- Papel
- Litografia
- Inv. GP1975
Júlio Pomar
sem título
O início dos anos 50 é prolífico para Júlio Pomar na prática da gravura, executando, neste mesmo ano de 1951, as primeiras litografias no Atelier Amândio Silva.
Embora tenha a mesma datação de outra gravura da colecção do CAM — Mulheres fugindo ou Sem título —, observamos o quão diferentes são as suas linguagens, o que atesta a permanente curiosidade e vontade de experimentação do artista, mesmo dentro de uma mesma fase da sua produção. Embora seja um meio que jamais abandona, a gravura adquiria especial pertinência nesta fase neo-realista de Pomar, já que a ambição deste movimento de levar a arte até ao povo privilegiava este meio devido à acessibilidade decorrente da sua possibilidade de reprodução técnica.
O que desde logo ressalta nesta litogravura é a opção pela incisão da figura num fundo negro. A imagem parece assim o negativo de uma imagem convencional, em positivo.
Em traços muito finos e num esquema de grande síntese descritiva, Pomar representa uma figura feminina, com o rosto voltado para a direita da composição, com os braços cruzados e em cujas mãos estão poisadas pombas.
Ainda que a gravura assuma a bidimensionalidade do desenho, os contornos delimitam volumes de alusões picassianas, construindo formas simultaneamente angulosas e arredondadas.
Para além das volumetrias assim sugeridas, em aparente contradição com a planura e síntese do desenho, a imagem é animada pelo cruzamento das suas linhas de força: o posicionamento do rosto e do olhar descende do canto superior esquerdo para o campo inferior direito, ao passo que o tronco apresenta uma ligeira torção em sentido contrário; os braços estão cruzados, descrevendo um “x”, e as suas formas mais rectilíneas contrastam com as formas mais curvilíneas das pombas e dos seios da mulher.
A presença feminina em conjugação com a representação esquemática das pombas são elementos que também nos remetem para a obra de Picasso. Com efeito, sendo da autoria de Picasso o poster para o primeiro Congresso pela Paz, realizado em Paris em 1949 — poster no qual figura uma pomba, à qual acrescentará a figura feminina em edições posteriores do dito congresso —, torna-se difícil não encontrar nesta gravura ecos dessa obra, amplamente difundida. Quer se trate de uma efectiva influência ou de um mero acaso.
Luísa Cardoso
Fevereiro 2015
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 65,3 | cm | papel |
Altura | 54,5 | cm | mancha |
Largura | 38,5 | cm | mancha |
Largura | 49,8 | cm | papel |
Tipo | A definir |
Data | A definir |