Desenho: Desenhos e uma Escultura

Exposição coletiva realizada no Indira Gandhi National Centre for the Arts, em Nova Deli, por ocasião da visita de Estado do presidente da República Portuguesa Aníbal Cavaco Silva à Índia. Estiveram expostas obras pertencentes à coleção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, selecionadas por Jorge Molder.
Collective exhibition organised by the Indira Gandhi National Centre for the Arts, New Delhi, for a state visit by Portuguese President Aníbal Cavaco Silva to India. The show featured works belonging to the Modern Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation, selected by Jorge Molder.

Exposição organizada pelo Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP), por ocasião da visita de Estado do presidente da República Portuguesa Aníbal Cavaco Silva à Índia. Foram apresentados trabalhos pertencentes à coleção do Centro de Arte Moderna no Indira Gandhi National Centre for the Arts, em Nova Deli, selecionados por Jorge Molder, diretor do CAMJAP, numa montagem coordenada por Leonor Nazaré.

O centro de artes que acolheu a exposição, inaugurado em 1985, fora construído em homenagem à primeira-ministra indiana Indira Gandhi, visando abranger tanto o estudo como o usufruto das artes plásticas. Foram expostos desenhos de Fernando Calhau (1948-2002), Jorge Martins (1940), Pedro Proença (1962) e Bruno Pacheco (1974), e uma escultura de Rui Chafes (1966). A exposição foi inaugurada pelo presidente da República Portuguesa no dia 12 de janeiro de 2007, tendo encerrado no dia 28 desse mês.

Além das obras expostas e das biografias dos artistas representados, o catálogo da exposição inclui um pequeno texto introdutório assinado pelo curador da exposição, segundo o qual Portugal é um país de cultura única, muito ligado à valorização da poesia e que tende a ignorar a cultura plástica ou visual, algo que apenas se terá começado a alterar mais recentemente e devido ao importante papel de Calouste Sarkis Gulbenkian. Foi graças ao filantropo arménio e à criação da fundação com o seu nome que as artes plásticas terão recebido um novo estímulo, através da organização de exposições e da atribuição de inúmeras bolsas a artistas portugueses (Desenho: Desenhos e uma Escultura, 2007, pp. 9-10).

No mesmo texto, Jorge Molder salientou ainda a relevância do Centro de Arte Moderna no panorama artístico português e a dimensão do seu acervo, composto por uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea portuguesa e por um núcleo internacional de que se destaca a arte britânica, da década de 1960 à contemporaneidade (Desenho: Desenhos e uma Escultura, 2007, p. 11).

Jorge Molder esclarece que a escolha dos trabalhos foi feita sem a intenção de «encontrar entre as obras um fio condutor, ou quaisquer genealogias ou outros parentescos, mas sim modos de pensar o desenho e a arte», clarificando que o conjunto selecionado «inclui obras em que a representação mostra campos de luz ou modos de ocultação, mas também outras que nos trazem visões que acompanham o nosso mundo ou ainda uma ironia que confunde culturas, tempos e histórias» (Ibid.). Sobre a escultura Durante o Sono (2002), de Rui Chafes, na qual peso e leveza coexistem, Molder explicou que a sua escolha acrescentou volume ao conjunto exposto e um elemento conciliador e de reunião de todas as preocupações e modos de refletir as artes plásticas exploradas nos restantes trabalhos (Ibid.).

Os trabalhos selecionados propunham diversas abordagens ao desenho, do figurativismo de Bruno Pacheco – em S.P. in the Alpes (2003/04) ou Legs (2003/04) –, claramente influenciado pelo registo fotográfico de momentos e poses corporais, ao minimalismo negro e abstrato de Fernando Calhau (nos S/ Título de 2001), passando pelos monocromáticos e geométricos desenhos a grafite de Jorge Martins, produzidos entre 1978 e 1987, ou pelas figuras e elementos de Pedro Proença, que refletem a sua imaginação fértil e erudita, sinalizadora de «inúmeros universos simbólicos, sinaléticas, elementos mitológicos, excertos de narrativas e saberes esotéricos, ou simplesmente históricos, proverbiais, lendários, de senso comum, puras invenções e estritas citações» (Desenho: Desenhos e uma Escultura, 2007, p. 32).

A montagem da exposição obedeceu a um critério de organização dos trabalhos por autoria, em que o espaço amplo permitiu uma leitura de confronto entre as obras, dispostas sobre painéis e, no caso dos desenhos de Fernando Calhau e de Jorge Martins, sobre tecidos acetinados vermelhos.

