Neste desenho, obra mais antiga de José Escada presente na colecção, encontramos uma das marcas fundamentais do seu percurso: a atenção à pureza da linha e ao gesto que a desenha. Esta preocupação é especialmente discernível na forma como se desenvolve o traço prolongado que define o abotoado da camisa portada por Lourdes Castro desde o contorno da gola até à cintura, num desenho que atenta especialmente à definição dos contornos da figura, pista para as investigações subsequentes do pintor, segundo Rui Mário Gonçalves: «Escada dedicou uma grande atenção à linha de contorno, chegando a marcá-la com mais intensidade, em busca de uma grande clareza de método. Já nesse período se revelava um gosto pela utilização de elementos formais justapostos, todos sensivelmente na mesma escala, e que mais tarde, já em Paris, estará presente em pinturas e relevos».
A figura aqui retratada trata-se de Lourdes Castro, personagem de relevo na arte portuguesa da segunda metade do século XX. Esta relação próxima com a artista resultará numa mútua influência, encontrada nas sombras projectadas de Escada em obras como Retrato de Mário Cesariny ou Eu e os Meus Cães.
ASR