O Traço e a Cor. Desenhos e Aguarelas na Coleção Calouste Gulbenkian

Exposição coletiva dedicada à apresentação da coleção de desenhos e aguarelas adquiridas por Calouste Gulbenkian entre 1905 e 1937. Comissariada por Manuela Fidalgo, esta iniciativa serviu para mostrar não só a relação do colecionador com a arte do desenho, como também um núcleo habitualmente mantido em reserva por razões de conservação.
Collective exhibition devoted to drawings and watercolours acquired by Calouste Gulbenkian between 1905 and 1937. Curated by Manuela Fidalgo, the initiative not only illustrated the collector’s relationship with the art of drawing, but also showcased a collection usually kept in storage for conservation reasons.

Exposição coletiva organizada pelo Museu Calouste Gulbenkian (MCG) e dedicada exclusivamente à apresentação da coleção de desenhos e aguarelas adquiridos por Calouste Gulbenkian entre 1905 e 1937. Comissariada por Manuela Fidalgo, conservadora do MCG, esta iniciativa serviu para mostrar não só a relação do colecionador com a arte do desenho, mas também um núcleo habitualmente mantido em reserva por razões de conservação.

Além de cerca de 40 desenhos, a mostra incluiu um conjunto mais reduzido de aguarelas. Num dos textos do catálogo, Manuela Fidalgo esclarece que Calouste Sarkis Gulbenkian, apesar de ter adquirido alguns estudos preparatórios – pela sua qualidade e perfeito estado de conservação –, se sentia sobretudo atraído pela obra acabada, capaz de satisfazer os seus requisitos de colecionador, cujo lema consistia em só se contentar com «o melhor».

Esta seria a primeira vez que o núcleo de espécimes gráficos da Coleção Gulbenkian foi apresentado depois das inundações de 1967 que assolaram Portugal, e especialmente a região de Lisboa, infligindo danos quase irreversíveis em numerosas obras da Coleção que, enquanto decorria a construção do Museu Calouste Gulbenkian, se encontravam depositadas no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. No ano seguinte àquela calamidade natural, as obras viajaram para o Rijksmuseum, em Amesterdão, onde 35 dos 40 desenhos foram restaurados. As restantes obras foram posteriormente tratadas graças aos avanços científicos na área do restauro e ao trabalho da equipa de técnicos da Oficina de Restauro do Museu Gulbenkian (O Traço e a Cor. Desenhos e Aguarelas na Coleção Gulbenkian, 2014).

Provenientes dos principais centros de produção europeus (França, Holanda, Flandres, Reino Unido, Itália), os desenhos e aguarelas integrados na exposição apresentaram algumas das temáticas mais recorrentes em toda a Coleção Gulbenkian: paisagem, retrato, cenas religiosas ou naturezas-mortas.

Entre os artistas representados, destacavam-se nomes como Antoon van Dyck (1599-1641), Albrecht Dürer (1471-1528), Félix Ziem (1821-1911), Hans Holbein, o Velho (1460-1524), Jean-Antoine Watteau (1684-1721), Jean-Honoré Fragonard (1732-1806) ou Jacob van Ruisdael (1628-1682).

Dentro do pequeno conjunto de aguarelas selecionadas para a mostra, a atenção centrava-se nos trabalhos de William Turner (1775-1851), Ruínas da Abadia de Tintern (c. 1794) e Plymouth com Arco-Íris (c. 1825), bem como nas 57 aguarelas ilustrativas das fábulas de Jean de La Fontaine (1621-1695), reunidas num álbum encomendado por Gulbenkian a Jean Dunand (1877-1942) (O Traço e a Cor. Desenhos e Aguarelas na Coleção Gulbenkian, 2014).

O projeto expositivo ficou a cargo de Mariano Piçarra e foi organizado cronologicamente entre os séculos XVI e XX. O percurso encerrava com os desenhos mais recentes de Paul Jouve (1878-1973), Águia-Real (c. 1914) e Pantera-Negra e Serpente (Python) (1920), e do artista japonês Léonard Tsuguharu Foujita (1886-1968), a série Paisagem (c. 1927), desenhando-se um circuito expositivo que percorria os momentos mais significativos da história da arte do desenho.

