• 1962
  • Tela
  • Óleo
  • Inv. PE261

Derek Boshier

So Ad Men Became Depth Men

So Ad Men Became Depth Men é um título que faz referência a um dos capítulos de The Hidden Persuaders (1957), obra de Vance Packard que critica as tecnologias de manipulação psicológica e simbólica que, desde a década anterior, estavam a transformar a indústria da publicidade. Trata-se de uma pintura de uma fase ainda inicial do percurso de Derek Boshier, marcada pela figuração e pela proximidade ao Pop britânico. Podem também observar-se referências de cariz surrealista, bem como sugestões que remetem para a estrutura narrativa característica da ficção científica. As formas e as cores, dominadas pelo contraste entre o verde e o vermelho, aproximam-se, sem coincidir, ao design gráfico e à mecanização da imagem. Neste distanciamento, a obra desenvolve a sua abordagem crítica e satírica ao culto recente das comodidades e do bem-estar.

 

A referência explícita à pasta de dentes é comum série Identi-Kit Man em que se insere (note-se que o primeiro anúncio comercial lançado na televisão britânica foi exatamente a uma pasta de dentes). Nesta série é desenvolvido o tema da publicidade, do consumismo e da perda de identidade, temática a que não terão sido estranhas leituras de obras que abordavam esta nova realidade social de uma forma crítica: a já citada The Hidden Persuaders; The Mechanical Bride: Folklore of Industrial Man (1951) de Marshall McLuhan; The Affluent Society, (1958) de John K. Galbraith; ou The Image (1960) de Daniel Boorstin.

 

Há em So Ad Men Became Depth Men um olhar crítico ou irónico sobre a crescente capacidade persuasiva da publicidade e a padronização social daí decorrente. Vance Packard definira, na obra citada, a produção social de custom-built men [pessoas feitas à medida], devido às cínicas manipulações simbólicas da publicidade. A figura humana, um hipotético homem comum apenas esquematizado, repete-se na pintura num sucessivo desmembramento, sublinhando a despersonalização face ao protagonismo assumido pelo produto representado. Num texto de catálogo de 1962 Boshier afirmou, neste sentido, que as figuras nas suas pinturas funcionam como símbolos de auto-identificação.

 

«Representa[m]-me a mim (a nós) como espectador, participante,  jogador, ou pequena roda na engrenagem – o ‘nós’ amorfo. A figura ou as figuras são colocadas dentro, contra ou como parte de um fundo, onde são manipuladas dentro de ‘acontecimentos’. Estes acontecimentos refletem sobre o carácter irónico, ambíguo, satírico e instável de situações. As figuras são uma auto-reflexão de uma análise psicológica visual e ambígua.»*

 

 

* Citado em British Pop, catálogo de exposição, Bilbao: Museo de Bellas Artes de Bilbao, 2005, p. 404. Tradução do revisor.

MG

 

Maio de 2010

 

 

TipoValorUnidadesParte
Largura155,5cmcom moldura
Profundidade3,5cmcom moldura
Altura154,5cmcom moldura
Altura153cmtela
Largura153cmtela
TipoAquisição
DataSetembro de 1970
A Ilha do Tesouro / Treasure Island
CAMJAP/FCG
Curadoria: CAMJAP/FCG
7 de Fevereiro de 1997 a 4 de Maio de 1997
Todo o espaço expositivo do CAM - pisos 0, 1 e 01, e Galeria de Exposições Temporárias.
Comissários da exposição: Jorge Molder e Rui Sanches.
Metamorphosis - British Art of the Sixties: works from the collections of the British Council and the Calouste Gulbenkian Foundation
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art
Curadoria: Fleurette P. Karadontis
26 de Junho de 2005 a 25 de Setembro de 2005
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art
Comissários da exposição: Richard Riley, British Council, London, e Ana Vasconcelos e Melo, CAMJAP-FCG, Lisboa.
100 Obras de Arte Britânica Contemporânea
Fundação Calouste Gulbenkian
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian

Galeria de exposições temporárias, FCG
Exposição realizada em Janeiro 1971, na Galeria de exposições temporárias, FCG.
The Gulbenkian Foundation and British Art
Tate Britain
Curadoria: Tate Britain
1 e 10 de Março de 2006 a Fevereiro de 2007
Londres, Tate Britain
A exposição fez parte das comemorações dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian que começaram oficialmente a 18 de Julho de 2006.
Exposição Permanente do CAM
CAM/FCG
Curadoria: Jorge Molder
18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009
Centro de Arte Moderna
Exposição Permanente entre 18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009.
Atualização em 23 janeiro 2015

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