- 1919
- Cartão
- Óleo
- Inv. 80P53
Cristiano Cruz
S/título (Senhoras à mesa)
S/ Título (Senhoras à mesa), datável de 1919, é o mais conhecido dos quadros de pequeno formato que dominam o período final de Cristiano Cruz. Sobrepondo-se ao desenho, esta pintura resulta da aplicação direta de uma pincelada vigorosa no suporte, a técnica expressionista que importa de França depois de voltar da guerra. Criando um contraste entre tonalidades frias e escuras – azuis, cinzentos, ou brancos sujos – e o vermelho quente dos lábios e maquilhagens, apresenta a combinação da sedutora e cruel vida mundana (tema incomum nas suas obras). A representação de duas mulheres à mesa não se presta a uma passiva contemplação da vida burguesa, mas antes ao culto trágico dos sentidos: pela qualidade táctil desta imagem, desde a gestualidade brutalista do artista, aos olhares devolvidos ao observador ou para uma ação que decorre fora do quadro, simulando uma pistola com os dedos, ao consumo do álcool e à maquilhagem esborratada de duas figuras esquálidas, desassossegadas.
Como se as antigas caricaturas de Cristiano se enchessem de carne, presença, dor e experiência, esta figuração tensa, e trinchada com excessiva materialidade que lembra o trabalho de Oskar Kokoschka ou Egon Schiele de então, é assombrada pela destruição e o hedonismo do pós-guerra. Uma visão apocalíptica do mundo que não conhece igual na pintura modernista em Portugal dos anos 1910, e associada a uma linguagem plástica por sua vez também radicalizada, na intenção antidecorativa e antinaturalista com que se articulam os ângulos e arestas nas flûtes, feições ossudas, quase-cadavéricas das duas figuras ou da mesa tombada, organizadas em campos de cor delineados, e chegando, como no caso das saias brancas, a limites de abstração.
Afonso Ramos
Março 2013
* Ver Christiano Cruz (1892-1951), Retrospectiva, Museu Rafael Bordalo Pinheiro, 1993, p. 55.
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 28,5 | cm | |
Largura | 26 | cm |
Tipo | assinatura |
Texto | Ch. Cruz |
Tipo | Aquisição |
Data | Setembro de 1980 |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian/ Heimo Zobernig and the Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation Modern Art Centre; Heimo Zobernig and the Tate Colllection/ Heimo Zobernig e a Colecção da Tate |
Lisboa/ St. Ives, 2009 |
ISBN:978-1-85437-826-2 |
Catálogo de exposição |
Inauguração do CAM |
CAM/FCG |
Curadoria: A definir |
20 de Julho de 1983 Lisboa, Centro de Arte Moderna/ FCG |
20 de Julho 1983. |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
CAM/FCG |
Curadoria: Jürgen Bock |
11 de Fevereiro de 2009 a 31 de Agosto Centro de Arte Moderna |
Exposição realizada em parceria com a Tate St. Ives. Inclui obras da colecção da Tate de St. Ives, do Centro de Arte Moderna e do artista Heimo Zobernig. De 24 de Maio a 31 de Agosto de 2009 estiveram expostas apenas as obras do CAM escolhidas pelo artista. |
Exposição Permanente do CAM |
CAM/FCG |
Curadoria: Jorge Molder |
18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009 Centro de Arte Moderna |
Exposição Permanente entre 18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009. |