- 1964
- Cartão prensado
- Óleo
- Inv. PE250
Patrick Caulfield
View of the Bay
No contexto de uma obra que aparece associada ao universo Pop principalmente pela recusa da marca autoral do gesto de pintar, View of the Bay (Vista da Baía) aponta-nos características formais que identificam o artista até finais da década de 70: o preenchimento da superfície pictórica por cores planas e densas e a demarcação dos limites das formas por uma grossa linha a preto. Esta última característica, que abandonará por encontrar ali um recurso que facilitava o pensamento plástico e denunciava a autoria, pode relacioná-lo com Roy Lichtenstein. Mas a sua orientação temática é em tudo diferente, residindo aí o seu maior argumento na recusa do rótulo Pop. Patrick Caulfield, que no Verão de 1960 viaja pela Grécia, Itália e França, pretende uma actualização da tradição pictórica europeia, identificando como seus temas principais a pintura de paisagem, de espaços interiores e de naturezas-mortas.
Com raras excepções, a ausência nas suas composições não só do rosto, mas também da figura humana, parece convocar o espectador abarcando-o pela realidade que lhe é oferecida, numa neutralidade aparente que potencia a contemplação das coisas como elas ali se encontram. Obedece, assim, àquela que parece ser uma via de longa duração no seu percurso: a atenção à recepção da obra. Neste caso, o domínio da grinalda que atravessa a superfície pictórica na diagonal é eloquente. O vento sentido de forma quase fotográfica, reforçado pelos dois traços curvos no canto inferior esquerdo, e a tonalidade mais escura do azul da grinalda confirmando a iluminação da baía, ajudam à sugestão desse abarcar do espectador que não é perturbado pelas figuras humanas, tratadas como mais um elemento da paisagem que se estende diante nós. Este distender do plano pictórico é significante ao atentarmos à opção inicial do pintor por telas quadradas, por não serem automaticamente associáveis a um panorama, em telas que se desenvolvem na horizontal, ou à figura humana, em telas verticais.
Ao longo da carreira, Caulfield coloca à sua disposição todos os recursos técnicos que possui, encarando-os criticamente e fazendo-os corresponder às necessidades intrínsecas desta ou daquela obra. Nesta superfície horizontal e de grandes dimensões, que corresponde às necessidades formais de uma pintura de paisagem como a entendia o autor, a relação de azuis que distingue as três áreas principais do quadro é iluminada pelo uso de vermelhos, laranjas, amarelos e brancos. Remete-nos para a memória da Côte d’Azur, devendo recordar-se a importância que tem na geografia da arte moderna pelo trabalho aí desenvolvido por pintores como Cézanne ou Matisse.
André Silveira
Maio de 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Profundidade | 3,3 | cm | moldura |
Altura | 122 | cm | suporte |
Largura | 183 | cm | suporte |
Altura | 123,5 | cm | moldura |
Largura | 184,5 | cm | moldura |
Tipo | outras |
Texto | 153 |
Posição | Verso, ao centro |
Tipo | assinatura |
Texto | PATRICK CAULFIELD |
Posição | Verso, ao centro |
Tipo | outras |
Texto | MADE IN SWEDEN |
Posição | Verso, ao centro |
Tipo | título |
Texto | VIEW OF THE BAY |
Posição | Verso, ao centro |
Tipo | Aquisição |
Data | Setembro de 1970 |
A Ilha do Tesouro / Treasure Island |
CAMJAP/FCG |
Curadoria: CAMJAP/FCG |
7 de Fevereiro de 1997 a 4 de Maio de 1997 Todo o espaço expositivo do CAM - pisos 0, 1 e 01, e Galeria de Exposições Temporárias. |
Comissários da exposição: Jorge Molder e Rui Sanches. |
Metamorphosis - British Art of the Sixties: works from the collections of the British Council and the Calouste Gulbenkian Foundation |
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Curadoria: Fleurette P. Karadontis |
26 de Junho de 2005 a 25 de Setembro de 2005 Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Comissários da exposição: Richard Riley, British Council, London, e Ana Vasconcelos e Melo, CAMJAP-FCG, Lisboa. |
British Pop |
Museo de Bellas Artes de Bilbao |
Curadoria: Marco Livingstone |
17 de Outubro de 2005 a 12 de Fevereiro de 2006 Museo de Bellas Artes de Bilbao |
Exposição comissariada por Marco Livingstone. |
100 Obras de Arte Britânica Contemporânea |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
Galeria de exposições temporárias, FCG |
Exposição realizada em Janeiro 1971, na Galeria de exposições temporárias, FCG. |
The Gulbenkian Foundation and British Art |
Tate Britain |
Curadoria: Tate Britain |
1 e 10 de Março de 2006 a Fevereiro de 2007 Londres, Tate Britain |
A exposição fez parte das comemorações dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian que começaram oficialmente a 18 de Julho de 2006. |