Portfólio composto por oito gravuras e três folhas de texto de Stuart Morgan.
Edição de 26 portfólios.
Editor: London Projects, London
Impressor: Niel Borch Jensen e Mette Marrot, Copenhagen
Esta gravura "enquadra-se na série de pinturas com o mesmo título, pertencente ao ciclo de pinturas brancas, desenvolvida durante 1996-1997. Existe a obra que serviu de base à execução desta gravura, datada de 1996-1997 e realizada em técnica-mista sobre papel, com as dimensões de 35 x 27 cm." (Julião Sarmento: Catálogo Raisonné, Catálogo Razonado: Edições Numeradas/Ediciones Numeradas: 1972-2006 Vol. 1, Badajoz, MEIAC, 2007, p. 218).
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The House with Upstairs in It é o nome de um conjunto de oito gravuras sobre papel realizado nos anos 90 por Julião Sarmento, a partir do ciclo de «pinturas brancas». À semelhança de outras obras nesse ciclo, há uma retirada da cor, com a remissão dos eventos figurados a vestígios de memórias que o tempo – véu branco opaco – parcialmente dissolveu. Preto sobre branco é o modo do signo que permaneceu gravado ao centro da composição: aqui a blusa que cobre o torso, a mão que se eleva e aproxima da face, ocultando-a, sugerindo um lapso de tempo, breve momento de tensão indefinida, um esgar de temor ou inquietação cujo contexto ou circunstâncias concretas não é possível elucidar.
Nesta obra, e à semelhança do que sucede em An Involved Story ou Febre, a ideia de continuidade narrativa é contrariada pela paralisação súbita do desenho, pelo inacabado, pela ausência de cor e pela perda de espessura das figuras diluindo-se no pigmento luminoso. O espaço e tudo o que poderia ser matéria desfazem-se na brancura que reveste o suporte. A ausência de linhas coordenadas sugere tratar-se de um espaço afectivo, subjectivo e confidencial, de que o pintor não nos dá mais que breves instantes, fracções congeladas e ficcionadas da sua memória.
AFC
Novembro de 2011