- Anilina, Anilina e Papel
- Anilina
- Inv. DP183
José de Almada Negreiros
s/título
Esta obra insere-se sem dúvida no conjunto da produção de Almada ligada ao «Club das Cinco Cores», que surge em 1918 no âmbito da realização do bailado O Jardim da Pierrette, momento decisivo na génese da poética da ingenuidade almadiana, aqui, essencialmente ligada à infância, à imaginação e à espontaneidade, enquanto elementos essenciais de criação, e que seria amplamente desenvolvida em Paris, entre 1919 e 1920.
O «Club» é formado pelo próprio Almada, e por quatro jovens amigas que participaram no bailado: Tareca (Maria Madalena Morais da Silva Amado); Lalá (Maria Adelaide Burnay Soares Cardoso); Zeca (Maria José Burnay Soares Cardoso); e Tatão (Maria da Conceição de Mello Breyner). Esta obra terá acompanhado uma carta enviada ao «Club», e dirigida a Tareca, Tatão e Lalá (Zeca havia falecido a 22 de Outubro de 1919) e Fernando Amado (irmão de Tareca e grande amigo de Almada), datada de Paris de 28 de Fevereiro de 1920 (DP167). Os desenhos identificados com os números de inventário DP168 e DP184 pertencem provavelmente ao mesmo conjunto. É neste contexto que se inserem outras obras do CAM: DP176, DP243, DP244, DP245, DP246, DP247, DP 248, DP249 e DP250.
SA-F
Maio de 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 27 | cm | |
Largura | 21,3 | cm |
Tipo | assinatura |
Texto | almada |
Posição | c.i.e. |
Tipo | Aquisição |
Data | Julho de 1983 |
Almada |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1984 |
Catálogo de exposição |
Almada |
CAM/FCG |
Curadoria: CAM/FCG |
1984 a 1984 Centro de Arte Moderna, Lisboa |
Organizadores: José Sommer Ribeiro, Isabel Guedes, Alice Guerra. |