858

Cabeça

António Soares (1894-1978)

Cabeça, 1922 / Inv. DP865

Cabeça a Pastel

António Soares (1894-1978)

Cabeça a Pastel, 1922 / Inv. DP909

Elegante de Boina, de perfil

António Soares (1894-1978)

Elegante de Boina, de perfil, 1935 / Inv. DP876

Guitarradas

António Soares (1894-1978)

Guitarradas, 1915 / Inv. DP875

Ilustração Portuguesa

António Soares (1894-1978)

Ilustração Portuguesa, 1922 / Inv. DP886

Leviana

António Soares (1894-1978)

Leviana, 1921 / Inv. DP872

No Teatro

António Soares (1894-1978)

No Teatro, 1922 / Inv. DP871

Sem título

Armando Basto (1889 -1923)

Sem título, Inv. DP1434

Desenho neo-realista

Artur Cruzeiro Seixas (1920-2020)

Desenho neo-realista, 1942 / Inv. DP509

Capa para "Civilização nº 1"

Bernardo Marques (1898-1962)

Capa para "Civilização nº 1", Inv. 06DP2528

Maquette para a capa da revista "Ver e Crer"

Bernardo Marques (1898-1962)

Maquette para a capa da revista "Ver e Crer", Inv. 06DP2680

Maquette para a capa da revista "Ver e Crer"

Bernardo Marques (1898-1962)

Maquette para a capa da revista "Ver e Crer", Inv. 06DP2681

Maquette para a capa de revista "Ver e Crer"

Bernardo Marques (1898-1962)

Maquette para a capa de revista "Ver e Crer", Inv. 06DP2682

Maquette para a capa de revista "Ver e Crer"

Bernardo Marques (1898-1962)

Maquette para a capa de revista "Ver e Crer", Inv. 06DP2683

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, 1932 / Inv. DP1673

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, 1922 / Inv. DP225

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, c.1933 / Inv. DP1660

s/título

Bernardo Marques (1898-1962)

s/título, 1932 / Inv. DP1662

Da série Whatever - Beach

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Beach, 2003/004 / Inv. 04DP1894

Da série Whatever - Blessed

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Blessed, 2003/04 / Inv. 04DP1887

Da série Whatever - Legs

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Legs, 2003/04 / Inv. 04DP1893

Da série Whatever - Legs

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Legs, 2003/04 / Inv. 04DP1873

Da série Whatever - The Other Woman

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - The Other Woman, 2003/04 / Inv. 04DP1867

Da série Whatever - Valse

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Valse, 2003/04 / Inv. 04DP1882

A inauguração da exposição colonial "à la minute"

Carlos Botelho (1899-1982)

A inauguração da exposição colonial "à la minute", 1931 / Inv. DP134

Estufa - Fria

Carlos Botelho (1899-1982)

Estufa - Fria, Junho 1938 / Inv. DP135

s/título

Carlos Botelho (1899-1982)

s/título, 1952 / Inv. DP133

Cais da Ribeira - Porto

Carlos Calvet (1928-2014)

Cais da Ribeira - Porto, 1951 / Inv. DP1332

Camponesa

Cipriano Dourado (1921-1981)

Camponesa, 1957 / Inv. GP15

s/título

Cristiano Cruz (1892-1951)

s/título, Inv. DP1040

s/título

Cristiano Cruz (1892-1951)

s/título, Inv. DP1042

I Spy

Daniel Blaufuks (1963-)

I Spy, 2003 / Inv. 03FP428

O Vitória de Marracuene

Eduardo Batarda (1943- )

O Vitória de Marracuene, Dezembro de 1973 / Inv. 98DP1726

Retrato da escritora Maria da Graça Freire

Eduardo Malta (1900-1967)

Retrato da escritora Maria da Graça Freire, 1958 / Inv. DP1773

N.º 11 da série Metamorfoses

Eduardo Nery (1938-2013)

N.º 11 da série Metamorfoses, 2003 / Inv. 05FP460

N.º 29 da série Metamorfoses

Eduardo Nery (1938-2013)

N.º 29 da série Metamorfoses, 2003 / Inv. 05FP465

Ideol

Emília Nadal (1938-)

Ideol, 1977 / Inv. GP1010

S/Título #507

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #507, 1989 / Inv. 04DP2185

S/Título #605 (art as idea as idea as subject idea)

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #605 (art as idea as idea as subject idea), 1989 / Inv. 04DP2281

S/Título

Fernando de Azevedo (1923-2002)

S/Título, c. 1950-51 / Inv. DP441

S/Título

Fernando de Azevedo (1923-2002)

S/Título, c.1950-51 / Inv. DP442

Eu (Auto-retrato)

Fernando Lemos (1926-2019)

Eu (Auto-retrato), 1949-52 / Inv. FP294

Fernando de Azevedo, Vespeira e etc...

