- 1990
- Papel
- Litografia
- Inv. 98GE600
Richard Hamilton
The Orangeman
Debruçando-se frequentemente sobre as aparências e a percepção em relação a questões políticas, The Orangeman integra uma série de trabalhos de Richard Hamilton que abordam as lutas na Irlanda do Norte, conhecidas como “The Troubles”. Este conflito constitucional opôs Protestantes Unionistas, que pretendiam manter o território sob domínio britânico, e Católicos Republicanos, que pretendiam a união com a vizinha República da Irlanda. Um dos intervenientes no conflito foi a Irmandade protestante conhecida como a “Orange Order” (Ordem Laranja), uma organização conservadora que jurou defender o domínio e a superioridade dos protestantes.
Em The Orangeman, Hamilton apropria-se de uma transmissão televisiva de um membro da Orange Order de uniforme, completo com a distintiva faixa cor-de-laranja. Manipulando a imagem com o programa Quantel Paintbox, Hamilton acrescentou uma mancha vermelha à imagem esbatida. Esta marca acompanha caoticamente a curva das costas da figura, criando uma ruptura na superfície da imagem e entrando em choque com o laranja do uniforme. As marchas da Orange Order, predominantemente por bairros católicos, acabavam muitas vezes em violência. A mancha vermelha pode ser vista como uma sugestão visual dos distúrbios que a presença deste homem acarreta, ou, dado que Hamilton isolou esta figura, ser vista como reflexo da sua posição enquanto alvo em movimento.
Sem revelar uma posição clara, o que move Hamilton é analisar o papel da televisão na forma como reporta situações de guerra, protesto e conflito. Ao trabalhar sobre reportagens televisivas que convocam assuntos distantes para dentro das nossas casas, permitindo que estranhos neles fiquem investidos, o artista abre a leituras múltiplas estes momentos captados. A obra de Hamilton considera questões relacionadas com o papel dos mass media na criação de mitos, a fácil distorção de imagens políticas para servir uma agenda particular e como o entendimento do passado pode ser facilmente alterado. Estas ideias relacionam-se com uma preocupação abrangente nas obras politizadas de Hamilton, examinando a maneira como as memórias coletivas podem ser moldadas através de experiências mediadas.
Olivia Welch
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 70 | cm | papel |
Altura | 85 | cm | imagem |
Largura | 42,5 | cm | imagem |
Altura | 100 | cm | papel |
Tipo | Aquisição |
Data | 27-01-1998 |
1/150 Gravar e Multiplicar |
Almada, Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, 2009 |
ISBN:9789728794583 |
Catálogo de exposição |
1/150 Gravar e Multiplicar - Gravuras da Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea |
Curadoria: Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea |
31 de Janeiro de 2009 a 17 de Maio de 2009 Casa da Cerca |
exposição comissariada por Ana Vasconcelos, Emília Ferreira e António Canau (Comissário científico). |