- 1917
- Óleo e colagem sobre tela
- Inv. 68P9
Amadeo de Souza-Cardoso
Título desconhecido (Entrada)
Como contar uma história em pintura sem deixar que a pintura se converta num mero meio? Como contar uma história que seja pintura, que dê corpo às possibilidades, às questões, ao pensamento, que constituem o campo da pintura nas décadas iniciais do século XX?
Entrada ensaia uma resposta a estas questões. Uma boa resposta. Por um lado, incorpora uma série de signos legíveis como referenciando a “entrada” dos Estados Unidos e de Portugal na Grande Guerra, incluindo o episódio da extraordinária acusação de espionagem que, nesse contexto, recaiu sobre Sonia Delaunay (episódio em que Amadeo esteve fortemente envolvido, responsável maior que foi pela defesa de Sonia). Remonta-se assim a Abril de 1916, quando um denunciador dá como certa, a troco de 3000 francos de recompensa, a passagem de informação encriptada por Sonia aos submarinos alemães situados ao largo do Atlântico a partir dos célebres “discos simultâneos”. Lá estão na tela de Amadeo a torre e o periscópio de um submarino com as cores alemãs – ambos enquadrados pelo jacto de luz que nasce no centro da composição –, a sugestão de um interior, iluminado por uma lâmpada eléctrica Wotan e separado da escuridão nocturna pelas linhas horizontais de uma persiana dourada. Lá estão os discos de cor que, partindo das investigações órficas de Robert Delaunay, a pintura de Sónia, tal como a do próprio Amadeo, tinham incorporado. E mesmo os números que Amadeo inscreve no topo da tela parecem remeter para a soma atribuível ao acusador. Lá está finalmente, e aqui recupero a menção ao jacto de luz central, o perfil do transatlântico Lusitania – identificável a partir das cores da bandeira nacional pintadas sobre um rectângulo de vidro incrustado –, com as suas imponentes quatro torres (duas pintadas, as restantes duas evocadas com o número 2) afundado por um submarino alemão, num episódio trágico que despoletou a intervenção militar dos EUA na Guerra.
Por outro lado, e decisivamente, estes elementos-fragmentos não compõem uma mera crónica. Eles integram uma obra que também assimila um conjunto significativo de outros elementos: signos indecifráveis (ou quase indecifráveis) no contexto dos episódios mencionados, mas recorrentes nas obras de Amadeo mais directamente ligadas ao legado do cubismo (a viola, as naturezas-mortas, os pochoirs, os papiers collés); e integram uma obra que é, antes de mais, uma pintura. Quer isto dizer que, embora não prescinda da possibilidade de contar histórias, Amadeo não abandona a dimensão essencialmente pictural da pintura.
Nesta tela, os planos, as técnicas e as texturas em que as cores ganham espessura (em empastelamentos ou pela mistura de areias nas tintas) variam numa lógica de acumulação que não deixa nenhum vazio e que admite, para além disso, cortes, sobreposições e ocultações desses mesmos planos. As relações positivas e as oposições que entre si estabelecem planos e signos reporta-nos, como aliás a maioria das telas produzidas neste período final da vida de Amadeo, para a assimilação do cubismo não como estilo estabelecido, mas como problemática aberta sobre o sentido e as possibilidades da representação e da pintura.
