• 1990
  • Papel
  • Litografia
  • Inv. 98GE600

Richard Hamilton

The Orangeman

Debruçando-se frequentemente sobre as aparências e a percepção em relação a questões políticas, The Orangeman integra uma série de trabalhos de Richard Hamilton que abordam as lutas na Irlanda do Norte, conhecidas como “The Troubles”. Este conflito constitucional opôs Protestantes Unionistas, que pretendiam manter o território sob domínio britânico, e Católicos Republicanos, que pretendiam a união com a vizinha República da Irlanda. Um dos intervenientes no conflito foi a Irmandade protestante conhecida como a “Orange Order” (Ordem Laranja), uma organização conservadora que jurou defender o domínio e a superioridade dos protestantes.

 

Em The Orangeman, Hamilton apropria-se de uma transmissão televisiva de um membro da Orange Order de uniforme, completo com a distintiva faixa cor-de-laranja. Manipulando a imagem com o programa Quantel Paintbox, Hamilton acrescentou uma mancha vermelha à imagem esbatida. Esta marca acompanha caoticamente a curva das costas da figura, criando uma ruptura na superfície da imagem e entrando em choque com o laranja do uniforme. As marchas da Orange Order, predominantemente por bairros católicos, acabavam muitas vezes em violência. A mancha vermelha pode ser vista como uma sugestão visual dos distúrbios que a presença deste homem acarreta, ou, dado que Hamilton isolou esta figura, ser vista como reflexo da sua posição enquanto alvo em movimento.

 

Sem revelar uma posição clara, o que move Hamilton é analisar o papel da televisão na forma como reporta situações de guerra, protesto e conflito. Ao trabalhar sobre reportagens televisivas que convocam assuntos distantes para dentro das nossas casas, permitindo que estranhos neles fiquem investidos, o artista abre a leituras múltiplas estes momentos captados. A obra de Hamilton considera questões relacionadas com o papel dos mass media na criação de mitos, a fácil distorção de imagens políticas para servir uma agenda particular e como o entendimento do passado pode ser facilmente alterado. Estas ideias relacionam-se com uma preocupação abrangente nas obras politizadas de Hamilton, examinando a maneira como as memórias coletivas podem ser moldadas através de experiências mediadas. 

 

 

Olivia Welch

TipoValorUnidadesParte
Largura70cmpapel
Altura85cmimagem
Largura42,5cmimagem
Altura100cmpapel
TipoAquisição
Data27-01-1998
1/150 Gravar e Multiplicar
Almada, Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, 2009
ISBN:9789728794583
Catálogo de exposição
1/150 Gravar e Multiplicar - Gravuras da Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea
Curadoria: Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea
31 de Janeiro de 2009 a 17 de Maio de 2009
Casa da Cerca
exposição comissariada por Ana Vasconcelos, Emília Ferreira e António Canau (Comissário científico).
Atualização em 23 janeiro 2015

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