- 1906
- Cartão e Tela
- Óleo
- Inv. 80P1278
Emmerico Nunes
sem título
Esta obra data provavelmente da estada do pintor em Paris (1906-1911). No início do século XX, tanto as margens do Sena como os da Marne, facilmente acessíveis, a pé, de bicicleta ou de comboio, continuavam a oferecer vistas apetecíveis para quem quisesse pintar a natureza.
A poesia desta obra concentra-se toda no tratamento do motivo central, do qual se desprende um estranho gosto oriental, que nos conduz às aulas de Jean Paul Laurens na Académie Julian, frequentadas por Emmerico e por numerosos estudantes japoneses. São por demais evidentes as afinidades existentes entre a obra gráfica que Emmerico desenvolve para a imprensa alemã e os coloridos ou mesmo a composição das estampas japonesas do século XIX que se coleccionavam na capital francesa. Nesta tela, o toque oriental vem-nos de uma série de pequenos elementos que, conjugados, sugerem outras tonalidades ambientais: o amarelo dos chapéus cónicos de base larga, a postura de costas que marca o alheamento do espectador, a linha curva da embarcação, o tratamento simultaneamente fluido e gráfico do lado de cá do plano de água.
ILC
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 34,8 | cm | |
Altura | 26,8 | cm |
Tipo | assinatura |
Texto | Emmerico |
Posição | c.i.d. |
Tipo | legenda |
Texto | "NO RIO MARNE, PRÉS CHARETON PARIS" |
Tipo | assinatura |
Texto | Emmé H. Nunesrico |
Posição | no verso depois da legenda |
Tipo | Aquisição |
Data | Setembro de 1980 |