Joana Cunha Leal
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 93,5 | cm | |
Largura | 75,5 | cm |
Tipo | assinado |
Texto | "amadeo de souza c ardoso" |
Posição | qie, mais para o meio da tela |
Tipo | Aquisição |
Data | 1977 |
Amadeo de Souza-Cardoso, 1887-1918 |
Lisboa, Artis, 1960 |
Monografia |
História da Arte Ocidental, (1780-1980) |
Lisboa, Livros Horizonte, 1987 |
Monografia |
Retrospective de l'Oeuvre de amadeo de souza cardoso |
Paris, Galerie Briant-Róbert, 1925 |
Catálogo |
amadeo de souza cardoso |
Paris, Casa de Portugal, 1958 |
Catálogo |
amadeo de souza-cardoso |
Lisboa, SNI, 1959 |
Catálogo |
Artistas portugueses na V Bienal de S. Paulo |
São Paulo, Museu de Arte Moderna, 1959 |
Catálogo |
Art portugais: peinture et sculpture du naturalisme à nos jours |
Bruxelles, Palais des Beaux-Arts, 1967 |
Catálogo |
XI Bienal de São Paulo |
São Paulo, Museu de Arte Contemporânea, 1971 |
Catálogo |
Sónia e Robert Delaunay em Porugal e seus amigos Eduardo Viana, Amadeo de Souza-Cardoso, José Pacheco, Almada Negreiros |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1972 |
Catálogo |
Pintura portuguesa de hoy - abstractos y neofigurativos |
Salamanca, Universidad de Salamanca, 1973 |
Catálogo |
Os pioneiros da arte moderna portuguesa: exposição evocativa dedicada ao Congresso Internacional AICA na SNBA |
Lisboa, SNBA, 1976 |
Catálogo |
Arte Portuguesa Contemporânea |
Brasilia, [s.n.], 1976 |
Catálogo |
Portuguese art since 1910: The Diploma Galleries |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1978 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso : a primeira descoberta de Portugal na Europa no século XX |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna, 1983 |
Catálogo |
Roteiro do Centro de Arte Moderna |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1985 |
Roteiro |
Le XXème au Portugal |
Bruxelles, Centre Albert Borschette, 1986 |
Catálogo |
Arte Contemporáneo Portugués |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1987 |
Catálogo de exposição |
Amadeo |
Roma, Companhia de Seguros Bonança, 1988 |
Catálogo |
Amadeo de Souza Cardoso, 1887-1918 |
Bruxelles, Europália, 1991 |
Catálogo |
Amadeo de Souza Cardoso, 1887-1918 |
Porto, Fundação de Serralves, 1992 |
Catálogo |
At the edge: a portuguese futurist: Amadeo de Souza Cardoso |
Lisboa, Ministério da Cultura, Gabinete das Relações Internacionais; Washington : The Corcoran, 1999 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso |
Lisboa, Sul, 1956 |
Monografia |
A arte em Portugal no século XX, 1911-1961 |
Lisboa, Bertrand, 1985 |
Monografia |
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza cardoso |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987 |
Catálogo |
Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão: Roteiro da colecção |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2004 |
Roteiro |
História da arte em Portugal: Pioneiros da modernidade. Vol. 12 |
Lisboa, Alfa, 1988 |
Monografia |
Portuguese 20th century artists: a biographical dictionary |
Chichester, Phillimore, 1978 |
Dicionário |
Amadeo de Souza-Cardoso: o português à força & Almada Negreiros: o português sem mestre |
Venda Nova, Bertrand, 1986 |
Monografia |
Cem Obras-Primas da Pintura Europeia |
Lisboa, Verbo, [s.d.] |
Monografia |
Panorama da cultura portuguesa no século XX |
Porto, Edições Afrontamento; Fundação de Serralves, 2002 |
Monografia |
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Assírio & Alvim, 2006 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Assírio & Alvim, 2006 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso: Fotobiografia: Catálogo raisonné. Vol. I |
Lisboa, Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Fundação Calouste Gulbenkian; Assírio & Alvim, 2007 |
Monografia |
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal |
Hamburg, Ernst Barlach Haus, 2007 |
Catálogo |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian/ Heimo Zobernig and the Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation Modern Art Centre; Heimo Zobernig and the Tate Colllection/ Heimo Zobernig e a Colecção da Tate |
Lisboa/ St. Ives, 2009 |
ISBN:978-1-85437-826-2 |
Catálogo de exposição |
Arte Contemporáneo Portugués |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: CAM/FCG |
Fevereiro de 1987 a Março de 1987 Madrid, Museo Espanõl de Arte Contemporáneo |
Exposição organizada pelo CAM e pelos ministérios dos "Asuntos Exteriores" e da Cultura de Espanha. A exposição apresentou obras da Colecção do Centro de Arte Moderna e de colecções particulares. |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
CAM/FCG |
Curadoria: Jürgen Bock |
11 de Fevereiro de 2009 a 31 de Agosto Centro de Arte Moderna |
Exposição realizada em parceria com a Tate St. Ives. Inclui obras da colecção da Tate de St. Ives, do Centro de Arte Moderna e do artista Heimo Zobernig. De 24 de Maio a 31 de Agosto de 2009 estiveram expostas apenas as obras do CAM escolhidas pelo artista. |
