- 1990
- Papel Fotográfico
- Fotografia
- Inv. 95FE48
John Coplans
Self Portrait (Lying Figure, Holding Leg, four panels)
Na série de fotografias da década de 90 a que esta obra pertence, John Coplans persegue a contínua reinvenção e redimensionamento do nu fotográfico, protagonizada pelos seus auto-retratos. Instala-se nesta fase uma perspetiva de análise que remete para a interrupção da forma contínua e unitária do registo do corpo, pesquisando a composição sequencial de fragmentos. O fotográfico abandona a potencial ligação ao registo auto-biográfico para abarcar uma exploração do corpo como campo de experimentação formal, de investigação de formas, planos e ângulos dentro da fisicalidade do corpo. A obra articula igualmente uma nova ordem na representação do corpo, oposta à elevação canónica da arte ocidental, assumindo com acuidade o questionamento sobre a perceção do corpo masculino, envelhecido, na sociedade contemporânea.
CC
Maio de 2010
Revisto por GV, Julho de 2012
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 109 | cm | |
Largura | 287 | cm |
Tipo | Aquisição |
Data | Junho de 1995 |
Densidade Relativa |
Lisboa, CAM/FCG, 2005 |
ISBN:972-635-169-x |
Monografia |
Um Auto-Retrato - A Self Portrait |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna, 1992 |
Catálogo de exposição |
Densidade Relativa |
Leonor Nazaré |
Curadoria: Leonor Nazaré |
27 de Outubro de 2005 a 22 de Janeiro de 2006 HALL de entrada e Piso 1 no CAMJAP |
12-8-2006 a 26-11-2006 Centro Cultural Emmerico Nunes e Centro das Artes de Sines |
A ideia de trabalhar o conceito de densidade das obras começou por surgir com a constatação de que a palavra é muito frequente nos textos de crítica de arte. O mesmo acontece com a palavra intensidade que facilmente se associa à primeira. Rapidamente se percebe que densidade pode ser sinónimo de riqueza ou de impenetrabilidade, quando não se refere mais literalmente à acumulação de elementos no espaço, por oposição ao vazio ou à rarefacção. O pensamento em torno destas variantes conduziu à percepção de que o conceito poderia ser útil no estabelecimento de um contínuo entre a matéria do pensamento e a dos corpos e objectos, neste caso, a das obras de arte. |
Um Auto-retrato = Self Portrait: John Coplans. |
CAM/FCG |
Curadoria: CAM/FCG |
1992-09-01 a 1992-11-30 CAM, Lisboa |