• 1965
  • Fibra de vidro
  • Fibra de vidropintada
  • Inv. RE16

Garth Evans

White

Se para Lilac Relief [Relevo lilás] e White Relief [Relevo branco], obras de 1963, Evans opta por um material tradicional – a madeira –, para White [Branco] utiliza um material industrial novo, a fibra de vidro, aqui pintada. Tanto ao nível da forma como do conteúdo a obra parece manter-se em aberto, numa indefinição sugestiva e fecunda. Há uma certa ambiguidade que deixa transparecer a perspicácia e o humor do artista. White apresenta uma lógica distinta e original, particularmente evidente na forma como Evans desconstrói os ângulos e as formas em geral, de modo a criar novas propostas formais, abstratas, para as quais o espectador não encontrará um termo que as defina. Duas massas moldam-se, envolvem-se uma na outra, num diálogo de forças e de pesos que parece desafiar as leis da física. Neste sentido estamos mais próximos de uma modelagem ou da lógica do design do que de uma construção. Os volumes estimulam e desafiam a perceção e a imaginação do observador, que tende a fazer uma leitura não só visual como também táctil e mesmo auditiva. A autonomia da forma escultórica é aqui questionada e problematizada para então poder ser defendida e enfatizada.

 

 

MG

 

Maio de 2010

TipoValorUnidadesParte
Altura123cm
Largura140cm
Profundidade9cm
TipoAquisição
DataNovembro de 1965
A Ilha do Tesouro / Treasure Island
CAMJAP/FCG
Curadoria: CAMJAP/FCG
7 de Fevereiro de 1997 a 4 de Maio de 1997
Todo o espaço expositivo do CAM - pisos 0, 1 e 01, e Galeria de Exposições Temporárias.
Comissários da exposição: Jorge Molder e Rui Sanches.
Metamorphosis - British Art of the Sixties: works from the collections of the British Council and the Calouste Gulbenkian Foundation
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art
Curadoria: Fleurette P. Karadontis
26 de Junho de 2005 a 25 de Setembro de 2005
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art
Comissários da exposição: Richard Riley, British Council, London, e Ana Vasconcelos e Melo, CAMJAP-FCG, Lisboa.
Atualização em 23 janeiro 2015

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