Arshile Gorky e a Coleção

Exposição temporária de obras da coleção do Centro de Arte Moderna, em torno do trabalho de Arshile Gorky (1904-1948). Foram expostas 94 obras, que permitiram uma revisitação da arte do século XX, no âmbito de um vasto programa de atividades que contemplou visitas guiadas e performances.
Temporary exhibition of works from the Calouste Gulbenkian Foundation’s Modern Collection on the work of Arshile Gorky (1904-1948). The show was part of an extensive programme of activities such as guided tours and performances and featured 94 artworks revisiting twentieth-century art.

De 5 de junho de 2014 a 31 de maio de 2015, o Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) apresentou «Arshile Gorky e a Coleção», exposição que reuniu grandes nomes da arte portuguesa em torno da obra do artista arménio Arshile Gorky (1904-1948). Isabel Carlos, Ana Vasconcelos, Leonor Nazaré e Patrícia Rosas foram as curadoras desta mostra, cuja inauguração, na Galeria de Exposições Temporárias (piso -1), a 4 de junho de 2014, ocorreu simultaneamente com a inauguração das exposições «Daqui Parece uma Montanha», «Túlia Saldanha (1930-1988)» e «André Guedes. Prospecto, Cena III, Intervalo e Cena IV», e contou com a presença de Artur Santos Silva e Teresa Gouveia, respetivamente, presidente e administradora da FCG.

Com 94 obras, pertencentes ao acervo do CAM ou aqui depositadas, a exposição propôs uma revisitação da arte do século XX, sendo construída à volta de quatro grandes temas – «Retrato», «Natureza-Morta», «Surrealismo» e «Abstração» – introduzidos por Arshile Gorky, cuja obra, segundo Ana Vasconcelos, «permite falar da arte americana e europeia do século XX, num diálogo em que igualmente se inscrevem vários artistas portugueses» (Arshile Gorky e a Coleção, 2014, p. 2).

Este diálogo foi estabelecido através da convocação dos mesmos tópicos de pesquisa artística, visíveis, por exemplo, no estudo a guache para a série de desenhos Jazz Hot et Machinisme (1935), de Frantisek Kupka (1871-1957), e nos estudos de Gorky para os murais Aviation: Evolution of forms under aerodynamic limitation (1935-36), que conjugam abstracionismo e figuração e se inserem num programa de preocupações artísticas e de levantamento iconográfico em voga na altura, relacionado com o entendimento técnico do funcionamento das máquinas de aviação.

Ervand Kotchar (1899-1979), outro artista arménio, esteve também representado nesta exposição, através das obras Tête (1933) e Mélancolie (1959), que exprimem princípios do Manifesto Dimensionista, que apela «à diluição das fronteiras entre as artes e à aplicação na prática artística das novas ideias sobre “Espaço-Tempo” e dos novos dados técnicos da época» (Arshile Gorky e a Coleção, 2014, p. 2). Estes princípios foram depois difundidos no panorama artístico lisboeta com o regresso de Paris de António Pedro (1909-1966), embora assumindo um estilo de cariz surrealista, ao surgir no trabalho de artistas portugueses como Cândido Costa Pinto (1911-1976), Marcelino Vespeira (1925-2002) e Mário Cesariny (1923-2006).

Segundo Ana Vasconcelos, a forte presença da obra de Gorky no trabalho de artistas portugueses é assinalável num poema-colagem de duas folhas, de Mário Cesariny, que constitui um comentário irónico sobre a Exposition International du Surréalisme, de 1947, na qual Gorky foi convidado a expor. Também na obra de Paula Rego (1935-2022) se sente a presença do artista arménio, validada pela enorme admiração que a artista portuguesa confessou ter por Gorky, após o contacto com a sua obra na primeira exposição realizada em Portugal, em 1965, na Sociedade Nacional de Belas-Artes.

