• 1990
  • Papel Fotográfico
  • Fotografia
  • Inv. 95FE48

John Coplans

Self Portrait (Lying Figure, Holding Leg, four panels)

Na série de fotografias da década de 90 a que esta obra pertence, John Coplans persegue a contínua reinvenção e redimensionamento do nu fotográfico, protagonizada pelos seus auto-retratos. Instala-se nesta fase uma perspetiva de análise que remete para a interrupção da forma contínua e unitária do registo do corpo, pesquisando a composição sequencial de fragmentos. O fotográfico abandona a potencial ligação ao registo auto-biográfico para abarcar uma exploração do corpo como campo de experimentação formal, de investigação de formas, planos e ângulos dentro da fisicalidade do corpo. A obra articula igualmente uma nova ordem na representação do corpo, oposta à elevação canónica da arte ocidental, assumindo com acuidade o questionamento sobre a perceção do corpo masculino, envelhecido, na sociedade contemporânea.

 

 

CC

 

Maio de 2010

 

 

Revisto por GV, Julho de 2012

 

TipoValorUnidadesParte
Altura109cm
Largura287cm
TipoAquisição
DataJunho de 1995
Densidade Relativa
Lisboa, CAM/FCG, 2005
ISBN:972-635-169-x
Monografia
Um Auto-Retrato - A Self Portrait
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna, 1992
Catálogo de exposição
Densidade Relativa
Leonor Nazaré
Curadoria: Leonor Nazaré
27 de Outubro de 2005 a 22 de Janeiro de 2006
HALL de entrada e Piso 1 no CAMJAP
12-8-2006 a 26-11-2006
Centro Cultural Emmerico Nunes e Centro das Artes de Sines
A ideia de trabalhar o conceito de densidade das obras começou por surgir com a constatação de que a palavra é muito frequente nos textos de crítica de arte. O mesmo acontece com a palavra intensidade que facilmente se associa à primeira. Rapidamente se percebe que densidade pode ser sinónimo de riqueza ou de impenetrabilidade, quando não se refere mais literalmente à acumulação de elementos no espaço, por oposição ao vazio ou à rarefacção. O pensamento em torno destas variantes conduziu à percepção de que o conceito poderia ser útil no estabelecimento de um contínuo entre a matéria do pensamento e a dos corpos e objectos, neste caso, a das obras de arte.
Um Auto-retrato = Self Portrait: John Coplans.
CAM/FCG
Curadoria: CAM/FCG
1992-09-01 a 1992-11-30
CAM, Lisboa
Atualização em 23 janeiro 2015

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.