- 1917
- Óleo e colagem sobre tela
- Inv. 68P10
Amadeo de Souza-Cardoso
Título desconhecido (Máquina registadora)
Esta pintura-colagem mantém a ligação à cultura popular que caracteriza a generalidade do trabalho de Amadeo. Entre as telas datáveis de 1917, Máquina registadora distingue-se pelo modo de representação que propõe: coloca o motivo – a “máquina registadora” que acabou por dar nome à tela – não só no centro da representação, mas no centro da acção que nela se enuncia, e que envolve a figura de perfil desenhada no canto superior esquerdo e aquela a quem pertence o braço robótico animado de discos delaunayanos. Uma vez que estamos face a uma máquina registadora, é legítimo supor que essa acção implica uma troca comercial e pressupõe, por isso, o acordo e a aceitação das leis do mercado (que estipulam não o nome das coisas, mas o valor de troca das coisas).
Vem isto a propósito do facto de Máquina registadora se oferecer a, pelo menos, dois níveis legítimos de leitura. O primeiro reconhece a primazia do referente e classifica este trabalho como uma representação, sem que com isso subestime a força da pintura e a marca sempre subversiva da colagem. Acentua, por isso, o aspecto fragmentado e a intersecção dos restantes planos pictóricos, as diferentes texturas que a tinta adquire nessas superfícies, a importância do trabalho dos números e letras inscritos a pochoir (onde, desta vez, não encontramos o pochoir com a “assinatura” do pintor), a recorrência do motivo da lâmpada Wotan e da opção pela colagem de espelhos cortados em pequenos rectângulos – o mais visível dos quais surge onde esperaríamos encontrar detalhadas as feições do perfil do hipotético comprador. Nota ainda duas áreas relativamente extensas cobertas de tinta branca por via das quais Amadeo introduz uma espécie de jogo de vazios, de aparentes manchas de não-pintura no seio da própria pintura (na realidade há uma terceira mancha que equivale ao rolo de papel da registadora).
O segundo nível de leitura envolve um aspecto mais especulativo, porque lembra, a partir deste motivo tão prosaico, que a metáfora comercial evoca afinal uma parte da própria raiz etimológica da palavra “representação”: um termo que designa também a ideia da “completa equivalência”, como aquela que se estabelece entre o dinheiro e um bem adquirido quando se assume que representa o valor do que se compra. Máquina registadora demonstra-nos, assim, que a capacidade para analisar os processos de significação associada às vanguardas anteriores à I Guerra (e, muito particularmente, à revolução da colagem) não nos obriga a descartar a referência ao mundo “real”. Ela mantém-se viva e no campo de pertinência da produção de significado porque, como Amadeo bem viu, há muitas formas de deslocar e de questionar o lugar hegemónico que o ilusionismo mimético lhe reservou, sendo que nem todas implicam uma retirada envergonhada.
Joana Cunha Leal
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 93,3 | cm | |
Largura | 76 | cm |
Tipo | Aquisição |
Data | 1968 |
Amadeo de Souza-Cardoso: peintre portugais, 1887-1918 |
Paris, Centre Culturel Calouste Gulbenkian, 1995 |
Monografia |
amadeo de souza-cardoso |
Paris, Casa de Portugal, 1958 |
Catálogo |
amadeo de souza-cardoso |
Lisboa, SNI, 1959 |
Catálogo |
Artistas portugueses na V Bienal de S. Paulo |
São Paulo, Museu de Arte Moderna, 1959 |
Catálogo |
Art portugais: peinture et sculpture du naturalisme à nos jours |
Bruxelles, Palais des Beaux-Arts, 1967 |
Catálogo |
Aquisições da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris: Columbano, Sousa Lopes, Francisco Smith, Souza-Cardoso, Vieira da Silva |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1969 |
Catálogo |
Roteiro do Centro de Arte Moderna |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1985 |
Roteiro |
Il Portogallo a Milano |
Milano, Electa, 1985 |
Catálogo |
Futurismo & Futurismi |
Milan, Bompiani, 1986 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918 |
Bruxelles, Europália, 1991 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918 |
Porto, Fundação de Serralves, 1992 |