Apesar de Gorky não ter uma forte presença na Coleção Moderna, o grande número de obras pertencente à Eastern Diocese of the Armenian Church of America, constituído por pinturas sobre tela, pinturas e desenhos sobre papel, litografias e três modelos de arados arménios, que se encontra em depósito no CAM, permitiu um entendimento vasto da obra deste artista. Pertencentes à Coleção Moderna, estiveram expostas as obras Vale of the Armenians (1944), Sem Título (Paisagem da Virgínia) (1947) e Garden of Wish Fulfilment (1944).

Os trabalhos mais antigos apresentados datam da década de 1920, altura em que o processo artístico de Gorky passava pela imitação da pintura de artistas como Picasso (1881-1973), Cézanne (1939-1906), Braque (1882-1963), Léger (1881-1955) e De Chirico (1888-1978), dos quais tomava conhecimento através da constante visita a museus e galerias em Nova Iorque. O artista arménio demorava horas nessas exposições, formando, por vezes, «um óculo com as mãos para se concentrar nos pormenores estudados» (Arshile Gorky e a Coleção, 2014, p. 5). As obras selecionadas mostravam também a influência de Miró (1893-1983) e Kandinsky (1866-1944), aos quais foi buscar a intensidade dos jogos cromáticos e a fluidez da composição de elementos perdidos no espaço, que por sua vez lhe deram acesso a uma forma lírica de gravar momentos da memória.

No relatório final da exposição, apontam-se como pontos fortes a visibilidade das obras e a facilidade de circulação, e como pontos mais fracos a documentação insuficiente.

A receção da crítica portuguesa à exposição foi maioritariamente positiva, sendo classificada por Celso Martins com três estrelas. No artigo que escreveu para o Actual, suplemento do jornal Expresso, o crítico revelava-se surpreso com o diálogo proposto entre a obra de Gorky e o trabalho de alguns artistas portugueses, como Fernando Calhau (1948-2002), Fernanda Fragateiro (1962) e Ana Vidigal (1960), «presenças de sentido menos evidente que não desmancham, porém, o jogo de proximidades que dá sentido a esta revisitação da coleção» (Martins, Expresso, 6 set. 2014).

Apesar de não ter editado um catálogo, o CAM publicou uma pequena brochura com um texto assinado por Ana Vasconcelos e com o programa de atividades associadas à exposição.

O programa de atividades foi vasto e incluiu diversas visitas guiadas, das quais se destacou a iniciativa «Em Contacto! Artistas e Curadores», que estabeleceu o contacto direto e informal entre os visitantes e os artistas e as curadoras responsáveis pela exposição.

A palestra dada pela professora Kim S. Theriault, intitulada «Arshile Gorky. Em busca do abstrato» e inserida na Semana da Cultura Arménia, permitiu um novo olhar sobre o artista e a sua obra.

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, e no dia em que a exposição encerrou, foi realizada uma performance no espaço expositivo, intitulada Logo à Noite no Lago Van, que contou com a participação de Levon Mouradian (violoncelo), Miguel Horta (texto e narração), Anna Mouradian (violoncelo e piano), Nariné Dellalian (violino) e Marina Dellalyan (piano). Esta performance resultou da colaboração com o Serviço das Comunidades Arménias e pretendeu, através do contacto direto com as obras, celebrar o artista e a obra, «cruzando para isso a investigação, a música e a narração numa proposta criativa para todos os públicos» («Arshile Gorky e a Coleção» [Programa], 2014, Arquivos Gulbenkian, ID: 114897).

