- 1965
- Fibra de vidro
- Fibra de vidropintada
- Inv. RE16
Garth Evans
White
Se para Lilac Relief [Relevo lilás] e White Relief [Relevo branco], obras de 1963, Evans opta por um material tradicional – a madeira –, para White [Branco] utiliza um material industrial novo, a fibra de vidro, aqui pintada. Tanto ao nível da forma como do conteúdo a obra parece manter-se em aberto, numa indefinição sugestiva e fecunda. Há uma certa ambiguidade que deixa transparecer a perspicácia e o humor do artista. White apresenta uma lógica distinta e original, particularmente evidente na forma como Evans desconstrói os ângulos e as formas em geral, de modo a criar novas propostas formais, abstratas, para as quais o espectador não encontrará um termo que as defina. Duas massas moldam-se, envolvem-se uma na outra, num diálogo de forças e de pesos que parece desafiar as leis da física. Neste sentido estamos mais próximos de uma modelagem ou da lógica do design do que de uma construção. Os volumes estimulam e desafiam a perceção e a imaginação do observador, que tende a fazer uma leitura não só visual como também táctil e mesmo auditiva. A autonomia da forma escultórica é aqui questionada e problematizada para então poder ser defendida e enfatizada.
MG
Maio de 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 123 | cm | |
Largura | 140 | cm | |
Profundidade | 9 | cm |
Tipo | Aquisição |
Data | Novembro de 1965 |
A Ilha do Tesouro / Treasure Island |
CAMJAP/FCG |
Curadoria: CAMJAP/FCG |
7 de Fevereiro de 1997 a 4 de Maio de 1997 Todo o espaço expositivo do CAM - pisos 0, 1 e 01, e Galeria de Exposições Temporárias. |
Comissários da exposição: Jorge Molder e Rui Sanches. |
Metamorphosis - British Art of the Sixties: works from the collections of the British Council and the Calouste Gulbenkian Foundation |
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Curadoria: Fleurette P. Karadontis |
26 de Junho de 2005 a 25 de Setembro de 2005 Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Comissários da exposição: Richard Riley, British Council, London, e Ana Vasconcelos e Melo, CAMJAP-FCG, Lisboa. |