Fernando Lemos (1926-2019)

Fernando de Azevedo, Vespeira e etc..., 1949-52 / Inv. FP198

Intimidade dos Armazéns do Chiado

Fernando Lemos (1926-2019)

Intimidade dos Armazéns do Chiado, 1949-52 / Inv. FP258

S/Título

Graça Pereira Coutinho (1949-)

S/Título, 2014-2015 / Inv. 15DP4019

Separação

Helena Almeida (1934-2018)

Separação, Inv. FP13 1-4

S/ Título

João Abel Manta (1928-)

S/ Título, 1972 / Inv. 83DP1128

Quatro

João Vieira (1934-2009)

Quatro, 1975 / Inv. DP2503

Estudo

Joaquim Rodrigo (1912-1997)

Estudo, sem data / Inv. DP317

Estudo

Joaquim Rodrigo (1912-1997)

Estudo, sem data / Inv. DP314

Estudo

Joaquim Rodrigo (1912-1997)

Estudo, sem data / Inv. DP315

Liberdade, Igualdade, Fraternidade

Jorge Barradas (1894-1971)

Liberdade, Igualdade, Fraternidade, 1911 / Inv. DP273

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1920 / Inv. DP985

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1927 / Inv. DP996

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1922 / Inv. DP1010

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1919 / Inv. DP1012

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1921 / Inv. DP994

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1920 / Inv. DP995

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1922 / Inv. DP978

s/título

Jorge Barradas (1894-1971)

s/título, 1927 / Inv. DP977

sem título

Jorge Barradas (1894-1971)

sem título, 1911 / Inv. DP274

sem título

Jorge Barradas (1894-1971)

sem título, 1919 / Inv. DP276

sem título

Jorge Barradas (1894-1971)

sem título, 1933 / Inv. GP819

sem título

Jorge Barradas (1894-1971)

sem título, 1933 / Inv. GP820

sem título

Jorge Barradas (1894-1971)

sem título, 1933 / Inv. GP823

sem título

Jorge Barradas (1894-1971)

sem título, 1933 / Inv. GP824

sem título 
Referência numa etiqueta no verso  "Cabeça".

Jorge Barradas (1894-1971)

sem título Referência numa etiqueta no verso "Cabeça"., 1933 / Inv. GP821

Alegoria de viagem turística de Marcel Duchamp ao Portugal desconhecido (da série "Mensagens III")

Jorge Pinheiro (1931)

Alegoria de viagem turística de Marcel Duchamp ao Portugal desconhecido (da série "Mensagens III"), 1976 / Inv. DP308

Barragem

José Barrias (1944-2020)

Barragem, 1980 / Inv. 96E1254

Título desconhecido

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Título desconhecido, Inv. DP211

Le 1ème Mai - II

José de Guimarães (1939-)

Le 1ème Mai - II, Inv. GP1282

Serigrafia II

José de Guimarães (1939-)

Serigrafia II, Inv. GP1283

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP352

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP353

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP354

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP355

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP356

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP357

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP358

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP360

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP359

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP361

Febre (16)

Julião Sarmento (1948-2021)

Febre (16), Inv. 96DP1639

A refeição do menino ou almoço

Júlio Pomar (1926-2018)

A refeição do menino ou almoço, Inv. GP1394

s/título

Júlio Resende (1917-2011)

s/título, 1950 / Inv. DP77

Sem título

Leal da Câmara (1876-1948)

Sem título, Inv. DP1387

S/Título (Amália # 6)

Leonel Moura (1948-)

S/Título (Amália # 6), 1987 / Inv. 00FP337

s/título

Lima de Freitas (1927-1998)

s/título, 1946 / Inv. DP1176

Sombra de Dália

Lourdes Castro (1930-2022)

Sombra de Dália, Inv. GP949

Sombra projectada de Arroyo

Lourdes Castro (1930-2022)

Sombra projectada de Arroyo, Inv. GP950

Jardim II

Manuel Baptista (1936-)

