- 1992
- Papel Fotográfico
- Fotografia
- Inv. 95FE49
John Coplans
Self Portrait: Upside Down, no. 1
No trabalho fotográfico que desenvolve desde a década de 80 John Coplans elegeu o seu próprio corpo como motivo exclusivo de investigação. Neste processo de pesquisa, o corpo é convertido num substrato plástico, a partir do qual o artista desarticula, reorganiza e transfigura o mapa da sua fisicalidade. Coplans desmonta a visão convencional e canónica do corpo humano, atentando poses e enquadramentos irreconhecíveis. Self-Portrait Upside Down No.1 [Auto-retrato Invertido N.º 1] é representativo deste ensaio de uma composição fragmentária, decomposta e irregular da figura humana. Evidencia-se uma reavaliação reflexiva do corpo, sendo este assumido e encenado enquanto matéria abstrata e como potência expressiva.
CC
Maio de 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 187 | cm | |
Largura | 78 | cm |
Tipo | Doação |
Data | Junho de 1995 |
Densidade Relativa |
Lisboa, CAM/FCG, 2005 |
ISBN:972-635-169-x |
Monografia |
John Coplans: autoportraits |
Paris, Centre Georges Pompidou, 1995 |
ISBN:2-85850-769-4 |
Catálogo de exposição |
Head First: Portraits From The Arts Council Collection |
London, Arts Council Collection, 1998 |
ISBN:1-85332-173-7 |
Catálogo de exposição |
Densidade Relativa |
Leonor Nazaré |
Curadoria: Leonor Nazaré |
27 de Outubro de 2005 a 22 de Janeiro de 2006 HALL de entrada e Piso 1 no CAMJAP |
12-8-2006 a 26-11-2006 Centro Cultural Emmerico Nunes e Centro das Artes de Sines |
A ideia de trabalhar o conceito de densidade das obras começou por surgir com a constatação de que a palavra é muito frequente nos textos de crítica de arte. O mesmo acontece com a palavra intensidade que facilmente se associa à primeira. Rapidamente se percebe que densidade pode ser sinónimo de riqueza ou de impenetrabilidade, quando não se refere mais literalmente à acumulação de elementos no espaço, por oposição ao vazio ou à rarefacção. O pensamento em torno destas variantes conduziu à percepção de que o conceito poderia ser útil no estabelecimento de um contínuo entre a matéria do pensamento e a dos corpos e objectos, neste caso, a das obras de arte. |
John Coplans: autoportraits |
Musée National d'Art Moderne |
Curadoria: Musée National d'Art Moderne |
1994 a 1994 Musée National dArt Modern, Centre Georges Pompidou, Paris |
Musée National dArt Modern, Centre Georges Pompidou, Paris |
Head First: Portraits from the Arts Council Collection |
National Touring Exhibitions |
Curadoria: National Touring Exhibitions |
2009-04-01 a 2009-07-31 Ferens Art Gallery, Kingston upon Hull |
1998-01-17 a 1998-02-28 City Gallery, Leicester |
1998-06-10 a 1998-09-13 Abbot Hall Art Gallery, Kendal |
1998-09-26 a 1998-11-08 Hatton Gallery, University of Newcastle |
1999-01-16 a 1999-02-28 Victoria Art Gallery, Bath |
1999-03-06 a 1999-04-18 Graves Art Gallery, Sheffield |
1998-04-09 a 1998-05-31 City Art Gallery, Southampton |