Foi também incluído na mostra um conjunto de manuscritos impressos pertencentes à Coleção Gulbenkian, ilustrados com desenhos e aguarelas originais das épocas apontadas, com o intuito de enriquecer a temática.

A exposição foi complementada com uma conferência de José Luís Porfírio, museólogo, crítico de arte e antigo diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, intitulada «O vestígio, o documento, a obra nos desenhos de Calouste Gulbenkian», realizada no dia 4 de setembro de 2014 no Auditório 3 da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

Um dia antes da inauguração da mostra, o Museu Calouste Gulbenkian recebeu a visita oficial do ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional dos Emiratos Árabes Unidos, o xeque Abdullah bin Zayed Al Nahyan, que visitou a exposição sob a orientação de Manuela Fidalgo e acompanhado pelo presidente da FCG, Artur Santos Silva.

A exposição recebeu 11 077 visitantes durante os 75 dias que esteve patente ao público.

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Pato-Bravo Morto

Albrecht Dürer (1471-1528)

Pato-Bravo Morto, Inv. 140

Três Estudos da Cabeça de uma Jovem

Antoine Watteau (1684-1721)

Três Estudos da Cabeça de uma Jovem, Inv. 2300

Estudo de Armadura

Anton van Dyck (1599-1641), atrib.

Estudo de Armadura, 1627-1632 / Inv. 141

Adolphe, anecdote trouvée dans les papiers d'un inconnu.

Benjamin Constant de Rebecque (1767-1830)

Adolphe, anecdote trouvée dans les papiers d'un inconnu., 1816 / Inv. LM49A

Shipbreaking Talmouth

BONE, David Muirhead (1876-1953)

Shipbreaking Talmouth, c. 1899 (?) / Inv. 2158

Faneuse au repos

BRETON, Jules-Adolphe-Aimé-Louis (1827-1905)

Faneuse au repos, 1891 / Inv. 460

Retrato do Marquês de Marigny

Charles Nicolas Cochin, filho (1715-1790)

Retrato do Marquês de Marigny, 1781 / Inv. 458

Figura Feminina. Estudo para o desenho "Nascimento de Luís XV"

Charles-Nicolas Cochin, o Jovem (1715 - 1790)

Figura Feminina. Estudo para o desenho "Nascimento de Luís XV", 1753 / Inv. 2872

Nascimento de Luís

Charles-Nicolas Cochin, o Jovem (1715 - 1790)

Nascimento de Luís, Inv. 459

O Pastor e o Mar

CLAIRIN, Georges-Jules-Victor (1843-1919)

O Pastor e o Mar, Inv. 462-17

Clèment-Janin: Le livre d'artiste

Clément-Janin (Séc. XIX-XX)

Clèment-Janin: Le livre d'artiste, 1904 / Inv. LM49B

Simónidas salvo pelos Deuses

DELAUNAY, Jules-Elie (1828-1891)

Simónidas salvo pelos Deuses, 1881 / Inv. 462-12

Anunciação

Desconhecido

Anunciação, Depois de 1502 / Inv. 457

Cena Galante

Desconhecido

Cena Galante, Segunda metade do século XVIII (c. 1770-1780?) / Inv. 2226

Figura Feminina com Crianças

Desconhecido

Figura Feminina com Crianças, c. 1520 (?) / Inv. 426

A Águia e a Pega

DORÉ, Gustave (1832-1883)

A Águia e a Pega, Inv. 462-43

A Raposa e as Uvas

FRANÇAIS, François-Louis (1814-1897)

A Raposa e as Uvas, 1880 / Inv. 462-50

Capricho com Arco Romano em Ruínas e Templo Circular

Francesco Guardi (1712-1793)

Capricho com Arco Romano em Ruínas e Templo Circular, c.1770-1780 / Inv. 2871

Figura Feminina Nua Reclinada

François Boucher (1703-1770)

Figura Feminina Nua Reclinada, 1760-1765 / Inv. 515

Par de Cupidos Segurando uma Cesta com Flores

François Boucher (1703-1770)