Carolina Gouveia Matias, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

(Étude B / Estudo B)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Étude B / Estudo B), Inv. 77P6

(Natureza viva dos objectos)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

(Natureza viva dos objectos), Inv. 86P35

Étude A [Gemälde A / Quadro A]

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Étude A [Gemälde A / Quadro A], Inv. 13P1753

Oceano vermelhão azul cabeça  AZUL  (continuidades simbólicas) Rouge bleu vert

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Oceano vermelhão azul cabeça AZUL (continuidades simbólicas) Rouge bleu vert, Inv. 77DP358

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 92DP1110

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido, Inv. 86DP331

Título desconhecido (Nature morte)

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)

Título desconhecido (Nature morte), Inv. 78P155

Falo-lhe em alhos, responde-me em bugalhos (série À Cautela)

Ana Vidigal (1960-)

Falo-lhe em alhos, responde-me em bugalhos (série À Cautela), 1995 / Inv. DP3287

Humility (série À Cautela)

Ana Vidigal (1960-)

Humility (série À Cautela), 1995 / Inv. DP3289

Retrato de Jerónimo Bosch (série exercício)

António Areal (1934-1978)

Retrato de Jerónimo Bosch (série exercício), 1958 / Inv. 83P649

S/Título

António Areal (1934-1978)

S/Título, 1961 / Inv. 79P1084

S/título

António Areal (1934-1978)

S/título, 1958 / Inv. 83P648

S/Título

António Palolo (1946-2000)

S/Título, 1968/69 / Inv. IM4

Escultura

António Pedro (1909-1966)

Escultura, 1952 / Inv. 79E758

Portrait de Vieira

Arpad Szenes (1897-1985)

Portrait de Vieira, 1948 / Inv. PE94

Garden of Wish Fulfillment

Arshile Gorky (1904-1948)

Garden of Wish Fulfillment, Inv. 85PE69

Sem título (Paisagem da Virgínia)

Arshile Gorky (1904-1948)

Sem título (Paisagem da Virgínia), Inv. 85DE139

Vale dos Arménios

Arshile Gorky (1904-1948)

Vale dos Arménios, Inv. 85DE138

Mão

Artur Cruzeiro Seixas (1920-2020)

Mão, 1960 / Inv. 80E695

s/ título

Aureliano Lima (1916-1984)

s/ título, Inv. 82E903

Mulher da época

Cândido Costa Pinto (1911-1976)

Mulher da época, 1941 / Inv. 83P117

s/título

Cândido Costa Pinto (1911-1976)

s/título, 1945 / Inv. 83P116

Os cabelos da virgem

Carlos Calvet (1928-2014)

Os cabelos da virgem, 1950 / Inv. DP1310

"La petite"

Eduardo Viana (1881-1967)

"La petite", (1917) / Inv. 69P38

K4 Quadrado Azul

Eduardo Viana (1881-1967)

K4 Quadrado Azul, 1916-1917 / Inv. 83P37

Mélancolie

Ervand Kotchar (1899-1979)

Mélancolie, 1959 / Inv. EE36

Tête

Ervand Kotchar (1899-1979)

Tête, 1933 / Inv. EE37

Nature Morte

Fernand Léger (1881-1955)

Nature Morte, 1928 / Inv. PE127

(Not) Reading Landscape #1

Fernanda Fragateiro (1962)

(Not) Reading Landscape #1, Inv. 10E1620

S/Título #603

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #603, 1974 / Inv. 04DP2279

S/Título #604

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #604, 1974 / Inv. 04DP2280

S/Título #61

Fernando Calhau (1948-2002)

S/Título #61, 1970 / Inv. 04P1291

CADAVRE EXQUIS (1ª Experiência colectiva pelo processo Cadavre Exquis)

Fernando de Azevedo (1923-2002)

CADAVRE EXQUIS (1ª Experiência colectiva pelo processo Cadavre Exquis), Abril de 1948 / Inv. 83P119

S/Título

Fernando de Azevedo (1923-2002)

S/Título, c. 1950-51 / Inv. DP441

S/Título

Fernando de Azevedo (1923-2002)

S/Título, c.1950-51 / Inv. DP442

A mão e a faca

Fernando Lemos (1926-2019)

A mão e a faca, 1949-52 / Inv. FP235/1

Cena Humana

Fernando Lemos (1926-2019)

Cena Humana, 1949-52 / Inv. FP195/2

Pintura

Fernando Lemos (1926-2019)