Jardim II, 1977 / Inv. DP445

Guerra

Manuel Filipe (1908-2002)

Guerra, 1945 / Inv. DP1426 1/2/3

Hora da refeição I

Maria Graça Sarsfield (1947-)

Hora da refeição I, 1983 / Inv. 87FP183

Hora da refeição II

Maria Graça Sarsfield (1947-)

Hora da refeição II, 1983 / Inv. 87FP182

A Poesia está na Rua

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

A Poesia está na Rua, Inv. PE110

Poème

Mário Cesariny (1923-2006)

Poème, Paris 1947 / Inv. DP1385 / a

Título desconhecido

Mário Eloy (1900-1951)

Título desconhecido, Inv. DP787

Título desconhecido

Mário Eloy (1900-1951)

Título desconhecido, Inv. DP788

Mário Henrique Leiria (1923-1980)

s/título, 1949 / Inv. DP1154

s/título

Mily Possoz (1888-1968)

s/título, Inv. DP52

B - sides #11 (túnel)

Nuno Cera (1972-)

B - sides #11 (túnel), 2001 / Inv. 01FP456

Propaganda

Nuno Nunes-Ferreira (1977- )

Propaganda, 2014 / Inv. 14E1773

Sem título

Ofélia Marques (1902-1952)

Sem título, Inv. DP648

As três cabeças de oiro - Série Os Contos Populares Portugueses

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

As três cabeças de oiro - Série Os Contos Populares Portugueses, Inv. DP238

Branca Flor – o diabo e a diaba na cama - Série Os Contos Populares Portugueses

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

Branca Flor – o diabo e a diaba na cama - Série Os Contos Populares Portugueses, Inv. DP237

Branca Flor – Pombas a tomar banho - Série Os Contos Populares Portugueses

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

Branca Flor – Pombas a tomar banho - Série Os Contos Populares Portugueses, Inv. DP242

Branca Flor – Rapaz a brincar com o Diabo - Série Os Contos Populares Portugueses

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

Branca Flor – Rapaz a brincar com o Diabo - Série Os Contos Populares Portugueses, Inv. DP241

O Diabo Gato – Três Diabinhos atados por um cordel branco - Série Os Contos Populares Portugueses

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

O Diabo Gato – Três Diabinhos atados por um cordel branco - Série Os Contos Populares Portugueses, Inv. DP240

Os dois Vizinhos separados por um Rio de Sangue - Série Os Contos Populares Portugueses

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

Os dois Vizinhos separados por um Rio de Sangue - Série Os Contos Populares Portugueses, Inv. DP239

S/ Título n.º 4

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

S/ Título n.º 4, Inv. GP1807

Sem título n.º 2

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

Sem título n.º 2, Inv. GP1806

S/ Título

Pedro Sousa Vieira (1963-)

S/ Título, 1993 / Inv. 95DP1651

sem título

René Bertholo (1935-2005)

sem título, 1964 / Inv. 97DP1714

S/Título

Ruy Leitão (1949-1976)

S/Título, Inv. DP1403

s/título

Stuart Carvalhais (1887-1961)

s/título, Inv. DP1044

Nude on the Floor

Victor Palla (1922-2006)

Nude on the Floor, 1952-54 / Inv. FP495

S/ Título

Victor Palla (1922-2006)

S/ Título, 1956 / Inv. FP324

S/ Título

Victor Palla (1922-2006)

S/ Título, 1957 / Inv. FP326

S/ Título

Victor Palla (1922-2006)

S/ Título, 1956 / Inv. FP327

S/ Título

Victor Palla (1922-2006)

S/ Título, 1956 / Inv. FP330


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

Domingos no Museu. À Descoberta das Coleções

jan 2017
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Visitas para Desenhar. Uma Outra Forma de Ver

13 nov 2016
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Ana Barata (centro) e Paulo Leitão (dir.)
Leonor Nazaré (à esq.), Penelope Curtis, Artur Santos Silva (ao centro), Ana Vasconcelos, Ana Barata (à dir.)
Artur Santos Silva e Ana Barata (à dir.)
Ana Vasconcelos (ao centro), Artur Santos Silva (atrás, à dir.) e Ana Barata (à dir.)

Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 3189

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-Coleção Moderna, Lisboa) 2016

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 3188

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-Coleção Moderna, Lisboa) 2016


Exposições Relacionadas

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