Par de Cupidos Segurando uma Cesta com Flores, Finais de 1760 / Inv. 172A/B

Pastoral

François Boucher (1703-1770)

Pastoral, c.1745 / Inv. 66

La Mare au Diable

George Sand (1804-1876)

La Mare au Diable, 1889 / Inv. LM251

La cathédrale

Georges Charles Huysmans (1848-1907)

La cathédrale, Séc. XX / Inv. LM125

A Cigarra e a Formiga

GERVEX, Henri (1852-1929)

A Cigarra e a Formiga, Inv. 462-34

Os Abutres e os Pombos

GIACOMELLI, Hector (1822-1904)

Os Abutres e os Pombos, Inv. 462-40

Os Peixes e o Pastor que toca Flauta

Giuseppe De Nittis (1846-1884)

Os Peixes e o Pastor que toca Flauta, Inv. 462-39

A Garça

HEILBUTH, Ferdinand (1826-1889)

A Garça, Inv. 462-55

A Lebre e as Rãs

HEILBUTH, Ferdinand (1826-1889)

A Lebre e as Rãs, Inv. 462-3

Retrato de Duas Jovens

Henry Edridge (1769-1821)

Retrato de Duas Jovens, c. 1816 (?) / Inv. 864

Hésiode. Hymnes orphiques. Théocrite, Bion, Moskhos, Thyrtée. Odes anacréontiques. Traduction nouvelle de Leconte de Lisle

Hesíodo (n. séc. VIII a.C.)

Hésiode. Hymnes orphiques. Théocrite, Bion, Moskhos, Thyrtée. Odes anacréontiques. Traduction nouvelle de Leconte de Lisle, Séc. XIX / Inv. LM117

Hésiode. La théogonie, Le bouclier de Héraklès, Les traveaux et les jours. Traduction de Leconte de Lisle

Hesíodo (n. séc. VIII a.C.)

Hésiode. La théogonie, Le bouclier de Héraklès, Les traveaux et les jours. Traduction de Leconte de Lisle, [1869] / Inv. LM118

Une rue de Paris et son habitant

Honoré de Balzac (1799-1850)

Une rue de Paris et son habitant, Séd. XIX / Inv. LM19

O Corvo e a Raposa

Isidor Rosenstock (1880-1956)

O Corvo e a Raposa, Inv. 462-42

A Cabeça e a Cauda da Serpente

JACQUEMART, Jules-Ferdinand (1837-1880)

A Cabeça e a Cauda da Serpente, 1879 / Inv. 462-47

La chanson des gueux (T.I); Dernières chansons de mon premier livre (T. II)

Jean Richepin (1849-1926)

La chanson des gueux (T.I); Dernières chansons de mon premier livre (T. II), 1876 / Inv. LM239A/B

"Qu'en dit l'Abbé?" ou La Leçon de danse ou Le maître de danse

Jean-Honoré Fragonard (1732-1806)

"Qu'en dit l'Abbé?" ou La Leçon de danse ou Le maître de danse, c.1770 / Inv. 2297

Interior de um Parque Romano

Jean-Honoré Fragonard (1732-1806)

Interior de um Parque Romano, Meados de 1770 / Inv. 2299

Le roman de Tristan et Iseut

Joseph Bédier (1864 - 1938)

Le roman de Tristan et Iseut, 1900 / Inv. LM29

Águia-Real

JOUVE, Paul (1880-1973)

Águia-Real, c. 1914 / Inv. 2219

Pantera-Negra e Serpente (Python)

JOUVE, Paul (1880-1973)

Pantera-Negra e Serpente (Python), Inv. 625

Les huit renommées

Kikou Yamata (1897-1975)

Les huit renommées, 1927 / Inv. LM441A/B

A Jovem Viúva

LELOIR, Maurice (1853-1940)

A Jovem Viúva, Inv. 462-25

A Velha e as duas Criadas

LELOIR, Maurice (1853-1940)

A Velha e as duas Criadas, Inv. 462-18

Paisagem - Enoshima

Léonard Tsugouharu Foujita (1886 - 1968)