Pintura, 1962 / Inv. 89P176

Étude pour la Série Jazz Hot et Machinisme

Frank Kupka (1871-1957)

Étude pour la Série Jazz Hot et Machinisme, 1935 / Inv. DE93

s/ título

João Charters de Almeida (1935)

s/ título, 1972 / Inv. 82E966

Ave do Paraíso Fêmea

João Cutileiro (1937-2021)

Ave do Paraíso Fêmea, 1965 / Inv. 90E964

Natureza morta

Jorge Barradas (1894-1971)

Natureza morta, 1926 / Inv. 83P68

S/ Título (Escultura n.º 3)

Jorge Vieira (1922-1998)

S/ Título (Escultura n.º 3), 1966 / Inv. 66E283

[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café " A Brasileira" do Chiado, Lisboa)

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café " A Brasileira" do Chiado, Lisboa), Inv. 83P57

[Autorretrato]

José de Almada Negreiros (1893-1970)

[Autorretrato], Inv. DP220

Autorretrato

José de Almada Negreiros (1893-1970)

Autorretrato, Inv. DP195

Pequenos animais sobre a areia

Júlio dos Reis Pereira (1902-1983)

Pequenos animais sobre a areia, 1932 / Inv. 80P369

Almada I

Júlio Pomar (1926-2018)

Almada I, Inv. 83P771

D. Quixote e os Carneiros

Júlio Pomar (1926-2018)

D. Quixote e os Carneiros, Inv. 83P767

S/Título

Luis Dourdil (1914-1989)

S/Título, 1978 / Inv. 80P1004

O salto da evidência erótica

Marcelino Vespeira (1925-2002)

O salto da evidência erótica, 1948 / Inv. 83P479

Nature morte bleue

Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)

Nature morte bleue, Inv. PE107

Naniôra - Uma e duas

Mário Cesariny (1923-2006)

Naniôra - Uma e duas, 1960 / Inv. 80P120

O surrealismo

Mário Cesariny (1923-2006)

O surrealismo, 1959 / Inv. 83P858

Poème

Mário Cesariny (1923-2006)

Poème, Paris 1947 / Inv. DP1385 / a

A Fuga

Mário Eloy (1900-1951)

A Fuga, Inv. 04P1268

Minha mãe

Mário Eloy (1900-1951)

Minha mãe, Inv. 99P832

O meu retrato

Mário Eloy (1900-1951)

O meu retrato, Inv. 83P198

Mário Henrique Leiria (1923-1980)

s/título, 1949 / Inv. DP1154

Henrique VIII

Menez (1926-1995)

Henrique VIII, 1966 / Inv. 67P187

Objecto (Paralelepípedo)

Menez (1926-1995)

Objecto (Paralelepípedo), 1969 / Inv. 80E194

Justaposição Ondulada I

Odetto Guersoni (1924-2007)

Justaposição Ondulada I, 1974 / Inv. GE126

Justaposição Ondulada VIII

Odetto Guersoni (1924-2007)

Justaposição Ondulada VIII, 1975 / Inv. GE127

O Ninho

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

O Ninho, Inv. P1472

Tríptico

Paula Rego (Lisboa, Portugal, 1935 – Londres, Inglaterra, 2022)

Tríptico, Inv. 83P973

sem título

Roger Bissière (1888-1964)

sem título, Inv. PE118

"Objet Infernel"

Ruy Leitão (1949-1976)

"Objet Infernel", Março de 1969 / Inv. DP2427


Eventos Paralelos

Programa cultural

Semana da Cultura Arménia

12 out 2014 – 19 out 2014
Fundação Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal
Performance

