- 1909
- Papel
- Tinta-da-china e Aguarela
- Inv. DP124
Emmerico Nunes
sem título (O pintor e o modelo)
Ao longo dos cinco anos passados em Paris (1906-1911), Emmerico Nunes experimenta várias linguagens formais e técnicas. No desenho, acaba por forjar rapidamente um estilo próprio e inconfundível que viria a ganhar plena expressão durante a sua estada na Alemanha (1911-1919). O pintor e o modelo pertence a uma série de desenhos executados entre 1906 e 1909, onde a linha leve, rápida, curta e curva que os caracteriza lembra a caligrafia do contemporâneo Raoul Dufy ou o traço das litografias do então recentemente falecido Toulouse Lautrec. Esta linha móbil, que tão bem se enquadra nos temas mundanos tratados (os serões musicais de uma certa burguesia, a elegância feminina dos boulevards parisienses, a atmosfera das partidas de ténis da inglesa Carcavelos do princípio do século), acaba por ceder o passo ao traço firme e quase contínuo que, posteriormente, define a produção humorística do artista, nomeadamente no seio da imprensa alemã.
ILC
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 9 | cm | |
Largura | 14 | cm |
Tipo | data |
Texto | 909 |
Posição | c.i.d. |
Tipo | assinatura |
Texto | E. Hartwich Nunes |
Posição | c.i.d. |
Tipo | Aquisição |
Data | Setembro de 1980 |
Inauguração do CAM |
CAM/FCG |
20 de Julho de 1983 Lisboa, Centro de Arte Moderna/ FCG |
Emmerico Hartwich Nunes. Retrato Sensível. Arte e Desenho Humorístico na Imprensa Alemã |
Museu Nogueira da Silva |
Curadoria: Isabel Lopes Cardoso |
17 de Dezembro de 2004 a 26 de Fevereiro de 2005 Museu Nogueira da Silva, Minho |