Arte Portuguesa Contemporânea |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Ministério dos Negócios Estrangeiros |
Dezembro de 1976 a (?) de 1977 Museu de Arte Assis Chateaubriand, São Paulo |
Dezembro de 1976 a (?) de 1977 Ministério das Relações Exteriores, Brasília |
Dezembro de 1976 a (?) de 1977 Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro |
Exposição organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Calouse Gulbenkian, em intercâmbio cultural luso-brasileiro com o Ministério das Relações Exteriores, Brasília, Museu de Arte Assis Chateaubriand, São Paulo e Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro. Exposição ligada à visita oficial do Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, ao Brasil (15-21 de Dezembro). |
amadeo de souza cardoso |
Paulo Ferreira |
23 de Janeiro a 18 de Março de 1958 Casa de Portugal |
19 de Maio a 31 de Maio de 1956 Galeria Dominguez Alvarez |
Exposição de pinturas, aguarelas e desenhos. |
Amadeo de Souza - Cardoso: a primeira descoberta de Portugal na Europa no século XX |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Paulo Ferreira |
Julho a Dezembro de 1983 Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
Exposição que integrou a Inauguração do Centro de Arte Moderna. |
Amadeo de Souza Cardoso, 1887-1918 |
27 de Setembro a 8 de Dezembro de 1991 Museu de Arte Moderna |
5 de Março a 19 de Abril de 1992 Fundação de Serralves |
Evento integrado na Europália 91. Exibiu 59 obras de Amadeo. |
Art Portugais - Peinture et Sculpture du Naturalisme à nos jours. |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Outubro a Novembro de 1967 Palais des Beaux - Arts |
Abril a Maio de 1968 Casón del Buen Retiro |
30 de Janeiro a 25 de Fevereiro de 1968 Centre Culturel Portugais, Fondation Calouste Gulbenkian |
Comissário: Fernando de Azevedo. Bruxelas, Paris, Madrid, Outubro de 1967 a Maio de 1968. |
At the edge: a portuguese futurist: Amadeo de Souza Cardoso |
20 de Janeiro a 17 de Março de 2000 The Arts Club of Chicago |
11 de Setembro a 28 de Novembro de 1999 The Corcoran Gallery of Art |
Exibiu 53 obras de Amadeo. |
Le XXème au Portugal |
28 de Abril a 29 de Junho de 1986 Centre Albert Borschette |
Exibiu 3 obras de Amadeo. |
Os Pioneiros da Arte Moderna Portuguesa: exposição evocativa dedicada ao Congresso Internacional da AICA na SNBA |
Setembro de 1976 Sociedade Nacional de Belas - Artes |
Exibiu 5 obras de Amadeo. |
Pintura portuguesa de hoje - abstractos e neofigurativos |
Maio a Junho de 1973 Universidade de Salamanca |
Julho de 1973 Sociedade Nacional de Belas - Artes |
24 de Abril a 6 de Maio de 1973 Palacio de la Virreina |
Plano da exposição organizado por: João Rocha de Sousa (SNBA), Rui Mário Gonçalves (AICA), Francisco dAvillez (Secretaria de Estado da Informação e Turismo), Artur Nobre de Gusmão, José Aleixo da França Ribeiro e Fernando Azevedo (Fundação Calouste Gulbenkian). |
Portuguese art since 1910: The Diplome Galleries |
2 de Setembro a 1 de Outubro de 1978 Royal Academy of Arts |
Exibiu 10 obras de Amadeo. |
Retrospective de l'Oeuvre de Amadeo de Souza Cardoso |
22 de Maio a 13 de Junho de 1925 Galerie Briant - Robert |
Exibição de 155 obras de Amadeo |
Artistas Portugueses na V Bienal de S. Paulo |
Setembro a Dezembro 1959 Museu de Arte Moderna de São Paulo |
Nesta bienal foi dedicada uma sala exclusivamente a Amadeo (Sala Amadeo de Souza - Cardoso). |
Sonia e Robert Delaunay em Portugal e os seus amigos Eduardo Viana, Amadeo de Souza - Cardoso, José Pacheco, Almada Negreiros |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Paulo Ferreira |
Abril a Maio de 1972 Fundação Calouste Gulbenkian |
Exibiu 21 obras de Amadeo. |
amadeo de souza-cardoso |
Paulo Ferreira |
Maio de 1959 Secretariado Nacional de Informação - Palácio Foz |
Junho de 1959 Museu Nacional Soares dos Reis |
Exibiu 172 obras de Amadeo, não estando todas identificadas. |
Amadeo |
11 de Junho a 3 de Julho de 1988 Palazzo Lazzarini |
Exibiu 27 obras de Amadeo. |
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza cardoso |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
20 de Julho de 1987 a 31 de Outubro de 1987 Fundação Calouste Gulbenkian |
Exposição realizada no âmbito do centenário do nascimento de Amadeo de Souza-Cardoso. |
Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão |
Obras de Amadeo que fazem parte da colecção do CAM, presentes na exposição permanente. |
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas |
Curadoria: FREITAS, Helena de |
15 de Novembro de 2006 a 15 de Janeiro de 2007 Fundação Calouste Gulbenkian |
Integra 193 obras de Amadeo e 77 obras de artistas internacionais. |
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal |
2 de Dezembro de 2007 a 30 Março de 2008 Ernst Barlach Haus |
Apresentou 66 obras de Amadeo. |