Calouste S. Gulbenkian e o Gosto Inglês

Exposição coletiva comissariada por João Carvalho Dias, que reuniu um conjunto de obras, entre pintura, escultura, gravura, arte do livro e documentação arquivística. A mostra foi organizada em diálogo com a exposição «Wentworth-Fitzwilliam. Uma Coleção Inglesa».
Collective exhibition curated by João Carvalho Dias featuring a selection of artworks, including paintings, sculptures, etchings, book art and archive documents. The show was organised in conjunction with the exhibition “Wentworth-Fitzwilliam. An English Collection”.

Exposição coletiva organizada pelo Museu Calouste Gulbenkian (MCG) em parceria com a Biblioteca de Arte e com os Arquivos Gulbenkian. Comissariada por João Carvalho Dias, a mostra «Calouste S. Gulbenkian e o Gosto Inglês» incluiu obras de pintura, escultura, gravura e arte do livro, às quais se juntaram documentos arquivísticos.

Organizada em diálogo com outra exposição patente na Fundação Gulbenkian, «Wentworth-Fitzwilliam. Uma Coleção Inglesa», a mostra integrou obras geralmente guardadas nas reservas do Museu Gulbenkian, de produção inglesa ou criadas ao «gosto inglês».

Após ter terminado a sua formação em Engenharia e Ciências Aplicadas no King's College, em Londres, Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955) fixou residência na capital britânica e adquiriu, em 1897, a sua primeira casa, o n.º 38 de Hyde Park Gardens, onde albergou a sua coleção. No período em que aí residiu, o empresário estabeleceu importantes contactos com negociadores e comerciantes de arte, que o aconselharam na compra de diversas obras de arte.

Além da obra de Sir Joshua Reynolds (1723-1792), Retrato do General William Keppel, oferecida por Calouste Gulbenkian ao Museu Nacional de Arte Antiga em 1949, estiveram patentes, nomeadamente, as obras Retrato de Miss Georgiana Musgrave (1797) (Inv. 310), de James Ward (1769-1859); Dafne (1872) (Inv. 81), de George Frederick Watts (1817-1904), testemunho da clara preferência do artista por motivos inspirados na mitologia clássica; Herma da Vestal Túcia (1818-1819) (Inv. 2214), escultura de Antonio Canova (1757-1822), considerado «o principal mentor da estética neoclássica»; ou Plymouth com Arco-Íris (c. 1825) (Inv. 374), aguarela de Joseph Mallord William Turner (1775-1851) (Calouste S. Gulbenkian e o Gosto Inglês, 2015).

Foram também incluídos nesta exposição alguns bibliónimos, designadamente a obra Nouveau Théâtre de la Grande Bretagne (Inv. LA67A/D), de 1714-1717, com vistas de Londres, ou o álbum da Coleção Walpole (Inv. LA255A/B), de 1788, dedicado a Catarina da Rússia. Além da arte do livro, foi integrado material de arquivo, «na tentativa de desvendar um pouco mais das múltiplas facetas [do] colecionador» (Comunicado de imprensa, 2015, Arquivos Gulbenkian, ID: 27215).

Complementarmente, foi publicado um catálogo (com versão em português e em inglês), dividido em três partes distintas: a primeira, com textos da autoria de João Carvalho Dias, comissário da exposição, propõe uma reflexão a partir da génese da Coleção Gulbenkian, centrando-se num período de aquisição de obras de arte inglesa; a segunda contém a reprodução integral dos objetos que integraram a mostra, incluindo textos da autoria do comissário e das conservadoras do MCG Luísa Sampaio e Maria Rosa Figueiredo; a terceira e última é constituída pela listagem das publicações provenientes da biblioteca pessoal de Calouste Gulbenkian e do material de arquivo que integrou a mostra.

Durante os 106 dias em que esteve patente na Fundação Gulbenkian, a exposição «Calouste S. Gulbenkian e o Gosto Inglês» recebeu 21 223 visitantes e foi referenciada na imprensa nacional conjuntamente com a exposição «Wentworth-Fitzwilliam. Uma Coleção Inglesa».

