Estudo para Tau ou os Porcos do Retábulo de Issenheim

N.º Inv.
ADD314
Data
c. 1990
Materiais e técnicas
Caneta de tinta da china sobre papel
Medidas
20,8 x 14,7 cm
Proveniência
Col. Família Dacosta
Inscrições

«Tau»
[frente, margem superior ao centro]

«A criação dos porcos da confraria de Sto António Abade foi concedida pelo Papa, em exclusivo. – O porco era marcado com o Tau, a cruz do Santo das Tentações. O porco sujo (P.) ficava assim limpo, puro, não [ilegível]»
[frente, margem inferior]

«D.»
[frente, canto inferior direito]

Este é um dos vários estudos que António Dacosta realizou para um projeto em torno do Retábulo de Issenheim, que ficaria inacabado. A obra Tau ou os Porcos do Retábulo de Issenheim [ADPP327] foi postumamente concretizada por Bernardo Pinto de Almeida para o Museu de Serralves, tendo sido apresentada em 1992 na exposição «Há um minuto do Mundo que passa – Obras da coleção da Fundação de Serralves», através dos estudos deixados pelo pintor [particularmente ADD324].

Após ter visitado o Retábulo de Issenheim (c. 1512-1516), famosa obra encomendada a Mathias Grünewald (c. 1470-1528) pelo Mosteiro de Santo Antão (ou Santo António Abade) de Issenheim para a capela do seu hospital – destinado a doentes do fogo sagrado ou fogo de Santo António -, Dacosta terá começado a projetar o complexo instalativo de pintura, numa reflexão sobre estruturas retabulares, desenvolvida a partir da marcante série Tau, que pensava para uma exposição na Galeria 111.

O Retábulo de Issenheim era também uma referência central para a série Tau, com a qual todo este trabalho se relaciona. O «T» da crucificação associava-se ao «T» que os monges cosiam nas suas vestes e que imprimiam nas coxas dos porcos que tratavam, porcos estes que eram uma das suas principais fontes de autossubsistência e riqueza. Por seu lado, o porco era um dos símbolos de Santo Antão e era a forma do seu bastão.


Bibliografia


Antologia Crítica


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