- 1909
- Papel
- Tinta-da-china, Grafite e Aguarela
- Inv. DP127
Emmerico Nunes
sem título (O pintor Francis Smith)
O pintor Francis Smith era demasiado tímido para instalar o cavalete na praça pública e aceitar, a seu lado, a presença de basbaques curiosos, escreve Jeanine Warnod em 1972. Pode então aventar-se a hipótese de o companheiro “de armas” e amigo Emmerico Nunes o ter captado nesse exercício doloroso nos primórdios da vida de ambos em Paris. Melhor, a cena ajuda a compreender a razão pela qual Smith viria a substituir definitivamente a pintura ao natural pela escrita quotidiana do desenho, ao qual em seguida dava cor no sossego do seu atelier. A agitação que reina em torno do pintor contrasta com a sua postura introvertida: de pés virados para dentro, envolto num sobretudo, de gola levantada e de chapéu enterrado na cabeça, procura proteger-se contra as investidas constantes que a sua presença naquele lugar suscita. Entre choros, risos, toques de trombeta e correrias, há quem venha remexer-lhe a caixa das tintas, solicitar explicações, fazer comentários e, quiçá, dar-lhe conselhos. O misto de traquinice – no limite da maldade – e de auto-satisfação – no limite da cretinice – que se desprende do público retratado, inscreve Emmerico Nunes na linha de Wilhelm Busch e prefigura a sua instalação na Alemanha bem como a sua longa colaboração como desenhador humorístico na imprensa alemã até à década de 1930.
ILC
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 21 | cm | |
Largura | 25,7 | cm |
Tipo | data |
Texto | Paris 909 |
Posição | c.i.d. |
Tipo | assinatura |
Texto | E. Hartwich Nunes |
Posição | c.i.d. |
Tipo | Aquisição |
Data | Setembro de 1980 |
Inauguração do CAM |
CAM/FCG |
20 de Julho de 1983 Lisboa, Centro de Arte Moderna/ FCG |
Emmerico Hartwich Nunes. Retrato Sensível. Arte e Desenho Humorístico na Imprensa Alemã |
Museu Nogueira da Silva |
Curadoria: Isabel Lopes Cardoso |
17 de Dezembro de 2004 a 26 de Fevereiro de 2005 Museu Nogueira da Silva, Minho |