- 1911
- Guache sobre papel
- Inv. 77DP345
Amadeo de Souza-Cardoso
Título desconhecido (Clown, Cavalo, Salamandra)
Clown, Cavalo, Salamandra é o mais reproduzido dos guaches de Amadeo, e foi, provavelmente, uma das obras da sua primeira exposição com Modigliani (1911).[1] Embora o desenho domine então o seu trabalho, a experiência breve com o guache seria decisiva, levando-o às experiências pictóricas que desenvolve mais tarde a óleo, impondo à simplificação gráfica das composições o colorido e a materialidade intensa que se tornam uma das suas marcas distintivas, e explorando novos meios para representar o ritmo e movimento nos seus usuais temas cinegéticos.
Conhecem-se dois desenhos preparatórios idênticos deste guache (ver I e II), nos quais a fisionomia do cavalo parece ser decalcada do pergaminho japonês de Fujiwara Takanobu (século XII).[2] Porém, a figura do cavaleiro montado desaparece do guache, e surge, em seu lugar, um insólito chapéu colorido de palhaço (clown). Também o cavalo, o único protagonista, apesar de não ter decoração no desenho, adquire a extravagante pigmentação de uma salamandra, com círculos brancos e verdes (exagerando o cavalo malhado do ícone japonês), numa malha de signos pictóricos que, no mesmo ano em que Franz Marc começara a pintar os cavalos azuis, e antes da invenção dos círculos órficos de Robert Delaunay, se torna um motivo recorrente na obra de Amadeo, que a vai manipulando de formas diferentes como uma estratégia para reformular a ideia da representação naquilo que ela mais atacada pelas vanguardas: no ritmo, no espaço e na vitalidade.
Ao contrário da selva exótica, à Henri Rousseau, como prevista no desenho, com o enquadramento esquemático e minimal de plantas na frente e uma palmeira no fundo, no guache, esta última será colocada num canteiro. Parece assim situar-se num interior (inacabado?), atravessado por uma mancha amarela que une vários núcleos da imagem, caracterizados pelo espaço plano e pelas escalas divergentes. Desconhece-se qualquer eventual referente narrativo da inscrição Clown, Cavalo, Salamandra, pelo que a combinação aparentemente aleatória de palavras parece anunciar o uso futurista que dela fará depois. A ilustração insólita, porém, evoca o ambiente festivo que obedece ao programa de euforia visual protagonizado por Amadeo, recorrendo ao circo como motivo central na arte moderna, e na cultura popular – de coincidentes paralelos à famosa obra de Seurat[3] –, para explorar, de modo visualmente apelativo, possibilidades pictóricas do colorido e desenho.
Afonso Ramos
Junho de 2013
[1] A exposição de Amadeo e Modigliani teve lugar no ateliê do artista português, no 3, rue Colonel Combes, em Paris, onde afirma ter apresentado “desenhos e alguns cartões,” ao lado de guaches e sete esculturas do italiano. Entre os convidados de honra, estiveram presentes Apollinaire, Brancusi, Derain, Max Jacob e Picasso.
[2] O original, Handscroll of Horses, encontra-se no British Museum, Londres. Cf. Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguarda, Lisboa: CAM/FCG, 2006, p. 187.
[3] A emblemática obra de Seurat, Le Cirque (1890), cuja paleta tem aqui algum eco, parece ter sido citada diretamente por Amadeo num desenho desse ano.
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 31,8 | cm | |
Altura | 23,8 | cm |
Tipo | título |
Texto | "CLOWN CAVALO SALAMANDRA" |
Tipo | assinado |
Texto | A.S.C. |
Posição | canto inferior esquerdo |
Tipo | Doação |
Data | 1977 |
Amadeo de Souza-Cardoso: peintre portugais, 1887-1918 |
Paris, Centre Culturel Calouste Gulbenkian, 1995 |
Monografia |
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza-cardoso |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Assírio & Alvim, 2006 |
Catálogo |
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal |
Hamburg, Ernst Barlach Haus, 2007 |
Catálogo |
1887-1987 centenário do nascimento de amadeo de souza- cardoso |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
20 de Julho de 1987 a 31 de Outubro de 1987 Fundação Calouste Gulbenkian |
Amadeo de Souza-Cardoso: diálogo de vanguardas |
Curadoria: FREITAS, Helena de |
15 de Novembro de 2006 a 15 de Janeiro de 2007 Fundação Calouste Gulbenkian |
Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918): Ein pionier aus Portugal |
2 de Dezembro de 2007 a 30 Março de 2008 Ernst Barlach Haus |