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Herma da Vestal Tucia

Antonio Canova (1757-1822)

Herma da Vestal Tucia, 1818 - 1819 / Inv. 2214

Bacanal (Cathal and the Woodfolk)

Charles Sargeant Jagger (1881-1934)

Bacanal (Cathal and the Woodfolk), 1914 / Inv. 576

Mr Tomkins

Charles Turner (1773-1857)

Mr Tomkins, 1805 / Inv. 1783

The Cornfield

David Lucas (1802-1881)

The Cornfield, 1834 / Inv. 1881

The Lock

David Lucas (1802-1881)

The Lock, Inv. 1898

Busto do Imperador Vitélio

Desconhecido

Busto do Imperador Vitélio, Séc. XIX-XX / Inv. 683

Flamma Vestalis

Eugène Gaujean (1850-1900)

Flamma Vestalis, Inv. 2128

Miss Farren

Francesco Bartolozzi (1725-1815)

Miss Farren, 1792 / Inv. 1738

Dafne

George Frederick Watts (1817-1904)

Dafne, 1872 / Inv. 81

Paisagem com Cabana e Personagens

George Morland (1763-1804)

Paisagem com Cabana e Personagens, 1795 / Inv. 428

Georgiana, Duchess of Devonshire and her daughter

Georges Keating (1762-1842)

Georgiana, Duchess of Devonshire and her daughter, Inv. 2351

Nouveau Théâtre de la Grande Bretagne : ou description exacte des Palais du Roy et des Maisons les plus considerables des Seigneurs & des Gentilshommes de la Grande Bretagne. Le tout dessiné sur les lieux, & gravé en quatre-vingt Planches où l'on voit aussi les armes des Seigneurs & des Gentils hommes.

Hayday & Co.

Nouveau Théâtre de la Grande Bretagne : ou description exacte des Palais du Roy et des Maisons les plus considerables des Seigneurs & des Gentilshommes de la Grande Bretagne. Le tout dessiné sur les lieux, & gravé en quatre-vingt Planches où l'on voit aussi les armes des Seigneurs & des Gentils hommes., Séc. XIX-XX / Inv. LA67A/D

Lady Hamilton as "Nature"

Henry Meyer (1782-1847)

Lady Hamilton as "Nature", c. 1782-1784 / Inv. 1759

Chamariz para Patos Bravos

James Stark (1794-1859)

Chamariz para Patos Bravos, c. 1834 / Inv. 486

Diana e Actéon

James Ward (1769-1859)

Diana e Actéon, c. 1798-1811 / Inv. 309

Mrs Billington as St Cecilia

James Ward (1769-1859)

Mrs Billington as St Cecilia, Inv. 2354

Mrs Michael Angelo Taylor as "Miranda"

James Ward (1769-1859)

Mrs Michael Angelo Taylor as "Miranda", c. 1798 / Inv. 1792

Retrato de Georgina Musgrave

James Ward (1769-1859)

Retrato de Georgina Musgrave, 1797 / Inv. 310

A Set of prints engraved after the most capital paintings in the collection of Her imperial majesty the Empress of Russia, lately in the possession of the Earl of Orford at Houghton in Norfolk, with plans, elevations, sections, chimney pieces and ceilings.

John Boydell (1719-1804)

A Set of prints engraved after the most capital paintings in the collection of Her imperial majesty the Empress of Russia, lately in the possession of the Earl of Orford at Houghton in Norfolk, with plans, elevations, sections, chimney pieces and ceilings., 1788 / Inv. LA255A/B

Retrato de Miss Frances Beresford

John Hoppner (1758-1810)

Retrato de Miss Frances Beresford, c. 1785 / Inv. 2383

Giovanna Baccelli

John Jones (c. 1745-1797)

Giovanna Baccelli, 1784 / Inv. 1766

Baco

John Michael Rysbrack (1693-1770)

Baco, 1751 / Inv. 2216

Mrs. Carnac

John Raphael Smith (1752-1812)

Mrs. Carnac, 1778 / Inv. 1782

Bailarina Javanesa

John Singer Sargent (1856-1925)

Bailarina Javanesa, c. 1889 / Inv. 509

Estrada à Beira-rio e Ponte

Sir Augustus Wall Callcott (1779-1844)

Estrada à Beira-rio e Ponte, 1ª metade do séc. XIX / Inv. 537

Laleham

Sir David Young Cameron (1865-1945)

Laleham, 1901 / Inv. 1829

Plymouth com Arco-Íris

TURNER, Joseph (1775-1851)

Plymouth com Arco-Íris, Inv. 374

"Mary Isabella, Duchess of Rutland"

Valentine Green (1739-1813)

"Mary Isabella, Duchess of Rutland", c. 1779-1782 / Inv. 1757

Georgiana, Duchess of Devonshire

Valentine Green (1739-1813)

Georgiana, Duchess of Devonshire, 1780 / Inv. 1753

The Countess of Salisbury

Valentine Green (1739-1813)

The Countess of Salisbury, 1781 / Inv. 1758

The Ladies Waldegrave

Valentine Green (1739-1813)

The Ladies Waldegrave, 1781 / Inv. 2349

Valentine Green

Valentine Green (1739-1813)

Valentine Green, 1788 / Inv. 1741


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

[Calouste S. Gulbenkian e o Gosto Inglês]

27 nov 2015 – 28 mar 2016
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian – Galeria de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Conferência de imprensa
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 8524

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 2015


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.