- Papel
- Ponta-seca
- Inv. GP827
Mily Possoz
“Tête de fillette”
Durante a sua segunda estada em Paris (1922-1937), Mily Possoz conheceu e tornou-se amiga do famoso gravador japonês Tsuguharu Foujita (1886-1968). A influência desta pode ser nesta ponta-seca – técnica que Mily dominava com exemplar precisão –, particularmente no modo como o rosto se alonga e os olhos se tornam amendoados e oblíquos, na linha contínua que divide o rosto da sobrancelha até ao nariz e na redução do traço ao essencial. Como sempre, Mily hierarquiza o assunto, concentrando-se nos aspetos que conferem maior expressão à imagem, deixando os demais apenas sugeridos. Contudo, o rigor da linha mantém-se em toda a composição, das paralelas do cabelo modelado pela luz à representação das vestes sobre um corpo cuja torção já foge da linguagem de Foujita, misturando-se, assim, com um modo quase irrealista da representação comum em Mily, bebido na pintura religiosa flamenga.
EF
Maio de 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 18 | cm | mancha |
Largura | 27,7 | cm | papel |
Altura | 27,7 | cm | papel |
Altura | 19,2 | cm | mancha |
Tipo | A definir |
Data | A definir |