Estudo para Tau ou os Porcos do Retábulo de Issenheim

N.º Inv.
ADD324
Data
c. 1990
Materiais e técnicas
Esferográfica, grafite e lápis de cera sobre papel (frente) Esferográfica sobre papel (verso)
Medidas
21 x 26,5 cm
Proveniência

Col. Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto. Doação de Bernando Pinto de Almeida (Inv. FS 0054)

Inscrições

«Painel separado
do muro com abertura para os lençóis»
[frente, canto superior esquerdo]

«lençol
[ilegível]»
[frente, quadrante superior esquerdo]

«T o Tau fica
a 2 m. do
painel dos
lençóis e os
porcos – 6 – [ilegível]
em torno
da cruz»
[frente, margem esquerda]

«porcos em
fibra de vidro
ou terra-cota»
[frente, quadrante inferior esquerdo]

«[ilegível]
ou carvalho
tingido»
[frente, quadrante inferior direito]

«painel dos
lençóis
brancos
separados do [ilegível]
de forma a que
as chamas se
[ilegível]»
[frente, margem direita]

«As bordas à volta
são em cinza»
[verso, canto superior esquerdo]

«fundo da [ilegível]»
[verso, margem superior ao centro]

«”Tau ou os porcos de Issenheim”»
[verso, margem superior ao centro]

«Texto explicativo de
B. Pinto de Almeida
impresso sobre papel cinza
70-50 conforme o
espaço»
[verso, canto superior direito]

«Painel
de
cinzento claro»
[verso, quadrante superior esquerdo]

«cor da cruz
do Grunewald»
[verso, quadrante superior direito]

«painel dos lençóis»
[verso, quadrante superior direito]

«pano de lençol»
[verso, quadrante superior direito]

«branco
com cinza
[ilegível]»
[verso, quadrante superior esquerdo]

«recipiente em
estanho e
um leve fogo»
[verso, quadrante inferior esquerdo]

«Os porcos em
cinza mais
escuro»
[verso, canto inferior esquerdo]

«comissário B. Pinto de
Almeida»
[verso, quadrante inferior direito]

«Zé e Presidente Somer
vê lá se isto te
interessa.
Eu [ilegível]
particulares de querer
ver um Tau de pé!
A.»
[verso, canto inferior direito]

Este estudo, de frente e verso, foi o principal de um conjunto de estudos deixados por António Dacosta, através dos quais Bernardo Pinto de Almeida concretizou a instalação Tau ou Os Porcos do Retábulo de Issenheim [ADPP327]. O projeto em torno do Retábulo de Issenheim que Dacosta não chegou a terminar, foi postumamente apresentado na exposição «Há um minuto do Mundo que passa – Obras da coleção da Fundação de Serralves», em 1992, ano em que Bernardo Pinto de Almeida doa este estudo ao Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves.

Após ter visitado o Retábulo de Issenheim (c. 1512-1516), famosa obra encomendada a Mathias Grünewald (c. 1470-1528) pelo Mosteiro de Santo Antão (ou Santo António Abade) de Issenheim para a capela do seu hospital – destinado a doentes do fogo sagrado ou fogo de Santo António -, Dacosta terá começado a projetar o complexo instalativo de pintura, numa reflexão sobre estruturas retabulares, desenvolvida a partir da marcante série Tau, que pensava para uma exposição na Galeria 111.

O Retábulo de Issenheim era também uma referência central para a série Tau, com a qual todo este trabalho se relaciona. O «T» da crucificação associava-se ao «T» que os monges cosiam nas suas vestes e que imprimiam nas coxas dos porcos que tratavam, porcos estes que eram uma das suas principais fontes de autossubsistência e riqueza. Por seu lado, o porco era um dos símbolos de Santo Antão e era a forma do seu bastão.


Exposições


Bibliografia


Antologia Crítica


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