Arquiteturas. Testemunhos Islâmicos em Portugal

Exposição coorganizada pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Aga Khan Trust for Culture, no âmbito da cerimónia de entrega do Aga Khan Award for Architecture. Com comissariado científico de Rosa Varela Gomes, a mostra procurou dar a conhecer algumas descobertas recentes sobre o legado arquitetónico islâmico em Portugal.
Exhibition for the ceremony of the Aga Khan Award for Architecture, organised by the Calouste Gulbenkian Foundation in collaboration with the Aga Khan Trust for Culture. Curated by Rosa Varela Gomes, the show sought to showcase recent discoveries related to the legacy of Islamic architecture in Portugal.

Exposição coorganizada pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Aga Khan Trust for Culture, no âmbito da entrega do Aga Khan Award for Architecture.

A atividade do Aga Khan Trust for Culture (AKTC) centra-se na revitalização social, cultural e económica de países em vias de desenvolvimento, revelando uma particular preocupação pela preservação do património material e imaterial das comunidades muçulmanas, como forma de desenvolvimento. Entre as iniciativas desenvolvidas encontra-se o Aga Khan Historic Cities Programme, a Aga Khan Music Initiative, o Museums Programme e o Aga Khan Award for Architecture. Este prémio trienal, instituído em 1977, tem como objetivo identificar e incentivar o desenvolvimento de conceitos arquitetónicos que respondam às necessidades e aspirações das sociedades com uma presença muçulmana significativa. O local da cerimónia de entrega é escolhido em cada edição e a esse momento é frequentemente associado um programa de seminários, exposições e publicações.

Para a edição de 2013, o local escolhido foi a cidade de Lisboa, mais particularmente o Castelo de São Jorge, e à cerimónia juntou-se uma exposição por iniciativa de Luis Monreal, diretor-geral do AKTC. Numa carta enviada a Artur Santos Silva, presidente da FCG, Monreal explica: «It will be a major event with the presence of world architects and the support of the Portuguese government, and massive international press coverage. It came to my mind that this would be an exceptional opportunity to present to the world architectural community a small but high-level exhibition on the Islamic art and architectural heritage of Portugal, which might then be on view for a few months. […] I am writing to you to see if it would be possible to count with the assistance of the team of the Gulbenkian Museum.» (Carta de Luis Monreal para Artur Santos Silva, 9 abr. 2013, Arquivos Gulbenkian, MCG 03521)

As duas instituições que haviam colaborado anteriormente na mostra «A Educação do Príncipe. Obras-Primas da Coleção do Museu Aga Khan», apresentada na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian (MCG), davam assim continuidade às suas relações na área da cultura.

Com comissariado científico de Rosa Varela Gomes, professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (UNL) e investigadora no Instituto de Arqueologia e Paleociências da mesma universidade, esta exposição procurava dar a conhecer algumas descobertas recentes sobre o legado arquitetónico islâmico em Portugal, fruto de escavações arqueológicas ou de estudos aprofundados sobre achados mais ou menos antigos.

Partindo das estruturas e espólios revelados nas últimas décadas no território português, Rosa Varela Gomes reúne uma seleção de vestígios arquitetónicos de construções de caráter civil e religioso, muitos deles integrados em núcleos museológicos, principalmente situados no centro e no sul do país, entre os quais se encontram alguns nunca antes expostos.

Para a conceção do projeto museográfico, Luis Monreal solicita, na mesma carta, a colaboração de Mariano Piçarra, que havia desenhado a exposição de 2008 (Ibid.).

Sendo os testemunhos expostos muito distintos no que diz respeito à função e dimensão, Mariano Piçarra optou pela construção de vitrinas de grandes dimensões. O espaço escolhido para a exposição foi a Sala Ogival do Castelo de São Jorge, usualmente utilizada para encontros, e não como espaço expositivo.

Em torno de duas das colunas da sala, foi montada uma estrutura em forma de H que reunia três grandes vitrinas divididas no seu interior. Os elementos pétreos, em estuque ou cerâmica, foram expostos com recurso a diferentes suportes, desenhados para o efeito, de forma a serem salientados aspetos artísticos e técnicos.

Os vestígios expostos incluíam elementos estruturais (capitéis, fragmentos de arcos, arcarias), decorativos (placas, fragmentos de estuque de parede) e utilitários (queimador de essências, talha, fragmentos de gelosia, pia de abluções, bocal de cisterna).

De modo a contextualizar alguns destes achados, foram incluídas na exposição maquetas dos principais monumentos islâmicos existentes em Portugal, como o Ribat da Arrifana em Aljezur, a Mesquita de Mértola e o Poço-Cisterna de Silves, todos eles classificados como «Monumento Nacional». No caso do palácio almóada do Castelo de Silves, junto à maqueta das ruínas existentes no local foi apresentada uma simulação do aspeto desse edifício entre os finais do século XII e início do século XIII. O recurso a maquetas reflete igualmente um interesse por dar a conhecer ao público não só as descobertas, mas também o trabalho envolvido na recuperação, estudo e divulgação desse legado, aspeto reforçado na publicação produzida para acompanhar a exposição.

Com textos de Rosa Varela Gomes, a publicação divide-se em duas partes. A primeira reúne textos que apresentam o conhecimento adquirido sobre a presença islâmica em Portugal, revelando paralelamente a influência exercida na arquitetura nacional e as coleções constituídas e seus principais responsáveis. Vários são os arqueólogos citados, sendo os textos ilustrados com registos gráficos produzidos no terreno, reconstituições e fotografias da sua autoria. A segunda parte é dedicada às peças selecionadas para a exposição, sendo as suas reproduções fotográficas acompanhadas de breves textos com dados sobre a proveniência, a função e a forma.

Devido à forte afluência de público, o encerramento desta exposição foi adiado por uma semana.

Mariana Roquette Teixeira, 2020


Ficha Técnica


Publicações


Fotografias


Documentação


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03522

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém ficha de conceção da exposição, correspondência, folheto, «facilities report», lista de obras, contrato de cedência temporária de bens culturais móveis celebrado entre a Direção-Geral do Património Cultural e a Fundação Calouste Gulbenkian, projeto museográfico, autos de entrega e guias de transporte. 2012 – 2013

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03521

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, pedidos de empréstimo. 2013 – 2014


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