- 1962
- Tela
- Óleo
- Inv. PE261
Derek Boshier
So Ad Men Became Depth Men
So Ad Men Became Depth Men é um título que faz referência a um dos capítulos de The Hidden Persuaders (1957), obra de Vance Packard que critica as tecnologias de manipulação psicológica e simbólica que, desde a década anterior, estavam a transformar a indústria da publicidade. Trata-se de uma pintura de uma fase ainda inicial do percurso de Derek Boshier, marcada pela figuração e pela proximidade ao Pop britânico. Podem também observar-se referências de cariz surrealista, bem como sugestões que remetem para a estrutura narrativa característica da ficção científica. As formas e as cores, dominadas pelo contraste entre o verde e o vermelho, aproximam-se, sem coincidir, ao design gráfico e à mecanização da imagem. Neste distanciamento, a obra desenvolve a sua abordagem crítica e satírica ao culto recente das comodidades e do bem-estar.
A referência explícita à pasta de dentes é comum série Identi-Kit Man em que se insere (note-se que o primeiro anúncio comercial lançado na televisão britânica foi exatamente a uma pasta de dentes). Nesta série é desenvolvido o tema da publicidade, do consumismo e da perda de identidade, temática a que não terão sido estranhas leituras de obras que abordavam esta nova realidade social de uma forma crítica: a já citada The Hidden Persuaders; The Mechanical Bride: Folklore of Industrial Man (1951) de Marshall McLuhan; The Affluent Society, (1958) de John K. Galbraith; ou The Image (1960) de Daniel Boorstin.
Há em So Ad Men Became Depth Men um olhar crítico ou irónico sobre a crescente capacidade persuasiva da publicidade e a padronização social daí decorrente. Vance Packard definira, na obra citada, a produção social de custom-built men [pessoas feitas à medida], devido às cínicas manipulações simbólicas da publicidade. A figura humana, um hipotético homem comum apenas esquematizado, repete-se na pintura num sucessivo desmembramento, sublinhando a despersonalização face ao protagonismo assumido pelo produto representado. Num texto de catálogo de 1962 Boshier afirmou, neste sentido, que as figuras nas suas pinturas funcionam como símbolos de auto-identificação.
«Representa[m]-me a mim (a nós) como espectador, participante, jogador, ou pequena roda na engrenagem – o ‘nós’ amorfo. A figura ou as figuras são colocadas dentro, contra ou como parte de um fundo, onde são manipuladas dentro de ‘acontecimentos’. Estes acontecimentos refletem sobre o carácter irónico, ambíguo, satírico e instável de situações. As figuras são uma auto-reflexão de uma análise psicológica visual e ambígua.»*
* Citado em British Pop, catálogo de exposição, Bilbao: Museo de Bellas Artes de Bilbao, 2005, p. 404. Tradução do revisor.
MG
Maio de 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 155,5 | cm | com moldura |
Profundidade | 3,5 | cm | com moldura |
Altura | 154,5 | cm | com moldura |
Altura | 153 | cm | tela |
Largura | 153 | cm | tela |
Tipo | Aquisição |
Data | Setembro de 1970 |
A Ilha do Tesouro / Treasure Island |
CAMJAP/FCG |
Curadoria: CAMJAP/FCG |
7 de Fevereiro de 1997 a 4 de Maio de 1997 Todo o espaço expositivo do CAM - pisos 0, 1 e 01, e Galeria de Exposições Temporárias. |
Comissários da exposição: Jorge Molder e Rui Sanches. |
Metamorphosis - British Art of the Sixties: works from the collections of the British Council and the Calouste Gulbenkian Foundation |
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Curadoria: Fleurette P. Karadontis |
26 de Junho de 2005 a 25 de Setembro de 2005 Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Comissários da exposição: Richard Riley, British Council, London, e Ana Vasconcelos e Melo, CAMJAP-FCG, Lisboa. |
100 Obras de Arte Britânica Contemporânea |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
Galeria de exposições temporárias, FCG |
Exposição realizada em Janeiro 1971, na Galeria de exposições temporárias, FCG. |
The Gulbenkian Foundation and British Art |
Tate Britain |
Curadoria: Tate Britain |
1 e 10 de Março de 2006 a Fevereiro de 2007 Londres, Tate Britain |
A exposição fez parte das comemorações dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian que começaram oficialmente a 18 de Julho de 2006. |
Exposição Permanente do CAM |
CAM/FCG |
Curadoria: Jorge Molder |
18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009 Centro de Arte Moderna |
Exposição Permanente entre 18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009. |