Catálogo |
Tradición, vangarda e modernidade do século XX portugués |
Santiago de Compostela, Consorcio da Cidade, 1993 |
Catálogo |
Arte moderna portuguesa no tempo de Fernando Pessoa, 1910-1940 |
Kilchberg, Stemmle, 1997 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso |
Madrid, Fundación Juan March, 1998 |
Catálogo |
At the edge: a portuguese futurist: Amadeo de Souza-Cardoso |
Lisboa, Ministério da Cultura, Gabinete das Relações Internacionais; Washington : The Corcoran, 1999 |
Catálogo |
Cinco pintores da modernidade portuguesa: 1911-1965 |
Barcelona, Fundació Caixa Catalunya, 2004 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso |
Lisboa, Sul, 1956 |
Monografia |
Sinteses=Arte+António Cardoso |
[s.l.], Gémeo, 2004 |
Monografia |
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza- cardoso |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987 |
Catálogo |
Dicionário da Arte e dos artistas |
Lisboa, Edições 70, 1989 |
Dicionário |
Amadeo de Souza-Cardoso: o português à força & Almada Negreiros: o português sem mestre |
Venda Nova, Bertrand, 1986 |
Monografia |
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Assírio & Alvim, 2006 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal |
Hamburg, Ernst Barlach Haus, 2007 |
Catálogo |
Capolavori dell'Arte Europea: I 27 celebarno il cinquantesimo anniversario dei Trattati di Roma |
Roma, MondoMostre, 2007 |
Catálogo |
amadeo de souza-cardoso |
Paulo Ferreira |
23 de Janeiro a 18 de Março de 1958 Casa de Portugal |
19 de Maio a 31 de Maio de 1956 Galeria Dominguez Alvarez |
Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918 |
27 de Setembro a 8 de Dezembro de 1991 Museu de Arte Moderna |
5 de Março a 19 de Abril de 1992 Fundação de Serralves |
Evento integrado na Europália 91. |
Aquisições da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: A definir |
1969 Fundação Calouste Gulbenkian |
Art Portugais - Peinture et Sculpture du Naturalisme à nos jours. |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Outubro a Novembro de 1967 Palais des Beaux - Arts |
Abril a Maio de 1968 Casón del Buen Retiro |
30 de Janeiro a 25 de Fevereiro de 1968 Centre Culturel Portugais, Fondation Calouste Gulbenkian |
Comissário: Fernando de Azevedo. Bruxelas, Paris, Madrid, Outubro de 1967 a Maio de 1968. |
At the edge: a portuguese futurist: Amadeo de Souza-Cardoso |
20 de Janeiro a 17 de Março de 2000 The Arts Club of Chicago |
11 de Setembro a 28 de Novembro de 1999 The Corcoran Gallery of Art |
Futurismo & Futurismi |
1986 Palazzo Grassi |
Il Portugallo a Milano |
7 de Março a 21 de Abril de 1985 Palazzo Reale |
Artistas Portugueses na V Bienal de S. Paulo |
Setembro a Dezembro 1959 Museu de Arte Moderna de São Paulo |
amadeo de souza-cardoso |
Paulo Ferreira |
Maio de 1959 Secretariado Nacional de Informação - Palácio Foz |
Junho de 1959 Museu Nacional Soares dos Reis |
Tradición, vanguarda e modernidade do século XX portugués |
Curadoria: José Luiz Vásquez Montero |
Julho a Agosto de 1993 Auditorio de Galicia, Sala de Exposición Isacc Díaz Pardo |
Arte moderna portuguesa no tempo de Fernando Pessoa, 1910 -1940 |
18 de Dezembro de 1997 a 12 de Fevereiro de 1998 Centro Cultural de Belém |
20 de Setembro a 30 de Novembro de 1997 Schirn Kunsthalle |
Amadeo de Souza-Cardoso |
16 de Janeiro a 1 de Março de 1998 Fundación Juan March |
Exposição co-organizada pelo Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian. |
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza- cardoso |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
20 de Julho de 1987 a 31 de Outubro de 1987 Fundação Calouste Gulbenkian |
Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão |
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas |
Curadoria: FREITAS, Helena de |
15 de Novembro de 2006 a 15 de Janeiro de 2007 Fundação Calouste Gulbenkian |
Capolavori dell'Arte Europea |
23 de Março a 20 de Maio de 2007 Palazzo del Quirinale, Salone dei Corazzieri |
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal |
2 de Dezembro de 2007 a 30 Março de 2008 Ernst Barlach Haus |