• 1982
  • Bronze
  • A definir
  • Inv. EE11

Reuben Nakian

Voyage to Crete [Viagem a Creta]

A viagem a que se refere o título desta obra é a da Europa (filha de Agenor, rei da cidade fenícia de Tiro) a Creta quando, de acordo com a mitologia grega, foi raptada por Zeus, disfarçado de touro branco. É um tema que, desde a antiguidade clássica, tem sido pretexto para abordar a sensualidade e a sedução, acompanhando uma tradição literária de que as Metamorfoses de Ovídio—fonte principal para tratamentos posteriores do tema—são exemplo maior. Reproduz-se a seguir o trecho respetivo, na tradução de Bocage (1765–1805):

 

A filha de Agnor [Europa] admira o touro,
Estranha ser tão belo, e ser tão manso.
Ao princípio, inda assim, teme tocar-lhe;
Vai-se depois avizinhando a ele,
E as flores, que apanhou, lhe aplica aos beiços.

Ela, enfim, que não sabe a que se atreve,
Ousa nas alvas costas assentar-se.
De espaço à beira-mar descendo o Nume [divindade],
Põe mentiroso pé n’água primeira,
Vai depois mais avante… enfim, nadando,
Leva a presa gentil por entre as ondas.
Ela de olhos na praia, ela medrosa
Segura uma das mãos numa das pontas,
Sobre o dorso agitado a outra encosta;
Enfuna o vento as sussurrantes vestes.

 

É, desde primeiras abordagens no início da década de 1950, um tema que Reuben Nakian explora com frequência em desenhos, relevos, gravuras e esculturas. O que o atraiu neste relato terá sido a carga erótica, o misto de brutalidade apaixonada, sensualidade e da inocência da descoberta. Mas é um tema que também implica um diálogo com uma riquíssima tradição iconográfica na pintura ocidental. A configuração da figura feminina sobre o touro (identificável pelos cornos) é aquela que inúmeras pinturas do Rapto da Europa adotaram. Exemplos são as obras com este título de Ticiano (1559–1562, Isabella Stewart Gardner Museum, Boston), Rubens (1628–1629, Museo del Prado) e Rembrandt (1632, Getty Musem), onde a Europa é vista de lado deitada sobre o touro no momento em que este segue mar adentro.

 

A figura de pé, na obra de Nakian, tem um papel ambíguo: pode tanto ser uma das acompanhantes que, em vários desses quadros, assistem assustadas ao rapto, como um duplo do deus que corteja a Europa. No último caso, o touro seria também a ilha de Creta onde Zeus se revela e, traduz Bocage, o “Amor triunfa”. A figura acentua assim o misto de medo e curiosidade, o duplo movimento de repulsa e atracão, que caracteriza o relato.

 

 

O título coloca, no entanto, também uma outra questão, que é a da viagem que o próprio Nakian efetuou na sua revisitação ao imaginário clássico. Ao contrário da Europa do mito, Nakian nunca chegou a pisar o solo da Grécia, por opção que explicou em 1981 numa entrevista, cuja transcrição é disponibilizada on-line pelo Smithsonian Institute:

 

A Grécia, vejo-a quando Péricles construía o Pártenon. É assim que a vejo. Agora é um restaurante de terceira categoria. … Não preciso de a ver. Todas as coisas estão em fragmentos. Vi-as todas. Sei como são. (Tradução do autor.)

 

Noutro lugar, afirmou no mesmo sentido que os EUA eram, para ele, o lugar ideal para a criação e para trabalhar a temática clássica, porque era um “deserto” em termos de arte; não seria capaz de o fazer na Europa, muito menos na Grécia, onde as obras-primas esmagariam a sua liberdade artística.* Nakian só precisava, pois, da ideia da Grécia, que encontrou desde criança em livros de mitologia e de história da arte, ou na coleção de reproduções em gesso de esculturas na cave do MOMA (Nova Iorque). Na sua obra não se trata de imitar os fragmentos sobreviventes do passado mas de atualizar o núcleo de vitalidade que neles se lhe manifestava, e que também encontrava na escultura clássica, de Miguel Ângelo a Rodin. A viagem da Europa raptada é porventura também uma metáfora para esta viagem empreendida no território do imaginário e da arte.

 

 

* Citado em Gillisann Haroian-Guerin, “Reuben Nakian: A genologic/ethnographic essay”, in Ararat, vol. 30, n. 3 (Summer 1989), p. 8

GV

Fevereiro de 2013

TipoValorUnidadesParte
Largura120,5cm
Profundidade50cm
Altura95cm
Tipo assinatura
TipoA definir
DataA definir
Atualização em 23 janeiro 2015

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