Paisagem - Enoshima, c. 1927 / Inv. 2462

Paisagem - Quioto

Léonard Tsugouharu Foujita (1886 - 1968)

Paisagem - Quioto, c. 1927 / Inv. 2463

Paisagem - Tokaido

Léonard Tsugouharu Foujita (1886 - 1968)

Paisagem - Tokaido, c. 1927 / Inv. 2464

Paisagem - Tóquio

Léonard Tsugouharu Foujita (1886 - 1968)

Paisagem - Tóquio, c. 1927 / Inv. 2465

Faune parisienne

Louis-Auguste-Mathieu Legrand (1863-1951)

Faune parisienne, 1906 / Inv. LM227

Faune parisienne. Dessins originaux de Louis Legrand pour l'édition de Gustave Pellet, Paris, 1901

Louis-Auguste-Mathieu Legrand (1863-1951)

Faune parisienne. Dessins originaux de Louis Legrand pour l'édition de Gustave Pellet, Paris, 1901, 1911 / Inv. LM394

Cena Campestre ou Fillette appâttant des poulets

Marie-Madeleine Igonet (act.1744-1760)

Cena Campestre ou Fillette appâttant des poulets, c.1752 / Inv. 865

Paisagem ao Entardecer

MILLET, Jean-François (1814-1875)

Paisagem ao Entardecer, Inv. 867

Oeuvres de Molière. Nouvelle édition.

Molière (Jean-Baptiste Poquelin, chamado) (1622-1673)

Oeuvres de Molière. Nouvelle édition., Inv. LA247A/F

O Lobo e a Cegonha

MOROT, Aimé Nicolas (1850-1913)

O Lobo e a Cegonha, Inv. 462-5

A Rã e o Rato

Octave Alfred Saunier (1842-1889)

A Rã e o Rato, 1869 / Inv. 462-14

Les Chansons de Bilitis

Pierre Louÿs (1870-1925)

Les Chansons de Bilitis, Inv. LM421

Vista de um Bosque com Passagem a Vau

RUISDAEL, Jacob van (1628/1629-1682)

Vista de um Bosque com Passagem a Vau, Inv. 861

A Igreja de Santa Maria Della Salute, Veneza

SARGENT, John Singer (1856-1925)

A Igreja de Santa Maria Della Salute, Veneza, Inv. 75

Os Médicos

TOUDOUZE, Edouard (1848-1907)

Os Médicos, 1881 / Inv. 462-28

Plymouth com Arco-Íris

TURNER, Joseph (1775-1851)

Plymouth com Arco-Íris, Inv. 374

Ruínas da Abadia de Tintern

TURNER, Joseph (1775-1851)

Ruínas da Abadia de Tintern, c. 1794 / Inv. 375

Cinq poèmes

Victor Hugo (1802 - 1885)

Cinq poèmes, Séc. XIX / Inv. LM123

O Pássaro ferido com uma Flecha

VIGNAL, Pierre (1855-1925)

O Pássaro ferido com uma Flecha, Inv. 462-27

Les églogues

Virgile (c.70 - 19 a.C.)

Les églogues, Inv. LM288

Tarquínio e Lucrécia

Willem van Mieris (1662-1747)

Tarquínio e Lucrécia, c. 1700 - 1710 / Inv. 518

A Montanha que pariu um Rato

William ou Georges William Thornley (1858-1898)

A Montanha que pariu um Rato, Inv. 462-38

A Entrada do Velho Porto de Marselha

ZIEM, Félix (1821-1911)

A Entrada do Velho Porto de Marselha, c. 1862 / Inv. 373

O Pastor e o Mar

ZIEM, Félix (1821-1911)

O Pastor e o Mar, Inv. 462-20


Eventos Paralelos

Conferência / Palestra

O Vestígio, o Documento, a Obra nos Desenhos de Calouste Gulbenkian

4 set 2014
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

As Técnicas do Desenho

set 2014
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal
Visita oficial

[O Traço e a Cor. Desenhos e Aguarelas na Coleção Calouste Gulbenkian]

2014
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian – Galeria de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