A exposição, que Rui Chafes classificou como uma «ideia fascinante» (Carta de Rui Chafes para Jorge Molder, 7 jan. 2007, Arquivos Gulbenkian, CAM 00669), passou despercebida à imprensa nacional, que deu primazia à presença na Índia do presidente da República e da comitiva de 67 empresários e de outros convidados, entre os quais Teresa Gouveia, administradora da FCG.

Carolina Gouveia Matias, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Da série Whatever - Black Tie

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Black Tie, 2003/04 / Inv. 04DP1897

Da série Whatever - Blessed

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Blessed, 2003/04 / Inv. 04DP1887

Da série Whatever - Bouquet

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Bouquet, 2003/04 / Inv. 04DP1891

Da série Whatever - Equitation Sentimentale

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Equitation Sentimentale, 2003/04 / Inv. 04DP1889

Da série Whatever - Legs

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Legs, 2003/04 / Inv. 04DP1893

Da série Whatever - Legs

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Legs, 2003/04 / Inv. 04DP1873

Da série Whatever - S.P. in the Alpes

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - S.P. in the Alpes, 2003/04 / Inv. 04DP1870

Da série Whatever - Sky Light

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Sky Light, 2003/04 / Inv. 04DP1879

Da série Whatever - Summer Rain

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Summer Rain, 2003/04 / Inv. 04DP1895

Da série Whatever - Sun Set Alpha Telecom

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Sun Set Alpha Telecom, 2003/04 / Inv. 04DP1868

Da série Whatever - The Angel and The Clown

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - The Angel and The Clown, 2003/04 / Inv. 04DP1869

Da série Whatever - The Eyes of the Beast

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - The Eyes of the Beast, 2003/04 / Inv. 04DP1881

Da série Whatever - Wedding Cake

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Wedding Cake, 2003/04 / Inv. 04DP1872

Da série Whatever - Yellow Shoe

Bruno Pacheco (1974- )

Da série Whatever - Yellow Shoe, 2003/04 / Inv. 04DP1888

Whatever

Bruno Pacheco (1974- )

Whatever, Inv. 04DP1900 1-34

S/ Título

Fernando Calhau (1948-2002)

S/ Título, 2001 / Inv. 01DP1820

S/ Título

Fernando Calhau (1948-2002)

S/ Título, 2001 / Inv. 01DP1815

S/ Título

Fernando Calhau (1948-2002)

S/ Título, 2001 / Inv. 01DP1816

S/ Título

Fernando Calhau (1948-2002)

S/ Título, 2001 / Inv. 01DP1817

S/ Título

Fernando Calhau (1948-2002)

S/ Título, 2001 / Inv. 01DP1818

S/ Título

Fernando Calhau (1948-2002)

S/ Título, 2001 / Inv. 01DP1819

S/ Título

Jorge Martins (1940-)

S/ Título, 1982 / Inv. 84DP1230

S/ Título

Jorge Martins (1940-)

S/ Título, 1986 / Inv. DP1341

S/Título

Jorge Martins (1940-)

S/Título, 1984 / Inv. 85DP1226

S/Título

Jorge Martins (1940-)

S/Título, 1987 / Inv. DP1231

S/Título

Jorge Martins (1940-)

S/Título, 1978 / Inv. DP1232

S/ Título

Pedro Proença (1962)

S/ Título, 1995 / Inv. 95DP1686

S/ Título

Pedro Proença (1962)

S/ Título, 1995 / Inv. 95DP1688

S/ Título

Pedro Proença (1962)

S/ Título, 1995 / Inv. 95DP1690

S/ Título

Pedro Proença (1962)

S/ Título, 1995 / Inv. 95DP1695

S/ Título

Pedro Proença (1962)

S/ Título, 1995 / Inv. 95DP1696

S/ Título (Frívolo e inquietante)

Pedro Proença (1962)

S/ Título (Frívolo e inquietante), 1995 / Inv. 95DP1689

Durante o Sono

Rui Chafes (1966-)

Durante o Sono, Inv. 02E1226


Publicações


Fotografias

Maria Cavaco Silva e Aníbal Cavaco Silva
Isabel Pires de Lima (à esq.), Maria Cavaco Silva (centro, esq.) e Aníbal Cavaco Silva (centro, dir.)
Maria Cavaco Silva, Aníbal Cavaco Silva e Leonor Nazaré
Ricardo Salgado (ao centro) e Leonor Nazaré (à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00669

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa, listas de obras e apólices de seguro. 2006 – 2007


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.