• 1998
  • Papel
  • Pastel
  • Inv. DP1722

Gil Amourous

S/Título

A paisagem como conceito, imaginário, percepção e representação, na esfera real ou ficcional, foi um tema de pesquisa presente no corpo de trabalho de Gil Amourous (1971) e de um conjunto de artistas portugueses maioritariamente formado na escola Ar.Co, emergente no final da década de noventa.

Nesta obra Sem título (1998) apresentada em 1999 na exposição 7/10 – 7 artistas ao 10º mês, no CAM, Amourous sublinha a importância concedida ao tratamento desse tema e género artístico. A composição, desenhada a pastel sobre papel, é dominada por um rectângulo de vegetação densa, com árvores e ramos que se entrelaçam, construindo um espaço sobrecarregado e de forte apelo visual.

Porque falamos do espaço de representação, importa mencionar o carácter e a qualidade de observação e percepção a que nos impele esta obra. Sendo o seu formato de dimensões consideráveis, ela pressupõe um processo de observação à distância que abarque o todo; porém, a profusão de pormenores e o efeito de atração induzido pelo reconhecimento despertam invariavelmente o desejo de uma maior proximidade com a imagem e o suporte da obra.

Nesse contacto mais íntimo o que verdadeiramente se destaca nesta composição é o desenho formado por 12 partes ou módulos de papel cartonado, enquadrado por uma margem negra que salienta ainda mais a vibração cromática da imagem. Nesse lugar tornam-se perceptíveis não só as partes constituintes como todos os detalhes que povoam este exercício de inscrição e materialização de uma paisagem natural. Tal como acontece na relação diferencial entre a visão macroscópica e microscópica da realidade, se aqui perdemos o desenho global, ganhamos em profundidade, na verificação dos pormenores, contornos, formas e no acompanhamento das junções, da continuidade e descontinuidade das linhas. Trata-se invariavelmente de aceder e literalmente acompanhar mais de perto as características e elementos do próprio processo de trabalho artístico de Gil Amourous, que no limite inferior deixou presente a zona de ensaio da sua paleta cromática.

Sandra Vieira Jürgens
Outubro 2014

TipoValorUnidadesParte
Altura223,5cm
Comprimento287,5cm
Altura40cmcada parte do desenho
Largura54cmcada parte do desenho
Tipo assinatura
TextoGil Amourous
Posiçãocanto inferior direito
TipoAquisição
Data1998
7/10 - 7 artistas ao 10º mês
Lisboa, CAM/FCG, 1999
ISBN:972 635 121 9
Catálogo de exposição
7/10 - 7 artistas ao 10º mês
CAM/FCG
Curadoria: João Pinharanda
26 de Outubro de 1999 a 16 de Janeiro de 2000
Centro de Arte Moderna Azeredo Perdigão
Exposição com obras de Sérgio Parreira, Catarina Simões. João Onofre, Leonor Antunes, Filipa César, Hugo Guerreiro e Gil Amourous.
Atualização em 04 setembro 2023

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.