- 1908
- Papel
- Tinta-da-china e Aguarela
- Inv. DP125
Emmerico Nunes
sem título
Pertencente à mesma série que O pintor e o modelo, este desenho concentra a sua atenção na sociedade mundana e moderna da capital francesa no princípio do século XX. Sensível ao efeito cómico produzido por aquilo que o artista considera ser uma encenação permanente não raramente desprovida de conteúdo, Emmerico Nunes regala-nos com a sua capacidade de, em poucos traços, comunicar a postura mental das personagens retratadas, tirando o máximo partido dos atributos físicos que as definem individualmente.
O grupo de espectadores da direita lembra plasticamente a célebre caricatura com que, em 1910, participaria na Exposição Livre do Salão Bobone (Lisboa) e introduziria uma primeira inflexão no registo naturalista do panorama artístico português: frente a um quadro naturalista (na realidade, uma caricatura), Domingos Rebelo, Eduardo Viana e Solà atentam ao discurso de Amadeo de Souza-Cardoso. Este estará, provavelmente, a explicar-lhes que é necessário romper com os cânones naturalistas. A postura de Emmerico, em contrapartida, parece mais ambígua. Do ponto de vista formal, ambos os desenhos sugerem a adesão ao discurso de Amadeo. Mas em ambos os casos também, Emmerico não prescinde de apontar o seu quê de risível que comportam as afirmações radicais, sejam elas de que natureza forem.
ILC
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 9 | cm | |
Largura | 14 | cm |
Tipo | assinatura |
Texto | Hartwich Nunes |
Posição | c.i.d. |
Tipo | data |
Texto | Paris 08 |
Posição | c.i.d. |
Tipo | Aquisição |
Data | Setembro de 1980 |
Inauguração do CAM |
CAM/FCG |
20 de Julho de 1983 Lisboa, Centro de Arte Moderna/ FCG |
Emmerico Hartwich Nunes. Retrato Sensível. Arte e Desenho Humorístico na Imprensa Alemã |
Museu Nogueira da Silva |
Curadoria: Isabel Lopes Cardoso |
17 de Dezembro de 2004 a 26 de Fevereiro de 2005 Museu Nogueira da Silva, Minho |