• 1992
  • Papel Fotográfico
  • Fotografia
  • Inv. 95FE49

John Coplans

Self Portrait: Upside Down, no. 1

No trabalho fotográfico que desenvolve desde a década de 80 John Coplans elegeu o seu próprio corpo como motivo exclusivo de investigação. Neste processo de pesquisa, o corpo é convertido num substrato plástico, a partir do qual o artista desarticula, reorganiza e transfigura o mapa da sua fisicalidade. Coplans desmonta a visão convencional e canónica do corpo humano, atentando poses e enquadramentos irreconhecíveis. Self-Portrait Upside Down No.1 [Auto-retrato Invertido N.º 1] é representativo deste ensaio de uma composição fragmentária, decomposta e irregular da figura humana. Evidencia-se uma reavaliação reflexiva do corpo, sendo este assumido e encenado enquanto matéria abstrata e como potência expressiva.

 

 

CC

 

Maio de 2010

TipoValorUnidadesParte
Altura187cm
Largura78cm
TipoDoação
DataJunho de 1995
Densidade Relativa
Lisboa, CAM/FCG, 2005
ISBN:972-635-169-x
Monografia
John Coplans: autoportraits
Paris, Centre Georges Pompidou, 1995
ISBN:2-85850-769-4
Catálogo de exposição
Head First: Portraits From The Arts Council Collection
London, Arts Council Collection, 1998
ISBN:1-85332-173-7
Catálogo de exposição
Densidade Relativa
Leonor Nazaré
Curadoria: Leonor Nazaré
27 de Outubro de 2005 a 22 de Janeiro de 2006
HALL de entrada e Piso 1 no CAMJAP
12-8-2006 a 26-11-2006
Centro Cultural Emmerico Nunes e Centro das Artes de Sines
A ideia de trabalhar o conceito de densidade das obras começou por surgir com a constatação de que a palavra é muito frequente nos textos de crítica de arte. O mesmo acontece com a palavra intensidade que facilmente se associa à primeira. Rapidamente se percebe que densidade pode ser sinónimo de riqueza ou de impenetrabilidade, quando não se refere mais literalmente à acumulação de elementos no espaço, por oposição ao vazio ou à rarefacção. O pensamento em torno destas variantes conduziu à percepção de que o conceito poderia ser útil no estabelecimento de um contínuo entre a matéria do pensamento e a dos corpos e objectos, neste caso, a das obras de arte.
John Coplans: autoportraits
Musée National d'Art Moderne
Curadoria: Musée National d'Art Moderne
1994 a 1994
Musée National dArt Modern, Centre Georges Pompidou, Paris
Musée National dArt Modern, Centre Georges Pompidou, Paris
Head First: Portraits from the Arts Council Collection
National Touring Exhibitions
Curadoria: National Touring Exhibitions
2009-04-01 a 2009-07-31
Ferens Art Gallery, Kingston upon Hull
1998-01-17 a 1998-02-28
City Gallery, Leicester
1998-06-10 a 1998-09-13
Abbot Hall Art Gallery, Kendal
1998-09-26 a 1998-11-08
Hatton Gallery, University of Newcastle
1999-01-16 a 1999-02-28
Victoria Art Gallery, Bath
1999-03-06 a 1999-04-18
Graves Art Gallery, Sheffield
1998-04-09 a 1998-05-31
City Art Gallery, Southampton
Atualização em 23 janeiro 2015

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.