Stéphane Duroy. Héritages

Exposição individual de fotografias do artista tunisino, naturalizado francês, Stéphane Duroy (1948), realizada por iniciativa do Centre Culturel Calouste Gulbenkian, em Paris, em parceria com o Parc de la Villette. Francisco Bethencourt assegurou a organização da exposição.
Solo exhibition comprising photographs by Tunisian-born French artist Stéphane Duroy (1948) and organised by the Centre Culturel Calouste Gulbenkian, in Paris, in partnership with the Parc de la Villete. Francisco Bethencourt was the exhibition curator.

No ano de 2003, foi realizada a exposição de fotografia de Stéphane Duroy (1948), produzida pelo Centre Culturel Calouste Gulbenkian (CCCG), em parceria com o Parc de la Villette, em Paris. Conforme registado no relatório sobre a atividade da Fundação Calouste Gulbenkian durante o ano de 2003, a «exposição de fotografia (Duroy) foi feita em parceria com o Parque de La Villette, facto que ampliou a afluência de público» (Relatório Balanço e Contas. FCG. 2003, 2004, p. 143).

Stéphane Duroy é um fotógrafo tunisino, naturalizado em França, que vive e trabalha em Paris. Dedicado ao fotojornalismo, procura com as suas fotografias prestar tributo a uma Europa do século XX, atravessada por duas guerras mundiais e vários outros conflitos sociais, culturais e políticos. A sua abordagem é simultaneamente documental e conceptual, assente numa linguagem estritamente sóbria, contida, crua.

A exposição realizada no CCCG foi inaugurada a 12 de novembro de 2003 e reuniu um conjunto de fotografias de Stéphane Duroy intituladas Héritages. O título da exposição é desde logo anunciador dos temas retratados. Como apontou o então diretor do CCCG, Francisco Bethencourt, a exposição pretendeu assinalar o património cultural e político das sociedades europeias: «L'exposition de Stéphane Duroy se place sous le signe de l'héritage culturel et politique inscrit dans les champs et dans les villes européenes.» (Stéphane Duroy. Héritages, 2003, p. 1)

A obra de Duroy destaca temas como os campos de concentração, os cemitérios de guerra, as estátuas comemorativas, as ruínas e sedimentos de épocas anteriores, as paisagens urbanas desertas, ou pessoas isoladas. Além disso, Duroy está interessado na condição efémera dos temas que retrata – como o próprio escreve, «l'erosion du temps» –, consagrados e imortalizados nas suas fotografias. Por isso mesmo, Bethencourt classificou as fotografias de Duroy como registos capazes de perpetuar a memória coletiva: «Ses images ont un énorme pouvoir de mobilisation de la mémoire […] qui soulignent le pouvoir modeleur de l'espace construit mais aussi sa fragilité au passage du temps.» (Ibid.)

A exposição em Paris englobou fotografias realizadas em várias cidades europeias e americanas: Verdun, Douaumont (França); Berlim, Halle, Stendal (Alemanha); Vranov (Eslováquia); Lódz, Auschwitz (Polónia); Hradec Králové (República Checa); Lisboa (Portugal); Blackpool (Inglaterra); Chester (Montana, EUA). As fotografias datam dos anos de 1988 a 2003.

No texto de catálogo que assina para a exposição, Bethencourt sublinha a nostalgia poética como o denominador comum entre as imagens do artista: «La vulnérabilité de l'homme, des ses constructions, de ses rêves, de ses entreprises. Même quand les photos nous montrent de nouveaux projets urbanistiques, comme la reconversion des docks de Lisbonne, leur insertion dans un contexte d'exposition, avec des photos de zones urbaines dégradées nous renvoient à une conception persistante, insidieuse, du temps, qui nous fait penser: qu'en sera-t-il dans cinquante ans? […] Stéphane Duroy est justement un photographe du temps.» (Ibid.)

A delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian organizou visitas guiadas à exposição. O catálogo da mostra foi editado pelo Centre Culturel Calouste Gulbenkian e inclui o texto de apresentação assinado por Francisco Bethencourt, a biografia do artista e a reprodução de algumas das fotografias apresentadas na exposição.

Joana Brito, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 05378

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convites e programas de eventos que decorreram no Centre Culturel Portugais entre os anos de 1979 e 2003. 1979 – 2004


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