- 1932
- Tela
- Óleo
- Inv. 83P1110
António Soares
Retrato de Maria de Mello Breyner
Nesta obra, António Soares retrata Maria de Mello Breyner numa pose em tudo idêntica à da bailarina russa Natacha, representada num quadro com o mesmo nome em 1928 (Natacha). Embora o pintor opte no retrato de Maria de Mello Breyner por uma tela de dimensões ligeiramente maiores e por trabalhar a óleo, ao invés da têmpera (técnica utilizada no retrato de Natacha), faz uma idêntica abordagem ao assunto. Tal como em Natacha, a figura surge num fundo que foge a uma representação perspética rigorosa, apesar da posição relativa face ao observador ser diferente, numa tomada de vistas a cerca de 45º mais à esquerda. Deste modo, provoca-se a atenção na figura central de uma composição dinamizada pelos objectos representados na parte inferior do quadro, apesar da volumetria do corpo não ser tão perceptível. Recorrendo novamente ao contraste entre a cor do vestido e a pele, o rosto destaca-se na parte superior da tela, enquadrado apenas pela inscrição onde o pintor regista o nome da retratada e a data da obra.
É ainda de notar a estaticidade da pose e o aparente equilíbrio da figura, apesar das fortes diagonais que compõem os objectos presentes na tela e da desadequação entre o naturalismo aparente das figuras e a sua correcção perspéctica. Será esta ambiguidade, de uma inquietação em que a loucura das formas se encontra contida e disciplinada, como defendido por António Ferro, que justifica o Prémio Columbano que lhe é atribuído pelo Secretariado de Propaganda Nacional em 1935.
ASR
Maio de 2010
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Largura | 130 | cm | |
Altura | 180 | cm |
Tipo | título |
Texto | Maria de Mello Breyner |
Posição | Lado esquerdo em cima |
Tipo | data |
Texto | Lisboa Maio de 1932 |
Posição | lado direito em cima |
Tipo | Aquisição |
Data | Janeiro de 1983 |
Equilíbrio e indisciplina: pintura portuguesa dos anos 1930-40, 47 obras da colecção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão |
Lisboa, Portugal, Diário de Notícias, Junho/Julho 2006 |
ISBN:972-9335-93-1 |
Catálogo de exposição |
Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão: Roteiro da colecção |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2004 |
Roteiro |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian/ Heimo Zobernig and the Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation Modern Art Centre; Heimo Zobernig and the Tate Colllection/ Heimo Zobernig e a Colecção da Tate |
Lisboa/ St. Ives, 2009 |
ISBN:978-1-85437-826-2 |
Catálogo de exposição |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
CAM/FCG |
Curadoria: Jürgen Bock |
11 de Fevereiro de 2009 a 31 de Agosto Centro de Arte Moderna |
Exposição realizada em parceria com a Tate St. Ives. Inclui obras da colecção da Tate de St. Ives, do Centro de Arte Moderna e do artista Heimo Zobernig. De 24 de Maio a 31 de Agosto de 2009 estiveram expostas apenas as obras do CAM escolhidas pelo artista. |
Exposição Permanente do CAM |
CAM/FCG |
Curadoria: Jorge Molder |
18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009 Centro de Arte Moderna |
Exposição Permanente entre 18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009. |