O Traço e a Cor. Desenhos e Aguarelas na Coleção Calouste Gulbenkian

jul 2014
Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Visita oficial do ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos à exposição. Sheik Abdullah bin Zayed Al Nahyan (à esq.), Artur Santos Silva (ao centro), Manuela Fidalgo (à dir.)
Visita oficial do ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidows. Manuela Fidalgo (à esq.), Artur Santos Silva (à dir.), Sheik Abdullah bin Zayed Al Nahyan (ao centro)
Visita oficial do ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos. Sheik Abdullah bin Zayed Al Nahyan (à esq.), Artur Santos Silva (ao centro), Manuela Fidalgo (à dir.)
Visita oficial do ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos. Sheik Abdullah bin Zayed Al Nahyan (à esq.), Artur Santos Silva, Manuela Fidalgo (à dir.)
Conferência de imprensa. Manuela Fidalgo (ao centro) e João Castel-Branco Pereira (ao centro)
Conferência de imprensa. Manuela Fidalgo (ao centro) e João Castel-Branco Pereira (ao centro)
Conferência de imprensa. Manuela Fidalgo (ao centro)
Conferência de imprensa. Manuela Fidalgo (à dir.)
Conferência de imprensa
Conferência de imprensa. Manuela Fidalgo (à esq.)
Visita guiada. Helena Nunes (ao centro)
Visita guiada. Helena Nunes (ao centro)
Visita guiada
Visita guiada. Helena Nunes (ao centro)
Visita guiada
Visita guiada
Conferência «O vestígio, o documento, a obra nos desenhos de Calouste Gulbenkian», proferida por José Luís Porfírio
Conferência «O vestígio, o documento, a obra nos desenhos de Calouste Gulbenkian», proferida por José Luís Porfírio
Conferência «O vestígio, o documento, a obra nos desenhos de Calouste Gulbenkian», proferida por José Luís Porfírio
Conferência «O vestígio, o documento, a obra nos desenhos de Calouste Gulbenkian», proferida por José Luís Porfírio
Conferência «O vestígio, o documento, a obra nos desenhos de Calouste Gulbenkian», proferida por José Luís Porfírio
Conferência «O vestígio, o documento, a obra nos desenhos de Calouste Gulbenkian», proferida por José Luís Porfírio
Conferência «O vestígio, o documento, a obra nos desenhos de Calouste Gulbenkian», proferida por José Luís Porfírio
Artur Santos Silva (à dir.)
Manuela Fidalgo (à esq.), Artur Santos Silva (ao centro)
Manuela Fidalgo (à esq.), Artur Santos Silva (à dir.)
Jorge Rodrigues
Artur Santos Silva (à esq.) e João Castel-Branco Pereira (à dir.)
João Castel-Branco Pereira (à esq.), Ana Paula Rebelo Correia (à dir.)
Manuela Fidalgo, Artur Santos Silva
Raquel Henriques da Silva (à esq.) e Mariano Piçarra (à dir.)
Manuela Fidalgo, Miguel Fumega
Manuela Fidalgo (à esq.), Miguel Fumega (ao centro)
Miguel Fumega

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03527

Pasta com documentação referente às atividades do conservador João Carvalho Dias. Contém relatório de atividades relativas a livros manuscritos ocidentais e livros impressos, desenho e gravuras para o ano 2014, orçamentos, material de divulgação, correspondência interna e externa, artigos de imprensa, entre outros. 2013 – 2015

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00634

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém lista de obras e correspondência interna e externa. 2010 – 2012

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 230321

Coleção fotográfica, cor: visita-oficial Ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos (FCG, Lisboa) 2014

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 230314

Coleção fotográfica, cor: conferência de imprensa (FCG, Lisboa) 2014

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 11485

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 2014

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 230305

Coleção fotográfica, cor: montagem (FCG, Lisboa) 2014

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 230279

Coleção fotográfica, cor: visita-guiada por Helena Nunes (FCG, Lisboa) 2014

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 230286

Coleção fotográfica, cor: conferência de José Luís Porfírio (FCG, Lisboa) 2014


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.