- 1999
- Madeira, pão e resina poliéster
- Inv. 00E1037
Miguel Ângelo Rocha
S/ Título
O trabalho escultórico de Miguel Ângelo Rocha, afeto a um período inicial da sua carreira, junta diferentes materiais e elementos naturais ou artificiais, prolongando-se num pensamento relacionado com a assemblage – termo definido nos anos de 1950 por Jean Dubuffet, embora se considere que esta técnica tenha tido origem no cubismo, surrealismo e movimento dada do início do século XX.
Seguindo uma série de trabalhos desenvolvidos em torno do corpo humano, esta obra, que integrou a coleção do CAM em 2000, representa uma parte do corpo humano, um torso ou o próprio tórax – cavidade que contém os pulmões e o coração – tema particularmente conectado com a escultura clássica e trabalhado intensamente pelos escultores contemporâneos.
Constituído por uma estrutura de madeira que foi esvaziada e, posteriormente, preenchida com pães e resina poliéster, este torso esconde os órgãos que o compõem. Causando alguma estranheza, pelos próprios materiais utilizados, Sem Tìtulo, de 1999, perde de certa forma a proximidade ao real, bem como uma relação direta à escultura clássica pela transformação deste fragmento do corpo humano num objeto composto por matéria informe.
PR
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 44,5 | cm | |
Altura | 49 | cm | |
Profundidade | 32 | cm |
Tipo | assinatura |
Texto | M.A.R. |
Posição | verso |
Tipo | data |
Texto | 1999 |
Posição | verso |
Tipo | Aquisição |
Data | Maio de 2000 |
50 Anos de Arte Portuguesa
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007
ISBN:978-972-678-043-4
Catálogo de exposição
50 Anos de Arte Portuguesa |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
6 de Junho de 2007 a 9 de Setembro de 2007 Sede da FCG, Piso 0 e 01 |
Exposição programada pelo Serviço de Belas-Artes e pelo Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian. Comissariado: Raquel Henriques da Silva, Ana Ruivo e Ana Filipa Candeias |