• Papel
  • Ponta-seca
  • Inv. GP827

Mily Possoz

“Tête de fillette”

Durante a sua segunda estada em Paris (1922-1937), Mily Possoz conheceu e tornou-se amiga do famoso gravador japonês Tsuguharu Foujita (1886-1968). A influência desta pode ser nesta ponta-seca – técnica que Mily dominava com exemplar precisão –, particularmente no modo como o rosto se alonga e os olhos se tornam amendoados e oblíquos, na linha contínua que divide o rosto da sobrancelha até ao nariz e na redução do traço ao essencial. Como sempre, Mily hierarquiza o assunto, concentrando-se nos aspetos que conferem maior expressão à imagem, deixando os demais apenas sugeridos. Contudo, o rigor da linha mantém-se em toda a composição, das paralelas do cabelo modelado pela luz à representação das vestes sobre um corpo cuja torção já foge da linguagem de Foujita, misturando-se, assim, com um modo quase irrealista da representação comum em Mily, bebido na pintura religiosa flamenga.

 

 

EF

 

Maio de 2010

TipoValorUnidadesParte
Largura18cmmancha
Largura27,7cmpapel
Altura27,7cmpapel
Altura19,2cmmancha
TipoA definir
DataA definir
Atualização em 23 janeiro 2015

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