Logo à Noite no Lago Van

mai 2015
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Arshile Gorky, um Arménio em Nova Iorque

mai 2015
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

Arshile Gorky. Em Busca do Abstrato

16 out 2014
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Em Contacto! Artista e Curadoras

set 2014 – dez 2014
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

À Descoberta do CAM. Visitas de Domingo

out 2014 – dez 2014
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Appetizer. Um Pouco de Arte à Hora do Almoço

dez 2014
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

Caderno de Apontamentos. Visitas Desenhadas

out 2014 – mar 2015
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Levon Mouradian (à esq.), Marina Dellalyan (a frente), Miguel Horta (ao fundo)
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Miguel Horta (à esq.), Nariné Dellalian (à dir.)
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Nariné Dellalian
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Anna Dellalian Mouradian, Miguel Horta e Nariné Dellalian (ao fundo)
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Miguel Horta
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Levon Mouradian (à esq.), Marina Dellalyan (ao centro), Nariné Dellalian (à dir.)
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Miguel Horta
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Miguel Horta
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Miguel Horta
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Miguel Horta
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta, Miguel Horta.
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Levon Mouradian (à esq.), Nariné Dellalian (ao centro), Anna Dellalian Mouradian (à dir.)
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Miguel Horta (à esq.), Nariné Dellalian, Anna Dellalian Mouradian, Marina Dellalyan (à dir.)
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Miguel Horta (à esq.), Nariné Dellalian (à dir.)
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Miguel Horta
Palestra «Semana da Cultura Arménia. Arshile Gorky: Em busca do Abstrato» proferida por Kim Theriault
Palestra «Semana da Cultura Arménia. Arshile Gorky: Em busca do Abstrato» proferida por Kim Theriault
Palestra «Semana da Cultura Arménia. Arshile Gorky: Em busca do Abstrato» proferida por Kim Theriault
Palestra «Semana da Cultura Arménia. Arshile Gorky: Em busca do Abstrato» proferida por Kim Theriault
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta.Miguel Horta (à esq.), Levon Mouradian (à dir.)
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Miguel Horta (ao centro). Nariné Dellalian (à esq.)
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Miguel Horta
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Levon Mouradian (à esq.), Marina Dellalyan (ao piano), Nariné Dellalian (à dir.)
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta.Miguel Horta (à esq.), Levon Mouradian (ao centro), Nariné Dellalian (à dir.)
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta.Miguel Horta (à esq.), Nariné Dellalian (ao centro), Ana Vasconcelos (à dir.)
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta.Nariné Dellalian (à esq.), Anna Mouradian, Levon Mouradian (ao centro), Marina Dellalyan (à dir.)
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta.Miguel Horta (ao centro), Marina Dellalyan (à dir.)
Performance «Arshile Gorky e a Coleção. Logo à Noite no Lago Van», de Miguel Horta. Anna Dellalian Mouradian
Palestra «Semana da Cultura Arménia. Arshile Gorky: Em busca do Abstrato» proferida por Kim Theriault
Palestra «Semana da Cultura Arménia. Arshile Gorky: Em busca do Abstrato» proferida por Kim Theriault
Palestra «Semana da Cultura Arménia. Arshile Gorky: Em busca do Abstrato» proferida por Kim Theriault
Palestra «Semana da Cultura Arménia. Arshile Gorky: Em busca do Abstrato» proferida por Kim Theriault
Isabel Carlos (à dir.)
Luísa Santos e Sara Matos
Ana Vasconcelos (à esq.), Teresa Gouveia (ao centro) e Isabel Carlos (à dir.)
Artur Santos Silva (à esq.) e Eduardo Lourenço (à dir.)
Ana Vieira (à esq.) e Zambeze Almeida
Artur Santos Silva

Multimédia


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00716

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém caderno CAM, relatórios finais, maquetas do caderno CAM, orçamentos e lista de obras. 2014 – 2015

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 85740

Coleção fotográfica, cor: performance (FCG-CAM, Lisboa) 2015

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 4451

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG-CAM, Lisboa) 2014

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 4438

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG-CAM, Lisboa) 2014

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 84575

Coleção fotográfica, cor: palestra (FCG-CAM, Lisboa) 2014


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.