- 1963
- Tela
- Óleo
- Inv. PE216
David Hockney
Renaissance Head
Regressado de uma viagem marcante à América, e no ano em que conhece Andy Warhol, David Hockney apresenta Renaissance Head (Cabeça Renascentista), uma subversão imaginativa da iconografia renascentista, com o perfil sob um arco e a paisagem em profundidade pontuada por ciprestes toscanos. Uma evocação artificial e algo sardónica dos retratos executados quatro séculos antes por Piero della Francesca, importantíssimo teórico da perspectiva linear, cujas pinturas de grande rigor e minudência obedeciam a estruturas complexas da matemática e geometria. Hockney recupera a silhueta, mas reagindo ao contexto que a gerou, justificando assim: «era muito bem capaz de desenhar figuras num estilo académico, mas não era o que eu queria fazer na pintura e por isso tive de regressar a algo (…) num estilo oposto, um estilo cru, porque eu gostava da parecença com a arte infantil, que por sua vez se assemelha à arte egípcia, onde tudo é igual.»* Se o discurso lembra o de Henri Matisse, quarenta anos antes, o parentesco confirma-se no aspecto inacabado e negligente da execução, na partilha da mesma exuberância cromática e da repulsa por informação supérflua, e ao substituir a perspectiva por um plano unidimensional onde tudo coexiste, de igual para igual.
A pintura de que della Francesca se tornou símbolo, como exercício científico a partir do desenho, era em tudo contrária ao que o artista inglês pretendia. Adoptou, por isso, o caminho inverso, ao renegar o desenho e exacerbar o colorido, trocando o sistema de elevadas convenções intelectuais por uma apresentação ingénua e infantil, mais apta para chegar ao público moderno e massificado da metrópole. Se outros compunham a partir de maços de tabaco e latas de conserva, Hockney preferiu enfrentar um dos pintores mais sofisticados da tradição ocidental, e um dos seus formatos mais convencionais, o retrato. Uma audaciosa releitura da cabeça renascentista, que deu um novo ícone iconoclasta à Swinging London.**
Afonso Ramos
Maio de 2010
* In Metamorphosis: British Art of the Sixties: Works from the Collections of the British Council and the Calouste Gulbenkian Foundation, Torino, Umberto Allemandi & Co., 2005, p. 65.
** Swinging London é uma expressão usada para descrever Londres durante a segunda metade dos anos 60, devido ao ambiente de euforia cultural vivida com a recuperação económica e moral do país após a Segunda Guerra Mundial.
Tipo | Valor | Unidades | Parte |
Altura | 123,5 | cm | com moldura |
Profundidade | 3,5 | cm | com moldura |
Largura | 124 | cm | com moldura |
Altura | 122 | cm | tela |
Largura | 122 | cm | tela |
Tipo | título |
Texto | Renaissance head |
Posição | verso, trave superior |
Tipo | assinatura |
Texto | David Hockney |
Posição | verso, trave superior, a seguir à data |
Tipo | data |
Texto | 1963 |
Posição | verso, trave superior, a seguir à data |
Tipo | Aquisição |
Data | Setembro de 1970 |
Pop Art: 1956-1968 |
Milão, Silvana Editoriale, 2007 |
Catálogo de exposição |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian/ Heimo Zobernig and the Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation Modern Art Centre; Heimo Zobernig and the Tate Colllection/ Heimo Zobernig e a Colecção da Tate |
Lisboa/ St. Ives, 2009 |
ISBN:978-1-85437-826-2 |
Catálogo de exposição |
Tipo | Etiqueta autocolante |
Texto | Biennale de Paris - Grand Bretagne |
Posição | verso |
Tipo | Etiqueta autocolante |
Texto | Salon d'Automne, Paris |
Posição | verso |
Tipo | Etiqueta autocolante |
Texto | The British Council Collection |
Posição | verso |
Tipo | Etiqueta autocolante |
Texto | Kasmin limited London |
Posição | verso |
Tipo | Etiqueta autocolante |
Texto | Städt Kuntgalerie Bochum |
Posição | verso |
Tipo | Etiqueta autocolante |
Texto | Fine Arts Department the British Council |
Posição | verso |
Tipo | Etiqueta autocolante |
Texto | James Bourlet & Sons ltd. 17218 Nassau Street, Mortmer Street, W1 13-11-64 |
Posição | verso |
Notas | Onde foi feita a moldura? |
A Ilha do Tesouro / Treasure Island |
CAMJAP/FCG |
Curadoria: CAMJAP/FCG |
7 de Fevereiro de 1997 a 4 de Maio de 1997 Todo o espaço expositivo do CAM - pisos 0, 1 e 01, e Galeria de Exposições Temporárias. |
Comissários da exposição: Jorge Molder e Rui Sanches. |
Metamorphosis - British Art of the Sixties: works from the collections of the British Council and the Calouste Gulbenkian Foundation |
Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Curadoria: Fleurette P. Karadontis |
26 de Junho de 2005 a 25 de Setembro de 2005 Basil & Elise Goulandris Foundation - Museum of Contemporary Art |
Comissários da exposição: Richard Riley, British Council, London, e Ana Vasconcelos e Melo, CAMJAP-FCG, Lisboa. |
100 Obras de Arte Britânica Contemporânea |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curadoria: Fundação Calouste Gulbenkian |
Galeria de exposições temporárias, FCG |
Exposição realizada em Janeiro 1971, na Galeria de exposições temporárias, FCG. |
Pop Art: 1956-1968 |
Azienda Speciale Palaexpo |
Curadoria: Walter Guadagnini |
24 de Outubro de 2007 a 27 de Janeiro de 2008 Scuderie del Quirinale, Roma |
Exposição sobre a Pop Art. |
Pop Art: New York, Londra, Parigi, Roma |
Scuderie del Quirinale |
Curadoria: Scuderie del Quirinale |
Outubro de 2007 a Janeiro de 2008 Roma |
A Scuderie del Quirinale em Roma, organizou uma exposição intitulada "Pop Art: New York, Londra, Parigi, Roma". |
The Gulbenkian Foundation and British Art |
Tate Britain |
Curadoria: Tate Britain |
1 e 10 de Março de 2006 a Fevereiro de 2007 Londres, Tate Britain |
A exposição fez parte das comemorações dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian que começaram oficialmente a 18 de Julho de 2006. |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
CAM/FCG |
Curadoria: Jürgen Bock |
11 de Fevereiro de 2009 a 31 de Agosto Centro de Arte Moderna |
Exposição realizada em parceria com a Tate St. Ives. Inclui obras da colecção da Tate de St. Ives, do Centro de Arte Moderna e do artista Heimo Zobernig. De 24 de Maio a 31 de Agosto de 2009 estiveram expostas apenas as obras do CAM escolhidas pelo artista. |
Exposição Permanente do CAM |
CAM/FCG |
Curadoria: Jorge Molder |
18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009 Centro de Arte Moderna |
Exposição Permanente entre 18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009. |