1912, Miranda do Corvo, Portugal – 2003, Coimbra, Portugal
Professor da Universidade de Coimbra (1948 – ?); Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian (1958 – 1993); Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian (1993 – 1998)
3 Exposições
Foi presidente da Fundação Calouste Gulbenkian de 1993 a 1998 e administrador entre 1958 e 1993. Nesse contexto, tutelou o Serviço de Educação, o Serviço de Bolsas de Estudo, o Museu Calouste Gulbenkian, o Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, o Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte (ACARTE), os Serviços Centrais, o Serviço de Relações de Trabalho e o Serviço de Bibliotecas Itinerantes/Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura.
Foi professor catedrático da Faculdade de Direito de Coimbra a partir de 1948, da qual veio a ser diretor e onde se licenciou e doutorou em 1939. Ali lecionou Introdução ao Estudo do Direito, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Comercial e Direito Internacional Privado. Foi professor na Faculté Internationale de Droit Comparé, em Estrasburgo, e da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.
Foi membro da Comissão Revisora do Projeto da Parte Geral do Código Penal e presidente da Comissão de Revisão do Código Comercial.
Foi reitor e reitor honorário, após a jubilação, da Universidade de Coimbra, fundador e presidente do Centro Interdisciplinar de Estudos Jurídico-Económicos, diretor da Revista de Direito e Economia, presidente do Institut de Droit International, advogado e jurisconsulto.
Participou em dezenas de congressos, proferiu palestras, discursos e conferências. É autor de uma vasta bibliografia na área do direito. Pertenceu a numerosas agremiações científicas nacionais e internacionais. É sócio honorário da Academia das Ciências de Lisboa.
Foi agraciado com numerosas condecorações nacionais e estrangeiras: Grã-Cruz da Ordem de Mérito de Itália; Grã-Cruz da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha; Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo; Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública; Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada; Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra; Medalha do Concelho de Miranda do Corvo; reitor honorário da Universidade de Coimbra; membro emérito da Academia Internacional; membro honorário da Academia de Ciências de Lisboa; membro honorário dos Advogados Brasileiros; Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro; Doutor Honoris Causa pela Universidade de Santos; Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.