- 1913
- Tela
- Óleo
- Inv. 83P55
José de Almada Negreiros
s/título (Pintura decorativa – Alfaiataria Cunha)
José de Almada Negreiros executa quatro grandes óleos para a Alfaiataria Cunha, em Lisboa, em 1913, dos quais a colecção do CAM incorpora dois em 1983, na ocasião da sua inauguração, adquirindo-os ao colecionador Jorge de Brito.
Serão as primeiras pinturas a óleo de Almada Negreiros, técnica mais adequada ao grande formato que apresentam, 1,78 x 1 metros, escala que torna as personagens destes painéis próximas do tamanho natural. Possuem uma linguagem gráfica, económica, eficaz para os fins publicitários específicos do espaço comercial a que se destinavam. Se este tipo de traço é de execução rápida em desenho, para o qual Almada tinha inusitada destreza, na técnica do óleo exige um rigoroso controlo programado, contrário à impressão visual de leveza imediata que nos sugerem estas imagens. Em pinturas posteriores, por exemplo nos quadros para a Brasileira de 1925 (cat 83P57 e 83P58) ou o nu feminino para o Bristol Club (1926), o óleo será explorado de forma um pouco diversa, mas sempre com um programa pictórico pré-definido, estudado, permanecendo ausente qualquer improvisação ou especificidade autorizada pela técnica (como empastes ou pinceladas mais gestuais para aludir a movimento ou acentuar determinado objeto).
O cosmopolitismo que transmitem as personagens vem dessa economia gráfica, mais próxima da síntese visual art déco, e também da do desenho gráfico, humorístico ou não, de que Almada contava já com apurada experiência aos vinte anos, do que de simbolismos fin-de-siècle. Os corpos esguios, elegantes, serpentinos, os rostos sem marcas distintivas, apenas enunciados, dão o sinal do tipo burguês urbano da modernidade, dandy e frívolo.
Destaque-se como o papel feminino é equiparado ao masculino, ou até mesmo o suplanta, na representação de uma mulher moderna, confiante e audaz. Num dos painéis, a figura feminina com o gesto suspenso de retirar, com dois dedos, o cigarro da boca do homem, apresenta-se numa atitude atrevida de descarado, e esperado, flirt.
Mariana Pinto dos Santos
Junho de 2013
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 178 | cm | |
Largura | 100 | cm |
Tipo | assinatura |
Texto | Almada Negreiros |
Posição | Canto superior esquerdo |
Tipo | data |
Texto | 1913 |
Posição | Canto superior esquerdo |
Tipo | Aquisição |
Data | Julho de 1983 |
Modernismo in Portogallo, 1910-1940 : arte e società nel tempo di Fernando Pessoa |
Firenze, Leo S. Olschki, 1997 |
Catálogo |
Almada Negreiros |
Madrid, Fundación Juan March, 1984 |
Catálogo de exposição |
Almada |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1984 |
Catálogo de exposição |
Almada Negreiros |
Macau, Galeria do Leal Senado, 1987 |
Catálogo de exposição |
Almada Negreiros - obra plástica |
Lisboa, Bertrand Editora, 1993 |
Monografia |
Almada Negreiros: um percurso possível |
Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, IPPAR, 1993 |
Monografia |
Almada: A Cena do Corpo |
Lisboa, Centro Cultural de Belém, 1994 |
Catálogo de exposição |
Fotobiografias Século XX: Almada Negreiros |
Lisboa, Círculo de Leitores, 2001 |
Monografia |
Almada Negreiros: O menino de olhos de gigante |
Lisboa, Caminho, 2005 |
Monografia |
Almada Negreiros |
Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro, 2002 |
Catálogo de exposição |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian/ Heimo Zobernig and the Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation Modern Art Centre; Heimo Zobernig and the Tate Colllection/ Heimo Zobernig e a Colecção da Tate |
Lisboa/ St. Ives, 2009 |
ISBN:978-1-85437-826-2 |
Catálogo de exposição |
Inauguração do CAM |
CAM/FCG |
Curadoria: A definir |
20 de Julho de 1983 Lisboa, Centro de Arte Moderna/ FCG |
20 de Julho 1983. |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
CAM/FCG |
Curadoria: Jürgen Bock |
11 de Fevereiro de 2009 a 31 de Agosto Centro de Arte Moderna |
Exposição realizada em parceria com a Tate St. Ives. Inclui obras da colecção da Tate de St. Ives, do Centro de Arte Moderna e do artista Heimo Zobernig. De 24 de Maio a 31 de Agosto de 2009 estiveram expostas apenas as obras do CAM escolhidas pelo artista. |
Almada Negreiros |
Centro Cultural de Aveiro |
Curadoria: José Sommer Ribeiro |
24 de Novembro de 2001 a 13 de Janeiro de 2002 Centro Cultural de Aveiro |
Exposição retrospectiva da obra de Almada Negreiros, integrada no ciclo "Arte do Século". |
Modernismo in Portogallo, 1910 - 1940: arte e società nel tempo di Fernando Pessoa |
23 de Maio a 20 de Julho de 1997 Museu Mediceo, Palazzo Medici Riccardi |
Exibiu 7 obras de Amadeo. |
Almada Negreiros |
Fundación Juan March |
Curadoria: Fundación Juan March |
1983 a 1984 Fundación Juan March, Madrid |
Organizadores: Sommer Ribeiro, Lima de Freitas e Margarida Acciaiuoli. |
Almada: A Cena do Corpo |
Centro Cultural de Belém |
Curadoria: José de Monterroso Teixeira |
1993 a 1994 Centro Cultural de Belém, Lisboa |
Almada |
CAM/FCG |
Curadoria: CAM/FCG |
1984 a 1984 Centro de Arte Moderna, Lisboa |
Organizadores: José Sommer Ribeiro, Isabel Guedes, Alice Guerra. |