- 1973
- Papel
- Tinta-da-china e Aguarela
- Inv. 98DP1727
Eduardo Batarda
She takes chances (…ce soir, 7 heures)
Nesta aguarela, originalmente com o título Electric Night Woman, Eduardo Batarda utilizou pela primeira e única vez alguns tipos de azuis, incluindo lapis lazuli. O título atual resulta da montagem de duas das inscrições que podemos ler na obra. Trata-se de um exemplo do tipo de figuração praticada por Batarda, explorada em aguarela desde cerca de 1970, em que o humor ácido de um universo bas-fond da BD contrasta, voluntariamente, com a morosa minúcia da técnica de execução escolhida. Não há, como na BD convencional, uma leitura compartimentada sequencial, mas uma composição acumulativa que coloca no mesmo plano personagens-tipo dos cartoons infanto-juvenis, aviões de guerra, fatias de bolo (num trocadilho visual com a expressão inglesa «piece of cake», «fácil»), redes expressionistas, imagens sexualmente explícitas e referências políticas e artísticas. As inscrições que parecem legendar algumas figuras ou que pairam isoladamente são, na verdade, acrescentos, por vezes desconcertantes (como a letra da canção francesa Les Baisers), que, embora assumindo uma função pictórica, adicionam níveis de leitura e tornam a pintura num comentário sarcástico à realidade cultural, política e artística e à (im)possibilidade de relação entre elas. O facto de um dos elementos da pintura ser uma carta forjada, pouco legível porque parcialmente coberta (percebemos ser de Leipzig, nessa altura zona RDA), e de as figuras nos cantos superiores estarem emolduradas pela réplica de uma cercadura de selo, levam também a pensar esta pintura (e outras) como um meio intencionalmente destinado a veicular mensagens, ocultas pela multiplicação e associação de referências reais e fictícias colocadas na sua superfície.
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 77,5 | cm | |
Largura | 57 | cm |
Tipo | assinatura |
Texto | Batarda |
Posição | frente, canto inferior esquerdo |
Tipo | data |
Texto | 73/12 |
Posição | frente, canto inferior esquerdo |
Tipo | inscrição |
Texto | «Baiser», «le plus salé / le plus sucré / c’est le plus chouette», «c’est pour ce soir 7h?», «costumes by Rodchenko», «Wh-LICH-[…]», «La Iconografia Cristiana, vol. XI, par Rámon Viesgo, SJ», «Peiking 1927», «Dr. Lucas 1963», «Starch», «a grid», «Auxiliai», «another grid», «Leipzig, 23 mai 949 / Chér[…] / J’aur[…] vo[…]ais le a […] sont ve[…] ce soir qu’elle est […] son […]. Il a […] gueule qui ne me […]uoi. Jamais te[…]miné d’être avec vouss tous […] les te[…] sont dificiles […] ja[…]s? Peut-être ira-t-[…] se […] souviens aussi de Coralicí: […] son […]ux propotin[…] Il y a […] festes […] là! Si dodi[…] rondes comme […]mage. Il y avait […]si Matisse, li[…] bien r[…]clée, […]lle-là! Dans m[…] ça[…] fait un[…] peu […] n’oubliez pas de […] folies […] wood […]ament. Je […] / P.S. G[…]ice à Gabriel / F.», «ce soir 7h», «comes in all colors», «She takes chances», «L’amour fou», «ANTI-AIRCRAFT CAVALRY», «Batarda 73/12» |
Posição | frente, ao longo da mancha |
Tipo | Aquisição |
Data | Fevereiro de 1998 |
Eduardo Batarda: Pinturas, 1965-1998 |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão, 1998 |
Catálogo de exposição |
Eduardo Batarda - Pinturas 1965-1998 |
CAMJAP/FCG |
Curadoria: Alexandre Melo |
3 de Março de 1998 a 10 de Maio de 1998 Galeria do piso 1 do museu do CAMJAP |
Exposição comissariada por Alexandre Melo. |
Eduardo Batarda Fernandes |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
1975-08-01 a 1975-08-31 Galeria de Exposições Temporárias da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa |
Exposição patente na Galeria de Exposições Temporárias da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, em Agosto de 1975, dedicada a Eduardo Batarda, enquanto bolseiro da FCG. |
Portuguese Contemporary Art |
Exposição apresentada em Belgrado, Bucareste, Atenas, Sofia, no ano de 1977. |